"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Custódio e Bifano se era por falta de até logo, então adeus! Até nunca mais...

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Os trabalhadores (as) ecetistas estão em festa com as demissões de Carlos Henrique Custódio, que ocupava o cargo de Presidente na ECT e Pedro Bifano, que ocupava o cargo de Diretor de Gestão e Pessoas – esta “dupla” juntas, causaram grande prejuízos aos Correios, aos trabalhadores (as) ecetistas e a sociedade brasileira.


Há muito tempo que os trabalhadores (as) já vinham denunciando ao ministério das comunicações e ao governo que esta “dupla” não tinham condições de estar a frente dos Correios – e não fomos ouvidos, precisou que arranhassem a imagem da ECT, colocando a credibilidade da empresa em xeque para que os dois fossem demitidos e mesmo assim com uma certa resistência do governo, que demorou a tomar esta decisão por questões eleitorais.

Custódio e Bifano deixam de herança para quem for assumir a direção da ECT, uma empresa inoperante, que precisa urgentemente ser passada a limpo, resgatando assim a imagem dos CORREIOS como uma EMPRESA PÚBLICA, 100% ESTATAL e de QUALIDADE.

Os ecetistas estão felizes com esta demissão, por tudo que enfrentaram na gestão desta dupla ( se é que podemos chamar a passagem deles pela ECT de “GESTÃO”) – mas sinceramente não sei se temos o que comemorar – digo isto, porque o governo ainda insiste em fazer estas mudanças sem dialogar com os trabalhadores (as). O sucessor de Custódio é do PMDB e também vem de fora da ECT a exemplo do ex-presidente e do diretor demitido – enquanto a ECT continuar sendo moeda de troca de governos, os CORREIOS enfrentará os mesmos problemas criados por Custódio e Bifano, que demonstraram total falta de compromisso com a empresa, trabalhadores (as) e o país.

Independente da troca de comando da ECT, nós trabalhadores (as) ecetistas devemos
ficar em alertas na luta contra a Privatização dos Correios e de qualquer medida que tenha o caráter de mudar o perfil da nossa empresa, como o CORREIOS S/A – lembrando que este projeto não era apenas da “dupla” demitida, e sim, do partido ao qual ambos pertenciam, o PMDB, que continuará no comando dos CORREIOS.

Custódio e Bifano que péssimo que vieram para ECT, mas que bom que se foram...

...se era por falta de até logo, adeuuuuusssss! Até nunca mais!


sábado, 24 de julho de 2010

NÓS TODOS JÁ SABIAMOS, SÓ A DR/SPI QUE NÃO...

Procurador do Trabalho constata que as denuncias de má condições de trabalho na DR/SPI feita pelo SINTECT/CAS são verídicas e cobra soluções


Por Dra. Fabiana Mara Mick Araújo
Advogada do SINTECT/CAS


Em 22/07/2010 fora realizada uma audiência junto ao Ministério Público do Trabalho de Campinas, por conta de um dos Inquéritos Civis que correm em face da ECT, em razão de diversas denúncias feitas pelo SINTECT/CAS sobre a falta de condições de trabalho na empresa. Várias unidades, como já noticiamos, foram fiscalizadas por ordem do Procurador do Trabalho, Dr. Ronaldo de Lira e em todas elas as irregularidades apontadas pelo SINTECT/CAS foram constatadas.

Assim, nessa audiência ficou estabelecido que a ECT terá de dar início imediato na execução de obras e resolução de problemas emergenciais nas unidades da base desse SINTECT/CAS, sendo que o Dr. Procurador deu um prazo de 30 dias para que a empresa apresente os primeiros resultados. Isso é uma medida emergencial, companheiros, e o SINTECT/CAS estará de olho se o trabalho será feito, fiscalizando de perto e tomando todas as providências, relatando ao Dr. Procurador do Trabalho se a ECT está cumprindo o que fora determinado.

Portanto, contamos também com a colaboração de todos os companheiros para que relatem ao Sindicato os problemas de sua unidade, principalmente, nesse primeiro momento, quanto às condições do imóvel onde se encontra instalada a unidade, e a entrega/falta de EPI’s.

Além dessa medida emergencial, ficou determinado que em 90 dias a ECT deverá apresentar uma planilha com prazos para solução das seguintes irregularidades em todas as unidades da Diretoria Regional de São Paulo Interior (810 unidades, espalhadas em 586 Municípios de todo o interior paulista e litoral norte): regularização dos prédios, sanitários e refeitórios (entendendo-se aí também aqueles cuja única solução é a mudança de imóvel); eliminação da jornada britânica (permitindo-se a anotação da jornada de trabalho efetivamente praticada pelo trabalhador); regularização das CIPA’s; treinamento de pessoal para a realização de primeiros socorros e remoção de trabalhadores em caso de emergências médicas; regularização do transporte e descarga de materiais (principalmente dos caminhões, que não pode ser feito no meio da rua); regularização de EPI’s e uniformes; retirada de botijão de gás de dentro das unidades (com instalação apropriada); eliminação do excesso de horas extras; abertura de CAT’s quando necessário, inclusive nas suspeitas de doenças do trabalho; adequação das motocicletas; vistoria do corpo de bombeiros nos prédios e constituição de brigada de incêndio.

A obrigatoriedade da ECT realizar esse trabalho, com encaminhamento de planilha detalhada ao Ministério Público, estabelecendo prazos para a regularização das situações acima apontadas já é uma grande vitória! E estendida para os companheiros de toda a jurisdição desse Ministério Público de Campinas, que significa quase todo o Estado de São Paulo, então, melhor ainda!

Tudo isso significa que o Inquérito Civil contra a ECT está caminhando, que a Justiça está do nosso lado, e esse SINTECT/CAS não descuidará das atitudes da ECT, cobrando a realização das providências determinadas!

Daqui há alguns meses certamente teremos outra audiência para que a ECT preste contas dos prazos que foram estipulados e ela sabe que se não começar a agir em favor da melhoria das condições de trabalho dos ecetistas, com tantas irregularidades que já foram encontradas, pode acabar tendo unidades fechadas por determinação do Ministério Público do Trabalho! O Dr. Procurador do Trabalho chegou a dizer nessa audiência que, pela situação que tem sido relatada nas fiscalizações, tem unidade dos Correios em que os trabalhadores estão vivendo pior do que os cortadores de cana! Isto não pode continuar! E o SINTECT/CAS tomará todas as providências cabíveis!

Comentário do Blogueiro:

Eu, a companheira Maria e o companheiro Américo estivemos nesta audiência junto com a Dra. Fabiana, onde testemunhamos a indignação do Procurador do Trabalho que disse: " que muitas das irregularidades encontrada na ECT, não se vê em muitas firmas de fundo de quintal...".

Ele usou cortadores de cana como exemplo, como citou a advogada do SINTECT/CAS nesta matéria, onde ele disse: " que o Ministério Público tem apertado a fiscalização em cima das Usinas por melhores condições de trabalho, e hoje estes trabalhadores tem refeitorios e banheiros limpos em condições de uso - já nos Correios tem muitos prédios sem condições de uso e que se fosse ver teriam que ser fechados".

Por isto deu o prazo de 30 dias para que o minimo de condições de trabalho, seja feito em carater de urgência e mais 90 dias para que se apresente um cronograma de planejamento para resolver estes problemas em definitivo. Nós do SINTECT/CAS estaremos fiscalizando se o que foi determinado pelo Ministério Público esta sendo cumprindo e contamos com a colaboração de todos (as) os companheiros (as) para que nos ajude a fiscalizar, nos relatando como anda as condições de trabalho nos setores, pois, ninguém melhor que os própros trabalhadores (as) para apontar as más condições de trabalho que estão submetidos no dia-a-dia.

Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS

terça-feira, 13 de julho de 2010

ECETISTAS DE CAMPINAS E REGIÃO ELEGERAM A “CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA” PARA REPRESENTÁ-LOS NO PROXIMO MANDATO (TRIÊNIO 2010/2013)

A CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA junto com a categoria saiu vitoriosa das eleições do SINTECT/CAS. A apuração das 35 urnas teve início por volta das 19hs Do dia 08/07/2010 (quinta feira), e pouco mais de 2hs depois já tínhamos os resultados: 767 votos para a CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA, com 73% dos votos, e 285 para outra chapa, com 26%.

Leia Mais...

A campanha começou no dia 22/06, logo após o termino da inscrição das chapas. De lá para cá, os membros da CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA sofreram diversos ataques por parte da outra chapa. Foram acusados de irresponsabilidade e tiveram vários diretores caluniados, as insinuações fazem parte de um método degenerado da outra chapa. Os trabalhadores ecetistas de Campinas e Região, contudo, não caíram no discurso apelativo desse grupo. Escolheram, com consciência a CHAPA 1, a chapa do trabalhador. Essas eleições demonstraram o acerto de nossa ação no movimento sindical em manter a independência da classe trabalhadora.

A categoria não teve duvidas, e nos dias 7 e 8 de julho de 2010 a resposta veio a altura, com 73% dos votos , a CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA mantém o compromisso de seguir com um sindicato autônomo, soberano, independente da empresa, do governo e dos partidos políticos. O compromisso de lutar por um Correio Público de Qualidade e 100% Estatal, contra o projeto do Correio S/A e de qualquer tentativa de privatização.

Desde o inicio a CHAPA 1 se manteve firme, sempre apresentando suas propostas e levando até o trabalhador o compromisso firmado já em 2007, reafirmado agora em 2010. A CHAPA 1, sempre ágil com postura e coerência, diferente da outra chapa, que inscreveu companheiros sem que, ao menos, esses soubessem que eram candidatos, ou seja, enganaram os trabalhadores.

Na assembléia do dia 30/06, para a constituição da comissão eleitoral, onde a CHAPA 1 – MATER A INDEPENDÊNCIA teve 101 votos, dos 103 trabalhadores presentes no Sindicato do Metalúrgicos de Campinas - já ficava claro que a categoria não iria entregar a direção do SINTECT/CAS nas mãos de aventureiros, que disputam o SINDICATO no intuito de jogá-lo no colo de partidos políticos. Isso se consolidou nos dia 7 e 8 de julho, onde a categoria ecetista expressou sua vontade nas urnas. A exemplo da votação da assembléia a eleição foi um massacre - onde 73% dos votos foram para CHAPA 1, mostrando que a categoria não é simplesmente um bando de gado marcado como a outra chapa insinuou no seu material de campanha, desrespeitando aqueles que estiveram presentes na assembléia votando na proposta da CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA - são trabalhadores e trabalhadoras conscientes do seu papel na vida do SINTECT/CAS e expressaram sua opinião no voto, depois de ouvirem a apresentação das duas chapas.

Agora a tarefa é ampliar o trabalho de organização da luta a partir dos locais de trabalho, lutar contra o acordo bianual, contra os Correios S/A, por um Correio Público de Qualidade e 100% Estatal, com contratações imediatas através de concursos públicos. A classe respondeu que contra a exploração do capital o caminho é a luta, e é por este caminho que todos os membros eleitos da CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA irá se pautar pelos próximos 3 anos.

AGRADECIMENTOS
Os membros eleitos da CHAPA 1 – MANTER A INDEPENDÊNCIA agradece a todos os ecetistas de Campinas e Região que nos apoiaram nesta eleição. Agradecemos o apoio das entidades sindicais de Correios como: SINTECT/CE, SINTEC/PB, SINTECT/SJO, SINTECT/PR e SINTECT/GO, também nos apoiaram entidades de outra categoria, como: Sindicato dos Metalurgicos de Campinas e Região, Sindicato dos Metalurgicos de Limeira e Região, Sindicato dos Metalurgicos da Baixada Santista, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campinas, Sapateiros de Franca, Radialistas do Estado de São Paulo, SINDSPREV – Regional de Campinas, INTERSINDICAL – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora

ERRATA
No nosso material de campanha divulgamos o apoio do SINTECT/VP, queremos registrar que a entidade citada não nos apoiou, embora o SINTECT/CAS tenha apoiado estes companheiros em suas eleições.