"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

terça-feira, 27 de março de 2012

Reflexão: Os dois lados de uma mesma moeda

por Rogerio Ubine
Dirigente da FENTECT


Este debate sobre a participação de chefes na organização dos trabalhadores hoje é um debate central nos Correios. Nos últimos anos assistimos muitos militantes sindicais utilizarem os sindicatos para chegarem a cargos de direção na ECT. Ésta prática do meu ponto de vista é um verdadeiro desastre. Não que eu ache que a pessoa tenha que ser dirigente sindical a vida toda por obrigação, porque pra mim sindicalismo é vocação e não obrigação.

Mas utilizar dos sindicatos para fazer trampolim isto não concordo. No Brasil inteiro assistimos esta prática, que disseminou e criou uma nova cultura que é ir para o sindicato para depois se dar bem na empresa.

Isto definitivamente não é sindicalismo, não passa de um oportunismo barato. Temos que combater isto. Penso que quem quer cargo na empresa deve não disputar e continuar no sindicalismo. Saia e dá lugar pra outro.

O fato que assistimos agora em Campinas é o inverso da moeda. Mas digo da mesma moeda, na medida em que os chefes de campinas se organizaram para tomar de assalto a assembléia de campinas, através do que se chama núcleo petista de campinas. Cabe registrar que organizamos em Ribeirão Preto na década de 90 um núcleo de trabalhadores petistas, que lutavam contra o neoliberalismo e suas políticas de subserviência com o FMI, adotando políticas privatistas nos correios. Nossa tarefa era organizar os trabalhadores de base para uma ação social na transformação da sociedade capitalista e sua superação.

O que se vee em Campinas não é nem de perto o que tínhamos na década de 90. O que se vee em campinas é uma organização calçada no poder das chefias como objetivo de ocupar e ampliar espaço na gestão da ECT. Legítimo se parasse por ai.

O fato de se condenar é utilizar uma organização de cunho da gestão para disputar espaço em uma entidade da classe trabalhadora como o sindicato. Cabe lembrar que as assembléias que estamos nos referindo terão a tarefa de além de organizar a campanha salarial, escolher quem negocia bem como a nova direção da FENTECT.

Como os chefes podem escolher nossa pauta, nossos negociadores e nossa direção do movimento?

Da mesma forma que condeno a ocupação de espaço por sindicalistas em gestão, também condeno a interferência de chefes, petistas ou não, nas entidades sindicais. Isto não quer dizer que não devemos levar os anseios de setores dos chefes legítimos para a pauta e negociação. Mas não podemos de forma alguma admitir a interferência nas organizações dos trabalhadores. Quero me solidarizar com o os companheiros de campinas. Quero chamar os trabalhadores à reflexão. E minha frase é a seguinte: ADO, AADO, CADA UM NO SEU QUADRADO!

Não a interferência de sindicalistas na indicação de chefe, não a interferência de chefe na organização dos trabalhadores.

Comentário do blogueiro: Este comentário foi extraído do facebook, sobre o tema do post anterior que trata do assunto acerca dos ex-sindicalistas que ocupam a gestão na ECT mas querem continuar com um pé no movimento sindical

0 comentários:

Postar um comentário