"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Correios entregarão presentes de Natal

Colaboradores da campanha “Papai Noel dos Correios” não precisarão se preocupar com a distribuição dos brinquedos


Por Maíra Soares


Começou ontem e vai até o dia 5 de dezembro a tradicional campanha “Papai Noel dos Correios”, na qual voluntários escolhem cartinhas de crianças carentes endereçadas ao Papai Noel e atendem seus pedidos. A novidade é que neste ano os presentes serão entregues pelos Correios. A iniciativa tem como objetivo preservar a identidade das crianças, o sigilo da correspondência e facilitar o processo de doação.

Outras novidades deste ano são alguns critérios de seleção das cartas enviadas. Somente serão colocadas à disposição da população correspondências de crianças com idade até 10 anos, preferencialmente escritas à mão e que contenham apenas pedidos de brinquedos. Haverá preferência pela cartas de crianças que não foram contempladas em 2008. Não serão aceitas correspondências sem remetente, com endereço incompleto, incorreto ou inexistente.


Leia Mais...


Josiana Targa, gestora do projeto na diretoria São Paulo e Interior dos Correios, explica um pouco mais sobre as mudanças. “O padrinho não terá acesso ao endereço das crianças porque queremos preservar a imagem da criança e o sigilo da correspondência. Essas cartas são endereçadas ao Papai Noel, e sendo os Correios quem vai fazer a entrega, parece mais que é o Papai Noel do que quando o voluntário vai levar”, diz.

No ano passado, a campanha recebeu 8.800 cartas em Bauru. Destas, 3.849 foram adotadas e 4.239 respondidas. A expectativa é que este ano aumente tanto o número de pedidos quanto o de adoções. “Estamos esperando em torno de 10 mil cartinhas e atender uns 50%”, afirma Targa.

As correspondências não escolhidas pelos voluntários serão respondidas pela empresa em nome do Papai Noel. “As (cartas) que não são adotadas recebem uma resposta com uma mensagem carinhosa do Papai Noel para manter a magia e o encantamento do Natal entre as crianças”, explica a gestora.

Daniel Cirilo da Silva, funcionário dos Correios, terá um papel muito especial na campanha e na manutenção da magia do Natal entre os pequ
enos. Ele é o Papai Noel da agência central da empresa em Bauru e receberá as cartas das crianças em uma casinha montada dentro da instituição.

“Sempre ajudei, gosto muito do Natal. Não tem nada melhor do que ver a carinha de contente das crianças. Acho que no fundo a maioria delas ainda acredita no bom velhinho”, diz. Os horários de permanência do Papai Noel na casinha ainda não foram definidos.

As famílias com crianças até 10 anos de idade que tiverem interesse em participar, e se encaixarem na condição socioeconômica condizente com o projeto, devem entregar as cartas nas agências dos Correios ou depositá-las nas caixas de correio distribuídas pela cidade. É necessário endereçá-las ao Papai Noel e indicar o endereço correto.

Os voluntários que quiserem colaborar com a campanha devem comparecer à agência central dos Correios, na Praça Dom Pedro II, 4-55, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. As cartas ficarão disponíveis para adoção até o dia 5 de dezembro e os brinquedos devem ser entregues até o dia 12 do mesmo mês.



O projeto


O projeto “Papai Noel dos Correios” surgiu há muitos anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao bom velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas; outros envolviam também a comunidade.

Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais da empresa. Em 2008, em todo o Brasil, os Correios receberam 1.078.711 cartas, das quais 464.481 foram adotadas e 365.446 respondidas. No Interior de São Paulo, 218.390 cartas endereçadas ao Papai Noel chegaram aos Correios e 61.040 foram adotadas.

Fonte: JCNET

0 comentários:

Postar um comentário