"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Diretoria Regional do Interior de São Paulo não sustentam sentados o que prometem em pé...

por Biaia

O Sr. Luiz Roberto Pagani esteve na cidade de Santa Barbara D´Oeste para homenagear o nadador Cesar Cielo, medalha de ouro, assim que o mesmo retornou do MUNDIAL DE ROMA. Na ocasião o DIRETOR REGIONAL resolveu fazer uma visita no CDD SANTA BARBARA D´OESTE e lá constatou a falta de condição de trabalho, funcionários e a situação precária do prédio.


O Sr. Luiz Roberto Pagani, aparentemente indignado disse que não sabia que a situação do CDD SANTA BARBARA D´OESTE estava tão caótica e que iria resolver pessoalmente o problema. Pediu ao Sr. Rubens, gerente do CDD, que o colocasse a par de todos os problemas daquela UNIDADE, para que as medidas cabíveis fossem tomadas (inclusive passou seu celular pessoal diretamente ao Sr. Rubens evitando assim terceiros nesta questão).


Leia Mais...


O DIRETOR REGIONAL prometeu que estaria contratando carteiros para as vagas apontadas no SISTEMA DE DISTRITAMENTO (SD) e que também estaria desmembrando o CDD SANTA BARBARA D´ OESTE criando um novo CDD na cidade, afirmando que isto ocorreria até dezembro de 2009 (o Sr. Nalin esteve na UNIDADE e disse desconhecer tal mudança e desmembramento). Não preciso nem dizer que as contratações não ocorreram e que a mudança de prédio pelo andar da carruagem também não se concretizará, NE?!

Corre na “RADIO PEÃO” que o Sr. Rubens tomou uma pressão da área de operação (leia-se: Sr. Samuel, Paulo Morales e Nalin) por ter revelado as MAZELAS da UNIDADE diretamente ao DIRETOR REGIONAL, eles entendem que a hierarquia foi quebrada.

Sr. Pagani, os trabalhadores (as) do CDD SANTA BARBARA D´OESTE estão indignados com sua postura, pois não tiveram nenhum retorno por parte desta DIRETORIA na solução dos seus problemas. Sinceramente eu não me espanto com tudo isto, pois é muito comum ver os dirigentes da ECT não sustentarem sentados aquilo que prometem em pé. E o Sr. Luiz Roberto Pagani – Diretor Regional do Interior de São Paulo não fugiu a regra!

Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS

domingo, 29 de novembro de 2009

Xô Pelegada da DR/SPI, começando pelo Sr. Luiz Roberto Pagani - Diretor Regional

ABAIXO UMA MATÉRIA ENVIADA PELOS TRABALHADORES DO CTCE/VALINHOS PARA QUE SEJA PUBLICADA NA SEÇÃO XÔ PELEGO DO SINTECT/CAS, QUE É DEDICADA AO SR. LUIZ ROBERTO PAGANI – DIRETOR REGIONAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO E TODA SUA DIRETORIA. ESTE XÔ PELEGO ESTARÁ NO PROXIMO INFORMATIVO DO SINTECT/CAS MAS ESTE BLOGUEIRO ANTECIPA NESTE BLOG.


Leia Mais...



XÔ PELEGO!!!

P-ECT 2009-2010

PERGUNTAS ELEITAS CRIATIVAMENTE POR TRABALHADORES


1° - PERGUNTA:

No desenvolver das atividades no complexo de encomendas de Campinas, vemos a seguinte situação:
Um trabalhador da indução arduamente coloca objetos na sua rampa no modo automático. (Ou seja, CEP corretamente impresso na caixa ou envelope, digitalmente reconhecido). Seguindo o fluxo normal a encomenda cai na rampa de destino e o trabalhador se depara com a seguinte situação: a rampa está cheia, não possui os seguintes materiais disponíveis, CDL, container, manga. Diante deste dilema, responda como este trabalhador deve resolver esta questão:
A) ( ) Manda uma carta para o Papai Noel pedindo estes materiais.
B) ( ) Reza para que aconteça outro apagão até a hora de terminar o período.
C) ( ) Joga truco com o trabalhador do lado
D) ( ) Pede para que o seu gentil e competente gestor lhe ajude a resolver o seu dilema.
E) ( ) NDA . Papai Noel e gestor competente e gentil não existem.

Esta é a situação dos funcionários do CTE Campinas, que estão sofrendo com esta situação, como já editado nesta coluna (xô pelego), com o titulo de “PREDIO ABANDONADO o caos continua”.

2° - PERGUNTA:


Seja com o Check List CTC/ CTE ou CTE ou a maravilhosa Certificação nos CDD’s, descreva qual a melhor descrição de como fica sua unidade de trabalho:

A) ( ) Seu gestor fica compreensivo, permissivo e tudo funciona neste dias.
B) ( ) Seu gestor fica irritado pois é tudo culpa deste “benditos” colaboradores que não sabem fazer nada direito.
C) ( ) Os trabalhadores fingem que neste dia tudo funciona direito e o gestor acredita que ele é capaz de fazer ficar ainda melhor seu setor, é só cobrar um pouco mais.
D) ( ) Aparecem funcionários, materiais para desenvolver as atividades, as condições de trabalho dão um salto espetacular, porém, como salário, tudo desaparece em dois dias.
E) ( ) NDA. “Manda quem pode, obedece que tem juízo”.

Conclusão
Não é a primeira vez que recorremos a esta coluna (xô pelego) para denunciar as precariedades do cotidiano do efetivo operacional desta empresa, porém não nos calaremos. Sempre iremos denunciar as arbitrariedades que passamos em nossos postos de trabalho. Como citamos na matéria do prédio abandonado, esta situação no CTC/CTE vem se alastrando e como se não fosse possível está ficando pior. Conclamamos a todos os funcionários que denunciem esta situação e pedimos para que algum “Ser Iluminado” da DR/SPI ou de Brasília olhe para a base, pois sem a base o prédio ( EMPRESA) CAI!!

Os trabalhadores de base não aceitarão truculência de gestores despreparados, como é comum acontecer em nossa região do SINTECT-CAS!

Carta ao Papai Noel dos Correios:


Querido Papai Noel, não sabemos se esta será sua primeira cartinha. Somos mais de 110.000 trabalhadores e durante o ano trabalhamos direitinho, não faltamos muito, apesar de estarmos ficando muito doentes com o excesso de serviço. Pedimos ao senhor que atenda nosso pedido; estamos precisando de mais funcionários, materiais de trabalho e condições de trabalho, além de um salário melhor para sermos trabalhadores felizes.

Obs. O senhor poderia trazer um pouco de bom senso para nossos gestores, por favor, para eles compreenderem o que realmente estamos precisando, ok!?...

Assinado: Funcionários dos CORREIOS - (CTCE/VALINHOS).

sábado, 28 de novembro de 2009

DR/SPI tem dificuldade em se comunicar com seus gestores e principalmente com os trabalhadores (as)


Trabalhamos numa Empresa de Comunicação, mas que tem uma grande dificuldade em se comunicar com seus funcionários. Na DR/SPI então nem se fale, no dia 20 de novembro de 2009 a GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA DR/SPI enviou o seguinte e-mail para seus gestores:


Leia Mais...


De: SPI-ASCOM - Caixa Postal
Enviada em: sexta-feira, 20 de novembro de 2009 12:12
Para: SPI-CDDs - Lista de Distribuicao; SPI-Agencias - Lista de Distribuicao; SPI-CEEs-Lista de Distribuicao; SPI-CTOs-Lista de Distribuicao; SPI-REVENs-Lista de Distribuicao; SPI-CTCE-Bauru - Caixa Postal; SPI-CTCE-Ribeirao Preto - Caixa Postal; SPI-CTCE-Sao Jose Rio Preto - Caixa Postal; SPI-CTE-CAMPINAS - Caixa Postal; SPI-CTC-Campinas - Caixa Postal
Cc: Lilian de Andrade
Assunto: Procedimentos para compensação das horas não trabalhadas em razão da greve durante as Negociações Coletivas

Procedimentos para compensação das horas não trabalhadas em razão da Greve durante as Negociações Coletivas

- Considerar as diretrizes aprovadas pela Diretoria da Empresa em REDIR, ou seja, abono dos dias não trabalhados para os empregados que retornaram ao trabalho até o dia 18/09/2009 e compensação dos dias não trabalhados para os empregados que retornaram ao trabalho após o dia 18/09/2009;


- O desconto das horas compensadas de segunda a sábado se dará na proporção de 1 por 1, ou seja, para cada hora trabalhada, será abatida 1 hora do montante de horas devidas;

- O desconto das horas compensadas nos domingos e feriados se dará na proporção de 1 por 2, ou seja, para cada hora trabalhada, serão abatidas 2 horas do montante de horas devidas;

- As horas extras realizadas a título de compensação de greve deverão obrigatoriamente ser informadas no cartão de ponto. No campo” motivo das alterações” informar: “compensação ausências greve dias .... a ..../09/09” ;

- As horas extras também deverão ser lançadas no PGP;

- A Gerec fará o bloqueio desses pagamentos a partir de novembro/09 e no contracheque do empregado constarão um débito e crédito de mesmo valor;

- No caso de desligamento do empregado, deve ser informado na CI de frequência que o empregado tem horas a serem compensadas.

Gerência de Recursos Humanos/DR/SPI


-------------------------------------------------------------------------------------

Primeiro quero dizer que em nenhum momento foi discutido com o SINTECT/CAS estes critérios de compensação das horas da greve, portanto, esta é uma decisão unilateral da DR/SPI. A direção do SINDICATO já esta tomando as medidas cabíveis junto ao seu jurídico, que estará no incio da semana entrando na justiça com uma ação contra a compensação das horas por conta do movimento paredista.

Mas voltando ao fato da falta de comunicação, estive no CDD Vila Resende sexta-feira (27/11/09) e os trabalhadores (as) daquela unidade estavam “P” da vida com a lambança que fizeram na folha de pagamento desta mês, onde foi lançada as horas-extras e depois estornada, ou seja , não pagando as horas-extras trabalhadas e apontadas no cartão de ponto.

Foram questionar o gerente da unidade, Sr. André, que diante dos fatos resolveu ler o comunicado enviado no dia 20/11/09. Perguntado pelos trabalhadores (as) o porquê de não tê-los comunicado antes os critérios de compensação de horas, o Sr. André respondeu: “ que segurou esta informação porque não estava claro os critérios” é BRINCADEIRA um negocio deste?!

Estou citando o CDD Vila Resende como exemplo, mas com certeza isto deve ter acontecido nas demais unidades da DR/SPI. Isto tem sido um problema grave , pois a atual DIRETORIA REGIONAL não consegue se comunicar com seus gestores de forma clara, haja vista a posição do Sr. André , gerente do CDD Vila Resende, que afirma que este comunicado não esta esclarecedor e portanto prefere não informar os trabalhadores (as) da sua unidade.

Mesmo não concordando com o critério de compensação de horas, não consigo ver qual a duvida que o Sr. André teve em entender a nota da DR/SPI. Penso que seja por conta das lambanças generalizadas que esta DIRETORIA vem cometendo desde que assumiu, com informações desencontradas a todo tempo para os seus gestores. A hora-extra é o exemplo disto, ora pode e logo depois não pode.

Esta DIRETORIA desde que assumiu tentam colocar a sua “MARCA”, mas até agora não conseguiram. Ou melhor, conseguiram sim! A “MARCA” registrada desta DIRETORIA é a do "CAOS" completo que esta instalado nos CDDs , CTCEs e Agencias.

E quem sofre são os trabalhadores que ficam reféns de toda esta incompetência

Biaia- Coordenador Geral do SINTECT/CAS

Correios já expedem CPF sem cobrança de taxa

Correios desde ontem pela manhã fazem serviço gratuitamente

A liminar que suspende a cobrança do CPF (Cadastro de Pessoa Física) já é cumprida em Marília. Desde ontem pela manhã os Correios não cobram mais a taxa de R$ 5,50 para alterações ou emissão do documento.


Diário conferiu ‘in loco’ situação. Equipe de reportagem também foi à Caixa Econômica Federal (CEF) e ao Banco do Brasil, outros dois órgãos que recebem solicitações do documento


Leia Mais...


Na Caixa Econômica Federal, atendentes de uma das agências da cidade, informaram que a taxa já não é mais cobrada. Superintendência informa, no entanto, que ainda não foi citada ou intimada da liminar. No Banco do Brasil, documento só é feito às quartas-feiras, por isso, atendentes ainda não sabiam informar sobre a taxa. Para a população, cancelamento da cobrança é considerada muito boa e ajuda, principalmente, os mais carentes. É o que diz o auxiliar de escritório Agnaldo dos Santos, 34 anos. Há menos de duas semanas ele teve de gastar ao fazer alterações no documento.

“Se a gente for ver bem, para quem ganha um salário mínimo, gastar R$ 5,50 com um documento é caro. Não vejo motivos para a cobrança, já que outros documentos são de graça”.

A cobrança das taxas estão suspensas desde a última quinta-feira. Órgãos que desrespeitar decisão devem arcar com multa de R$ 550 por cada CPF cobrado ou que deixou de ser emitido por este motivo.

Fonte: Diário de Marília


Presa quadrilha que planejava assaltar agências dos Correios

PINHEIRO


A polícia desarticulou, no início da madrugada de ontem, em Pinheiro, uma quadrilha formada por três assaltantes de bancos que planejava um ataque à agência dos Correios da cidade de Mirinzal ou Cururupu. Segundo informações da Polícia Federal e da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), que agiram em operação conjunta, o bando tinha a intenção de seqüestrar a família do gerente da agência alvo, e mantê-la em cárcere privado para pressioná-lo a entregar o dinheiro


Leia Mais...


A estratégia da quadrilha, de acordo com a polícia, é denominada “sapatinho”, bastante conhecida no interior do Maranhão. Raimundo Nonato Lopes da Silva, o “Nena”, 32 anos (natural de Santa Luzia do Tide); Valdir Moreira Luiz, o “Borogodó”, 32 anos (Maracaçumé); e Manuel Pinheiro Oliveira, conhecido como “Junior Penga”, 27 anos (Santa Luzia do Paruá), foram presos por volta das 2h da manhã, e até o início da noite de ontem, estavam recolhidos na delegacia de Pinheiro.

De acordo com a polícia, a quadrilha fez investidas nas cidades de Mirinzal e Cururupu, mas não obteve êxito e retornou para Pinheiro. No caminho, ainda realizaram um assalto a um motociclista, que não teve a identidade revelada. Com a quadrilha foram apreendidos dois revólveres, um rifle, munição e veículos utilizados para a ação criminosa. Outros dois homens que deram apoio à quadrilha ainda estão sendo procurados. Edson Pereira da Silva, o “Ceará”, e outro conhecido apenas como “Coelho”, seriam foragidos da Justiça.

O delegado da Polícia Federal, responsável pela Delegacia de Combate aos Crimes contra o Patrimônio, (Delepat), Sandro Jansen de Castro, informou que o grupo preso é dissidente de uma quadrilha de assaltantes que foi presa pela Deic, no último domingo, na cidade de Imperatriz. A prisão da quadrilha contou ainda com apóio da Polícia Federal do Piauí.

Fonte: Jornal Pequeno
p>

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Correios entregam até 1 milhão de encomendas por dia no Natal

Serviço de entregas tem alta de mais de 40% até o final de dezembro. Empresa prepara novidades em logística e sistema de remessas para 2010.


A internet pode ter reduzido o volume cartões natalinos enviados pelos Correios no final de ano, mas o número de remessas tem um aumento de mais de 40% entre o final de novembro e o dia 28 de dezembro. Este ano não vai ser diferente, informa Vanderlei Soares Melo, chefe do departamento comercial dos Correios.


Na prática, o volume de 600 mil encomendas diárias entregues pelo serviço, subirá para 900 mil e pode atingir o pico de 1 milhão de entregas por dia neste final de ano, detalhou o executivo em entrevista ao IDG Now! durante o "Ciclo de Seminários - Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa", promovido nesta quinta-feira (26/11), em São Paulo.

De acordo com Melo, o comércio eletrônico é um dos grandes motivadores deste aumento e os Correios já estão preparados para a demanda. Este ano, o executivo informa que não foi necessário realizar investimentos expressivos em infra-estrutura de logística e tecnologia.


Leia Mais...


Para 2010, a empresa prepara novidades na área de Logística Reversa, lançando um serviço simultâneo, que permite a troca de produtos com defeito ou reparos, por exemplo. Além disso, os Correios migrarão o SIGEP (Sistema de Gerenciamento de Pré-postagens) para uma versão online. "Hoje o sistema é instalado na máquina do cliente. A versão web facilitará bastante a atualização além de promover maior disseminação do serviço", observa Melo.

Disponível há quatro anos para os 25 mil clientes que possuem contrato com os Correios, o SIGEP permite a preparação dos objetos para postagem. Pelo sistema, as empresas podem gerar os documentos de postagem, etiquetas e rótulos padronizados, além de gerenciar os envios através de recursos de banco de dados e rastrear os objetos postados.

Fonte: IDG NOW

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Agência dos Correios é assaltada em Ivoti, no Vale do Sinos

Assaltantes deixaram o local a pé com cerca de R$ 1,4 mil em dinheiro


Por Letícia Barbieri, Vale do Sinos


Dois homens armados invadiram a Agências dos Correios de Ivoti, no Vale do Sinos, e anunciaram o assalto, hoje, por volta das 12h15min.

Com bonés e óculos escuros eles tentaram driblar as câmeras de segurança que terão as imagens analisadas pela polícia.

Não houve feridos. Os assaltantes deixaram a agência a pé com cerca de R$ 1,3 mil em dinheiro.


Informações sobre a dupla podem ser repassadas à polícia pelo número (51) 3235-9013.


Fonte: ZERO HORA

Casal assalta agência dos Correios de Cabedelo, foge a pé e de quebra tomam por assalto carro de funcionário da prefeitura


Os comerciante e transeuntes da Rua Aderbal Piragibe, em Cabedelo passaram por momentos de terror no início da manhã desta quarta-feira (26). Por volta das 08hs. da manhã, quando tudo parecia estar na mais absoluta anormalidade, um casal entrou na agência dos Correios, rendeu o vigilante a anunciou o assalto. Depois de roubar uma quantia ainda não revelada, o casal saiu a pé pela rua dizendo aos transeuntes que quem tentasse impedi-los iria morrer.


Leia Mais...


De acordo com informações de populares a mulher era loira, estatura mediana e seu comparsa eram de cor negra também de estatura mediana que levaram a arma do vigilante e bolsas de um dos clientes e saíram de armas em punho. Ainda de acordo com populares, os dois saíra da agência a pé e ao chegarem nas imediações da Caixa Econômica Federal, mais precisamente em frente à Secretaria de Saúde, tomaram por assalto, um veículo de um funcionário da Secretaria de Saúde que chegava naquele momento para trabalhar.

De acordo com o Capitão Labis, Comandante da 4ª CIA de Polícia, em Cabedelo, todas as saídas da cidade estão fechadas e toda a guarnição da área metropolitana da grande João pessoa já está avisada do caso e à procura dos assaltantes. O Comandante ainda informou que o veículo trata-se de um Fiat UNO de cor branca, com uma mensagem no pára choque traseiro “Deus é Fiel”.

As vítimas foram encaminhadas à delegacia para prestar queixa do assalto e dar depoimento.

Fonte:Soltando o Verbo

Greves em França na Educação e Correios

Os professores do pré-escolar e ensino primário de França realizaram uma greve, terça-feira, 24, contra a extinção de 16 mil postos de trabalho previstos para 2010, de um total de 50 mil em cinco anos.


A greve, organizada pela Federação Nacional da Educação (FSU), pela FERG-CGT e SUD-Education exigiu ainda a revalorização dos salários, a reforma da formação dos professores e o fim dos precários.


No secundário, as principais organizações estudantis juntaram-se à greve em protesto contra a reforma apresentada recentemente pelo governo e contra a diminuição do número de professores.


Nos correios (La Poste) cinco federações, representando 94 por cento dos trabalhadores sindicalizados, convergiram numa jornada de greve e manifestações em todo o país destinada a contestar o projecto de lei que transforma esta empresa pública numa sociedade por ações, medida que constitui o primeiro passo para a privatização.


Os sindicatos, que já têm uma manifestação marcada para o próximo sábado em Paris, anunciam novas paralisações nas próximas duas semanas como forma de pressão sobre os deputados chamados a debater o projecto em 15 de Dezembro.


Na tarde de terça-feira, os sectores em luta realizaram desfiles que se cruzaram nas ruas da capital francesa.


Fonte: Jornal Avante

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sonhos devolvidos

Existe momento mais especial para uma criança do que a hora de escrever a famosa carta para Papai Noel? Milhões de baixinhos do mundo inteiro esperam por esse momento, e no papel deixam registrados todos os sonhos e desejos destinados ao bom velhinho. Mas, uma notícia vinda do Polo Norte pode mudar esse momento mágico.


Este ano, milhares dessas cartinhas enviadas ao Polo Norte, talvez fiquem sem resposta. O motivo é que, desde 1954, os Correios dos Estados Unidos fazem uma grande campanha popular no Polo Norte, uma pequena cidade do Alasca, onde voluntários se reúnem para abrir e responder a milhares de cartas enviadas ao Papai Noel todos os anos. As respostas devem ser seladas do Polo Norte.


Leia Mais...

Funcionários dos Correios disseram que a empresa está endurecendo as regras do programa no país depois que um carteiro de Maryland reconheceu um agressor sexual registrado como voluntário. O funcionário intercedeu antes que o indivíduo pudesse responder a carta de alguma criança, mas os Correios viram o episódio como um susto grande o suficiente para fazer alterações no programa. Moradores do Polo Norte estão indignados com a mudança, e comparam os Correios ao Grinch, personagem que tenta roubar o Natal. O programa de resposta às cartas é uma tradição no principal feriado para a região, onde postes de luz são curvos e listrados como doces e as ruas têm nomes como Papai Noel Lane.

Os voluntários do programa de cartas respondem aos pedidos como duendes e ajudantes do Papai Noel. O prefeito do Polo Norte, Doug Issacson, concorda que o cuidado é necessário para proteger as crianças. Mas ele estranha que o programa no Polo Norte tenha sido afetado pela ação de um agressor sexual na Costa Leste dos Estados Unidos, e considera errado que os moradores só tenham sido avisados da mudança nos últimos dias. “Assim como o Grinch, os Correios não informaram seus pequenos elfos antes do fato”, diz ele. “Eles trabalham nisso há quanto tempo?”

Os Correios começaram a impor restrições aos participantes do programa, em 2006, quando começou a exigir a identificação de todos os voluntários. Mas o incidente envolvendo um agressor sexual em Maryland fez com que adotassem novas mudanças, mesmo que forçando uma agência a suspender a operação em New York e Chicago. A empresa agora proíbe que voluntários tenham acesso aos sobrenomes e endereços das crianças, disse a porta-voz Sue Brennan. Em vez disso, os Correios é que preenchem os dados de carta com códigos computadorizados conhecidos apenas pelos funcionários e deixando a cargo de cada agência se quer manter a proteção às informações.

Fonte: Gazeta News

Exposição


A França na Rota dos Selos - Acervo

De 08/10 a 20/12 - Ter, Qua, Qui, Sex, Sab e Dom
Horário: das 12h às 19h
Gratuito

Centro Cultural dos Correios
R. Visconde de Itaboraí - 20
Centro
Fone: 2503-8770

A exposição reúne peças inéditas da coleção do Museu dos Correios da França, entre selos e postais, e as divide em três temas que refletem na história postal da frança; A representação da República francesa por suas Mariannes, os selos contemporâneo e os artistas que acompanharam suas emissões, e a aventura da Aeropostal.


A mostra integra o Ano da França no Brasil.


Fonte: Terra

Primeira Hora da ECT



CRÉDITOS DE DEZEMBRO — Nos últimos anos, os Correios têm antecipado os créditos do mês de dezembro e em 2009 não será diferente. A segunda parcela do 13º salário será depositada já no próximo dia 1º de dezembro. No dia 11, será a vez do vale-alimentação, refeição e cesta. Logo na sequência, dia 14, serão creditados os valores relativos à complementação do vale extra previsto no Acordo Coletivo. E não para por aí: no dia 21 de dezembro, a empresa fará o depósito antecipado do pagamento do salário de dezembro. Pagar os salários em dia, ou mesmo antecipar o pagamento, como neste caso, é uma demonstração de Respeito às Pessoas, um dos valores no qual a empresa acredita e que pratica no seu dia a dia.


Comentário do blogueiro:


Pagar salários em dia é um dever, uma vez, que os trabalhadores (as) cumprem com as suas obrigações do dia-a-dia, mesmo com a falta de condições de trabalho, prédios precários, excesso de dobras, falta de contratação, excesso de SID (papeletas) e assédio moral. Portanto se realmente a direção da ECT e em especial a DR/SPI respeitam as pessoas, que tal começarem resolvendo estes problemas do dia-a-dia que é ignorado pelos dirigentes desta empresa, mas que se resolvido faria uma grande diferença para os trabalhadores (as). Este é o respeito que certamente todos esperam da direção da ECT, pagar salário em dia não é respeito é obrigação.


Leia Mais...


Outro tema debatido no "Primeira Hora" foi o Banco Postal, vejam:


BANCO POSTAL — Não é novidade que os Correios há muitos anos operam o Banco Postal numa parceria com o Bradesco, atuando como correspondentes na prestação de serviços financeiros em todo o País e contribuindo para a inclusão social. O que talvez muitos não saibam é que os empregados dos Correios que abrem sua conta e escolhem receber seu salário pelo Banco Postal têm muitas vantagens, como isenção de tarifas, taxas de juros de apenas 5,25% no cheque especial, isenção e superdesconto na anuidade do cartão de crédito, além de crédito pessoal e várias modalidades de financiamentos e empréstimos com as menores taxas do mercado. Quando quem trabalha nos Correios abre uma conta no Banco Postal todos ganham. Ganha o empregado, porque tem vantagens que nenhum outro Banco oferece, e ganha a empresa, porque quanto mais clientes, maior a receita e maior o lucro que será distribuído. Procure uma das mais de 6 mil agências dos Correios levando originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. De posse do número da agência e conta, informe à área de recursos humanos que você quer passar a receber seu salário pelo Banco Postal. Não perca mais tempo. Abra ainda hoje sua conta!

Comentário do blogueiro:


Brincadeira esta nota vinda da direção da ECT, uma empresa pública que vive brigando para se manter ESTATAL incentivando seus funcionários a deixarem de ter conta salário num Banco (Brasil) Estatal para ir para um Banco Privado como o Bradesco. Este banco foi uns dos que mais cresceu nestes últimos anos, se vangloriando de estar presentes em todos os municípios. Tudo isto graças aos CORREIOS. Dizer que todos ganham se os trabalhadores (as) migrarem para o Banco (Bradesco) Postal é faltar com a verdade. Por várias vezes tive a oportunidade de ouvir o Ministro Hélio Costa dizer que o contrato com Bradesco não dava lucro e mesmo que dê, os trabalhadores (as) não vêem a cor deste dinheiro, pelo contrario, os atendentes comerciais que hoje operam como agentes bancários são os mais prejudicados com excesso de metas e com os assaltos constantes que tem ocorrido país afora, haja vista as várias matérias postadas neste blog em relação aos assaltos. Digam não ao Banco Postal (Bradesco), vamos fortalecer todas as ESTATAIS e não só os CORREIOS como empresas públicas e de qualidades.



Saudações Sindicais,

Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Assaltante dos Correios morre durante perseguição no MA

Um assaltante foi morto e outro conseguiu fugir após uma ação na cidade de Araguanã, interior do Maranhão.

Eles tentaram assaltar uma agência dos Correios e levaram uma quantia superior a R$ 2 mil.

O bandido sobrevivente se embrenhou no mato após tiroteio com a polícia. Os nomes dos acusados ainda não foram divulgados pela polícia.

Fonte:Correio Braziliense

Carteiros sentem dificuldades

O problema da falta de identificação das vias públicas da cidade é antigo. E a situação se torna mais complicada na região das “Arsos”, informou o coordenador de tratamento e distribuição dos Correios, em Palmas, José Luiz da Cunha Filho.


“A região das “Arsos” é uma das piores para fazer a distribuição de correspondências. Na região Norte de Palmas também existem dificuldade, pois não existe o endereçamento novo e as correspondências, na maioria delas, estão com os novos endereços”.


Ainda de acordo com Luiz, o índice de devolução de correspondências já chegou a 60%. “A mistura do endereço novo com o velho é o principal motivo. Diz ainda que aproximadamente 50% das quadras de Palmas não tem endereçamento”, contou.

Definição


Na opinião do coordenador, a prefeitura deve definir de fato, qual o endereço que deve ser usado, ou novo ou o velho. “Do jeito que está dificulta o trabalho dos correios e de muitas outras pessoas e gera aborrecimentos e transtornos à população de Palmas”, disse.

Fonte:Primeira Hora

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Assaltantes roubam agência dos Correios

TURILÂNDIA

Três homens armados invadiram e saquearam uma agência dos Correios, no início da manhã de ontem, no município de Turilândia, a 160 km de São Luís. Segundo informações do superintendente da Polícia Civil do Interior, delegado Jair Paiva de Lima, o assalto teria acontecido por volta das 8h30.


Outras informações não oficiais indicaram que os assaltantes chegaram a levar da agência uma quantia aproximada de R$ 30 mil. Após a investida, os assaltantes teriam fugido em uma motocicleta e, em seguida, abandonado o veículo minutos depois, para dar prosseguimento na fuga em um carro de cor escura.


Fonte: Jornal Pequeno

Crianças sem resposta do Pai Natal

EUA


Washington, 20 Nov (Lusa) - Bem ou mal comportados, os pequenos norte-americanos não terão este ano uma resposta personalizada do Pai Natal às suas cartas, pois os Correios norte-americanos decidiram que já não vão encaminhar o correio para o Pólo Norte.


Leia Mais...


Desde 1954 que os Correios norte-americanos faziam seguir todos os anos as missivas endereçadas ao "Pai Natal, pólo Norte", para uma localidade do Alasca baptizada North Pole (pólo norte), e milhares de voluntários escreviam pacientemente uma resposta personalizada a cada um.
Mas este ano, a tradição foi interrompida: as autoridades descobriram que um dos voluntários que participou nesta operação o ano passado, um homem que habitava no Maryland (leste)

Fonte:Notícias RTP

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Governo recebe homenagem dos Correios por parceria na campanha ‘Adote uma carta’

O Governo de Sergipe recebeu nesta quarta-feira, 18, uma homenagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) por conta de sua participação na campanha ‘Adote uma carta 2008’. A iniciativa, desenvolvida há 12 anos pela estatal, tem o objetivo de resgatar o espírito natalino nos cidadãos e atender aos pedidos de presentes feitos pelas crianças ao Papai Noel.


A presença do Governo na campanha foi coordenada pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino. Foram enviadas 544 cartas ao Palácio dos Despachos para estimular os servidores a contribuir com a ação. Destas, 508 tiveram os pedidos atendidos. Entre solicitações de notebooks, vídeogames e bicicletas, os profissionais foram surpreendidos com as dezenas de pedidos de material escolar para o próximo ano letivo


Leia Mais...


Para atender ao maior número de cartas, os secretários de Estado e dirigentes de órgãos públicos doaram bicicletas e kits de material escolar. Ao todo, foram entregues 95 bicicletas e 50 kits escolares. As cartas foram colocadas à disposição dos servidores durante uma semana. Os presentes a serem doados foram escolhidos de acordo com a condição financeira de cada funcionário e a entrega do material aos Correios foi feita no final de dezembro do ano passado.

Segundo a assessora do gabinete da primeira dama, Ivaneide Nascimento, a colaboração em 2009 será estendida para todas as demais secretarias e órgãos do Governo. “Pretendemos mobilizar todos os Departamentos de Recursos Humanos para que possam incentivar os servidores da administração estadual a realizar as doações. Cada órgão ficará responsável por um determinado lote de cartas, que serão distribuídas entre os funcionários. É preciso que a população perceba a importância dessa campanha”, destacou.

Reconhecimento

De acordo com o diretor regional dos Correios em Sergipe, José Fernando Jasmin Reis, a participação do Governo no projeto foi fundamental para ampliar o número de crianças atendidas pela instituição. “É graças a parcerias como a firmada com o Estado que conseguimos beneficiar mais cidadãos. Ao adotar uma simples carta, estamos realizando o sonho de muitas crianças”.

Em 2007, a ECT recebeu cerca de 2,9 mil cartas, das quais 1,7 mil foram atendidas. Já no ano passado, quase 12 mil cartas foram encaminhadas aos Correios e mais de cinco mil tiveram os pedidos atendidos. Até esta quarta-feira, já foram encaminhadas cerca de 5 mil correspondências direcionadas ao Papai Noel.

As cartas podem ser enviadas até o dia 5 de dezembro. A partir desta data, a estatal começará a realizar a entrega dos presentes recebidos.Os interessados em adotar uma carta devem comparecer à Agência Central dos Correios, localizada no calçadão da rua Laranjeiras, no centro da capital.

Também foram premiados na solenidade o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese), TV Sergipe, o Jeep Clube de Sergipe, a carateca Mariana Dantas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a agência dos Correios da avenida Francisco Porto.

Fonte: FAXAJU

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bandidos tentam arrombar banco e agência dos Correios em Coronel Barros

Cofre da agência dos Correios contendo apenas documentos foi arrombado pelo grupo de assaltantes
Foto:Roseane Barbian/Especial


Criminosos fugiram sem levar valor em dinheiro


por Pietro Rubin | pietro.rubin@zerohora.com.br


Pelo menos quatro pessoas tentaram furtar na madrugada de hoje a agência do Banrisul e dos Correios em Coronel Barros, no noroeste do Estado. Os criminosos, no entanto, não conseguiram levar dinheiro.

A ação ocorreu por volta das 3h30min, na Rua Imigração, no centro da cidade. Na primeira ação, o grupo quebrou a porta da agência bancária e tentou derrubar uma parede que daria acesso ao cofre. Como percebeu que não conseguiria dinheiro, seguiu para a agência dos Correios.

Os criminosos novamente quebraram a porta da frente. Um cofre foi arrombado, mas nele só havia documentos. Em seguida, eles fugiram em uma caminhonete F-1000 em direção a Eugênio de Castro. Desde a madrugada, a Brigada Militar faz buscas na região atrás dos criminosos


Fonte: Zero Hora


Resto do Post

Polícia de Portugal prende brasileira que chefiava quadrilha de assaltos

Grupo tinha mais três pessoas, todos portugueses, que já tinham realizado outros assaltos.


De Lisboa para a BBC Brasil - A Polícia Judiciária portuguesa prendeu, na segunda-feira, uma brasileira que chefiava uma quadrilha que praticava assaltos a bancos e agências dos Correios. Além dela, o grupo tinha mais três pessoas, todos portugueses e com ficha corrida por assaltos com violência.

Segundo o jornal Correio da Manhã, a mulher trabalhava durante a noite como "stripper de luxo" em Santarém, a 80 quilômetros de Lisboa. Seu namorado, também considerado pela polícia como um dos líderes do grupo, tinha sido integrante da Polícia do Exército portuguesa e usava um crachá falso de membro da Guarda Nacional Republicana, para o caso de haver problemas durante os assaltos.


Leia Mais...


O comunicado da Polícia Judiciária que informa sobre a prisão revela que os outros dois membros da quadrilha eram irmãos e foram presos no início de novembro. Sem dar o nome dos assaltantes, a polícia disse que a brasileira tem 36 anos, o outro líder do grupo tem 34, e os presos no começo deste mês 27 e 21 anos.

Para preparar os assaltos, o grupo roubou um Audi A4 no valor de 20 mil euros (cerca de R$ 51 mil), em julho,.

Poucos dias depois ocorreu o primeiro assalto, numa agência dos Correios.

Um dos membros do grupo ficou no carro, outro na porta para ver se a polícia não aparecia e a brasileira e seu namorado entraram no local armados com uma espingarda de caça e um revólver. Ela era a única que não usava uma máscara.

Seguiram-se mais três assaltos a mais uma agência dos Correios e duas agências bancárias, todos na região de Lisboa. Nesses crimes, foram roubados entre 500 euros (pouco mais de R$ 1,2 mil) e 2.500 euros (cerca de R$ 6,3 mil). Uma característica do grupo era a rapidez - os assaltos duravam no máximo entre um e dois minutos.

Os quatro foram apresentados ao juiz na terça-feira, que determinou que aguardassem o julgamento em prisão preventiva. Até a manhã de quarta-feira, o consulado do Brasil em Lisboa ainda não tinha sido avisado da prisão da brasileira.

Fonte: ESTADAO.COM

Correios entregarão presentes de Natal

Colaboradores da campanha “Papai Noel dos Correios” não precisarão se preocupar com a distribuição dos brinquedos


Por Maíra Soares


Começou ontem e vai até o dia 5 de dezembro a tradicional campanha “Papai Noel dos Correios”, na qual voluntários escolhem cartinhas de crianças carentes endereçadas ao Papai Noel e atendem seus pedidos. A novidade é que neste ano os presentes serão entregues pelos Correios. A iniciativa tem como objetivo preservar a identidade das crianças, o sigilo da correspondência e facilitar o processo de doação.

Outras novidades deste ano são alguns critérios de seleção das cartas enviadas. Somente serão colocadas à disposição da população correspondências de crianças com idade até 10 anos, preferencialmente escritas à mão e que contenham apenas pedidos de brinquedos. Haverá preferência pela cartas de crianças que não foram contempladas em 2008. Não serão aceitas correspondências sem remetente, com endereço incompleto, incorreto ou inexistente.


Leia Mais...


Josiana Targa, gestora do projeto na diretoria São Paulo e Interior dos Correios, explica um pouco mais sobre as mudanças. “O padrinho não terá acesso ao endereço das crianças porque queremos preservar a imagem da criança e o sigilo da correspondência. Essas cartas são endereçadas ao Papai Noel, e sendo os Correios quem vai fazer a entrega, parece mais que é o Papai Noel do que quando o voluntário vai levar”, diz.

No ano passado, a campanha recebeu 8.800 cartas em Bauru. Destas, 3.849 foram adotadas e 4.239 respondidas. A expectativa é que este ano aumente tanto o número de pedidos quanto o de adoções. “Estamos esperando em torno de 10 mil cartinhas e atender uns 50%”, afirma Targa.

As correspondências não escolhidas pelos voluntários serão respondidas pela empresa em nome do Papai Noel. “As (cartas) que não são adotadas recebem uma resposta com uma mensagem carinhosa do Papai Noel para manter a magia e o encantamento do Natal entre as crianças”, explica a gestora.

Daniel Cirilo da Silva, funcionário dos Correios, terá um papel muito especial na campanha e na manutenção da magia do Natal entre os pequ
enos. Ele é o Papai Noel da agência central da empresa em Bauru e receberá as cartas das crianças em uma casinha montada dentro da instituição.

“Sempre ajudei, gosto muito do Natal. Não tem nada melhor do que ver a carinha de contente das crianças. Acho que no fundo a maioria delas ainda acredita no bom velhinho”, diz. Os horários de permanência do Papai Noel na casinha ainda não foram definidos.

As famílias com crianças até 10 anos de idade que tiverem interesse em participar, e se encaixarem na condição socioeconômica condizente com o projeto, devem entregar as cartas nas agências dos Correios ou depositá-las nas caixas de correio distribuídas pela cidade. É necessário endereçá-las ao Papai Noel e indicar o endereço correto.

Os voluntários que quiserem colaborar com a campanha devem comparecer à agência central dos Correios, na Praça Dom Pedro II, 4-55, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. As cartas ficarão disponíveis para adoção até o dia 5 de dezembro e os brinquedos devem ser entregues até o dia 12 do mesmo mês.



O projeto


O projeto “Papai Noel dos Correios” surgiu há muitos anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao bom velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas; outros envolviam também a comunidade.

Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais da empresa. Em 2008, em todo o Brasil, os Correios receberam 1.078.711 cartas, das quais 464.481 foram adotadas e 365.446 respondidas. No Interior de São Paulo, 218.390 cartas endereçadas ao Papai Noel chegaram aos Correios e 61.040 foram adotadas.

Fonte: JCNET

Confiança em cartórios

Fonte: O GLOBO

Os cartórios são a segunda instituição mais confiável para seus usuários e ficam atrás apenas dos CORREIOS, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da Associação dos Notários e Registradores do Brasil. No quesito "confiança e credibilidade", os CORREIOS receberam a nota 8,2, enquanto os cartórios ficaram com 8,1.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Exporta Fácil pode ser solução para aumentar vendas externas

O Brasil sugeriu a representantes das empresas postais de 20 países latino-americanos a formarem uma rede de correios e possibilitar que as pequenas e médias empresas possam exportar produtos nos moldes do Exporta Fácil, criado pelo Ministério das Comunicações e operado pela ECT.


A proposta foi feita pelo presidente da Empresa de Correios e Telégrafos, Carlos Henrique Custódio. “Ninguém no mundo tem uma rede de distribuição igual às das empresas de correios de todos os países. As empresas de correios do mundo são co-irmãs”, disse durante a abertura do Seminário Exportações por Envios Postais, que será encerrado nesta quarta-feira, 18 de novembro.


Leia Mais...


O presidente dos Correios apontou as exportações por envios postais com uma alternativa para pequenos e microempresários enfrentarem a crise. Para Custódio, esses empreendedores podem dar uma contribuição fundamental para o aumento na exportação dos países da América Latina. “Há mercado no mundo para este tipo de exportação e isso pode ser feito com a interação dos correios mundiais”, afirmou.



O Programa Exporta Fácil é uma linha especial de serviços dos Correios e do governo brasileiro destinada especialmente a micro e pequenas empresas que desejam exportar seus produtos com custos mais baixos, facilidade logística e menor burocracia. Atualmente, o serviço leva produtos brasileiros para mais de 200 países e, em dez anos de atuação, ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em exportações.



Para o subsecretário de Serviços Postais do Ministério das Comunicações, Wagner Moreira dos Santos, as exportações pelos correios são uma solução simples, mas que deve ser encarado como um projeto de país. “É necessário ter método e interação com o governo. O nosso objetivo é cooperar para a disseminação do projeto”, disse Moreira dos Santos.



Ele disse que o Exporta Fácil é pioneiro como instrumento de exportação para pequenas e médias empresas, mas que, com o auxílio do governo brasileiro, outros países vêm desenvolvido serviços similares. “O governo do presidente Lula tem buscado de forma fraterna transferir a sua experiência na forma de cooperação técnica”, disse Wagner Moreira dos Santos.



Diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entidade que é uma das financiadoras do projeto de exportação por envios postais, Mauro Marcondes mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos na América Latina e renovou o compromisso do banco com o projeto. “O BID vai continuar investindo nos correios da região para ajudar os micros e pequenos empreendedores”, afirmou.



A diretora-geral da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), Serrana Bassini, destacou a importância de criar oportunidades para as empresas de pequeno e médio porte se inserirem no mercado internacional. “É importante colocar as pequenas e médias empresas numa posição de poderem exportar. Principalmente, nos países da região nos quais este tipo de empresas são maioria”, ponderou.



O seminário discute as iniciativas de implementação de serviços de exportação simplificada, utilizando-se da infra-estrutura de correios, como operador logístico do comércio internacional das micro e pequenas empresas, prossegue nesta terça-feira. Na pauta, o apoio dado pelos organismos internacionais à difusão do programa Exporta Fácil e uma visão geral do projeto no Brasil.

Fonte: MS NOTÍCIAS

Procuram-se papais-noéis

por JULIANA BOECHAT

Projeto dos CORREIOS que incentiva crianças carentes a escreverem cartas pedindo presentes de Natal ganha impulso em Brasília com a adesão de voluntários que investem na solidariedade como valor universal


Juliana Cavalcante de Melo, 2 anos, quer ganhar uma bicicleta de Natal. Por isso, pediu para a sua mãe, Geruilma Cavalcante de Melo, 32, escrever uma carta ao papai-noel. Assim como no ano passado, Geruilma atendeu o desejo da filha. Destinado ao Polo Norte, o envelope foi encaminhado ao Projeto Papai Noel dos CORREIOS. Hoje, o pedido do presente está em um galpão batizado de Casa do Papai Noel à espera de alguém que goste da história da criança e queira dar a ela o tão esperado presente de Natal. Da mesma forma que Juliana, outras 12 mil crianças enviaram os sonhos por escrito ao velhinho simbólico este ano. Cerca de 8 mil cartas foram colocadas para adoção à população do Distrito Federal.


Leia Mais...


Geruilma soube do projeto dos CORREIOS no ano passado pelo irmão, funcionário da empresa. Moradora do P. Sul e desempregada, decidiu correr atrás da oportunidade para dar um Natal melhor às filhas Juliana e Ana Júlia, esta de 6 anos. Poucos meses depois de enviar as duas correspondências, foi chamada ao posto dos CORREIOS de Ceilândia para pegar uma encomenda. Era o triciclo pedido por Juliana. Mas o videogame tão esperado por Ana Julia nunca chegou. Este ano, para evitar problemas, a mãe resolveu pedir o mesmo brinquedo para as duas. "A gente sempre manda na esperança de ganhar o presente. Este projeto é muito legal. Ajuda as famílias que não têm condições de dar um Natal diferente às crianças", destacou.

O servidor público Paulo da Costa Gadelha Filho, 41, participa do projeto como doador há seis anos. "Fui a primeira vez e não parei mais. É gratificante", contou. No primeiro Natal, Paulo atendeu logo cinco cartas. A partir de então, passou a escolher doações para a mãe, o irmão e até os colegas de trabalho. Poucos anos depois, já buscava 50 cartas para distribuir às pessoas mais próximas. A atitude de Paulo foi tão bem-recebida que hoje ele pega 200 cartas para levar ao tribunal onde trabalha. Lá, cada colega escolhe o sonho que quer realizar.

Presentes

Até hoje, Paulo seleciona algumas dessas cartas para ajudar. Ele passa horas na Casa do Papai Noel escolhendo a história com que mais se identifica. Em alguns casos, vai até a casa da criança para entregar o presente pessoalmente. Foi o que aconteceu há três anos, com uma criança da Vila Planalto. Ela havia pedido um fichário e uma árvore de Natal para o pai, que passaria a data sozinho em Brasília. Comovido com a situação, Paulo foi à casa da família. A menina e a mãe haviam viajado. O pai, ao ganhar o presente, ficou emocionado. "Eu já tenho o espírito de ajudar o outro.

Então, além desse trabalho todo fim de ano, faço doações ao longo do ano", disse Paulo.

Desde o último dia 3, as cartas estão à disposição da população. Cerca de 2 mil já circulam pelas ruas e, em alguns casos, pessoas retornam com o presente comprado. A abertura oficial do projeto, no entanto, está marcada para hoje, com decoração característica e festividade natalina. Quem quiser adotar uma criança e realizar um sonho de Natal deve seguir os prazos determinados. Os presentes podem ser entregues até 5 de dezembro, na Casa do Papai Noel - a não ser que o doador queira encontrar pessoalmente a criança escolhida. Para participar do projeto em Brasília, as crianças devem morar em uma localidade carente e escrever, no envelope, o nome e o endereço completo, com um pedido de presente possível. Desde 1994, a empresa desenvolve essa ação social.

Só menores de 12 anos

O projeto existe há mais de 20 anos, tendo sido criado por trabalhadores dos CORREIOS. Crianças que moram em comunidades carentes e têm até 12 anos podem mandar suas cartas, que, independentemente de ser atendidas, recebem uma resposta. São descartadas correspondências sem remetentes ou com endereços repetidos, bem como cartas de adultos e pedidos de medicamentos e aparelhos eletrônicos.
Como participar

Os interessados em adotar uma criança podem ir à Casa do Papai Noel, instalada no prédio dos CORREIOS, no Setor de Garagens Norte, próximo ao Detran. O serviço fica disponível das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos sábados de 28 de novembro e 5 de dezembro, a Casa estará aberta das 9h às 12h.


Fonte: CORREIO BRAZILIENSE - DF