"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sábado, 22 de outubro de 2011

Quem oprime a mando de alguém, é tão culpado quanto quem mandou oprimir

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS


Como publiquei no post anterior, o SINTECT/CAS encaminhou na terça-feira (18) um oficio para ECT, questionando o DIRETOR REGIONAL que informassem a esta entidade em CARATER DE URGÊNCIA, qual o critério que seria usado pela empresa, para respeitar o folga semanal dos ecetistas que estão executando jornada compensatória, sobre os dias de paralisações do movimento paredista da categoria. (clique aqui, para ler o oficio)

E ontem obtivemos a resposta da DR/SPI através da CARTA 0265/2011 – ASGET/DR/SPI, assinada pelo Assessor de Gestão das Relações Sindicais e do Trabalho, Sr. Nilson Rodrigues dos Santos, ex-sindicalista do Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios do Paraná, onde ocupou o cargo de Secretário Geral daquela entidade até o meio deste ano. Transcrevo abaixo o teor do documento:

Carta 0265/2011 – ASGET/DR/SPI

Bauru, 21 de outubro de 2011

Ao
SINTECT/CAS
Avenida Francisco Glicério, 2265
Centro
13023-101 – Campinas –SP

Prezado Senhores,

Reportando a CT/SINTECT/CAS – 0141/2011, informamos que conforme decisão do Tribunal Superior do Trabalho – TST – Proferida no acórdão TST-DC-6535.37.2011.5.00.000, haverá convocação dos empregados que participaram do movimento paredista e com dias a compensar para os dias 22/10/2011 (sábado) e 23/10/2011 (domingo), em função da necessidade de colocação em dia do serviço acumulado no período do movimento.

Atenciosamente

Nilson Rodrigues dos Santos
Assessor de Gestão das Relações Sindicais e do Trabalho


Vejam bem que o documento não responde o questionamento desta entidade, no que diz respeito à folga semanal dos ecetistas que estão trabalhando direto desde retorno da greve. Diante disto o SINTECT/CAS enviou outro oficio reiterando o questionamento de como será os critérios da folga semanal do trabalhador que esta compensando os dias do movimento paredista nos sábados e domingos. Neste sentido mantemos a orientação para que os ecetistas descansem neste domingo (23).

Que a direção da ECT esteja com este revanchismo todo, não me causa nenhuma estranheza, mas fico pensando o que leva um ex-dirigente sindical que até ontem defendia os trabalhadores, se prestar a este papel que o Sr. Nilson esta fazendo aqui na DR/SPI. Lembrando que ele dirigiu uns dos Sindicatos que mais se contrapôs aos ataques da empresa e mais questionou sindicalistas que estavam no movimento sindical atrás de cargo.

Então encaminhei um e-mail a ele fazendo e aguardo resposta, segue abaixo a transcrição dos questionamentos e espero que desta vez o Sr. Nilson responda.


De:Biaia (SINTECT/CAS)
Para: nrsantos@correios.com.br
Assunto: CARTA 0265/2011 - ASGET/DR/SPI - CONTRA OS TRABALHADORES
Data: 21/10/2011 20:08


Nilson, boa noite!

Cá entre nós, quanto a resposta vindo da DR/SPI na CARTA 0265/2011 - ASGET/DR/SPI, assinada por você, é uma afronta aos direitos dos trabalhadores. É desumano! É repugnante!

Duas perguntas pra ti:

1º Pergunta: Você aceitaria tudo isto que a empresa esta fazendo hoje com os grevistas, na condição de Secretário Geral do Sindicato dos Trab. em Correios no Estado do Parana?

2º Pergunta: Valeu a pena passar para o outro lado, não podendo ajudar o coletivo, resolvendo apenas a sua vida?

Cara, você sempre foi umas das pessoas que adimirei no "MOVIMENTO SINDICAL" e lendo a CARTA 0265/2011 - ASGET/DR/SPI ignorando o descanso semanal do trabalhador, afetando assim sua saúde, me deu um nó na garganta e um aperto no coração. Não que eu achasse que a ECT fosse agir diferente, mas pelo fato de ver aqueles que até ontem estavam do nosso lado, assinando estes tipos de documento que ataca a classe trabalhadora.

Sempre ouvi no movimento sindical, que os trabalhadores tinham que ocupar os espaços de poder na empresa. Nestes 8 anos do governo LULA e nos 10 meses do governo DILMA, sindicalistas fizeram de tudo para ocupar este espaço. E me pergunto, para quê? Desculpe-me esta 3º pergunta, eu disse que faria só duas. Mas esta pergunta não me sai da cabeça.

Todos, sem nenhuma excessão, nada fizeram na defesa dos trabalhadores que travaram 1 mês de greve ,por melhores condições de trabalho, contratações e contra a privatização da ECT.

Vimos nesta greve ex-sindicalistas de fora da nossa categoria, como o Sr. Paulo Bernardo e Wagner Pinheiro cometerem vários ataque aos ecetistas e as suas entidades de classe.

Pior, Paulo Bernardo e Wagner Pinheiro, ainda ressentidos com a greve continuam alimentando o clima hostil que tiveram durante todo o movimento paredista. São e estes dois que vocês ex-sindicalistas da categoria de Correios se reportam hoje. Ai vem a 4º pergunta, me desculpe mas é mais forte que eu, você consegue deitar sua cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente? Putz! uma pergunta chama a outra, então lá vai a 5º pergunta: você não sonha ou tem pesadelos com os carteiros, atendentes, ott e demais trabalhadores dos Correios, do estado do Parana que confiaram em você? Onde muitos aprenderam contigo, que somente a luta muda a vida - e hoje estão sendo atacados com estas mesmas ordem que você esta assinando aqui na DR/SPI.

Nilson, já que vocês ex-sindicalistas optaram irem para empresa, que não seja apenas no intuito de resolverem as suas vidas particulares, lembrem-se que se ocupam hoje cargos na empresa, foi graças a um coletivo que te colocou como presidente de uns dos sindicatos mais bem conceituados do país e que por consequencia disto te fez chegar a Fderação. Digo isto, porque a DR/SPI esta um "CAOS" no que diz respeito a relacionamento, onde os gestores estão assediando os trabalhadores por conta da greve. Você mais do que ninguém sabe do que estou falando. Então Camarada, a hora é esta! Provem que os trabalhadores tem sim que ocupar os espaços dentro da ECT, para defenderem a sua categoria. O Diretor Regional é oriundo do MOVIMENTO SINDICAL e do PT, Paulo Bolinha e você também, mas infelizmente não estamos vendo nenhuma atitude por parte de vocês para defenderem os trabalhadores de todos os ataques que vem sofrendo, pelo contrário, descem o chicote fielmente conforme a ordem dos feitores Paulo Bernardo e Wagner Pinheiro.

6º pergunta e ultima prometo: do que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria vida?!

Confesso a você que às vezes perco o meu sono, diante do brutal ataque que a categoria que eu represento esta sofrendo, o que me conforta é saber que com tudo isto, os trabalhadores depositam sua confiança em mim como parte do seu instrumento de luta para barrar estes ataques. Peço a Deus que me ilumine para que a ambição não tome conta do meu coração. Não desejo este tormento em minha vida, de ganhar o mundo todo e perder a minha própria vida - de perder a minha identidade - pois é assim que vejo o cara que assina a CARTA 0265/2011 - ASGET/DR/SPI, um homem que do lado de cá desta trincheira tinha muito valor, mas que ao passar do lado de lá da trincheira virou apenas mais um a atacar os trabalhadores. De verdade, não quero isto na minha biografia!

Nilson, se você ainda não perdeu toda a sua identidade e se te incomoda tudo que você tem assistido ai do "canto seguro" que se encontra neste momento, ajude os trabalhadores ecetistas do interior de São Paulo, pois eles estão sendos massacrados. Quanto a mim, seguirei do lado de cá da trincheira, armado com meu estelingue e pedras, lutando contra a artilharia pesada da empresa e do governo federal - mesmo com toda esta artilharia pesada - tiveram que recorrer ao TST para acabar com a nossa batalha. A Luta continua, outras batalhas virão, e que Deus me de força de continuar seguindo em frente, até a vitória!

Luis Aparecido de Moraes
Coordenador Geral do SINTECT/CAS
biaia.sintectcas@uol.com.br

Deixo estes questionamentos para os demais ex-sindicalistas que também estão se sujeitando, a fazerem papel de “CAPITÃO DO MATO”, ajudando a direção da ECT perseguirem aqueles que um dia chamaram de companheiros, tudo isto, para manterem os tostões a mais em seus contracheques no final do mês.

Sei que o verdadeiro mandante de todos estes ataques não é o Sr. Nilson e dos demais ex-sindicalista, o verdadeiro mandante é o governo nas pessoas de Paulo Bernardo e Wagner Pinheiro que estão massacrando os trabalhadores em retaliação a greve.

A culpa do Sr. Nilson Rodrigues dos Santos, do Diretor Regional, Joseph de Faro Valença que também é oriundo do movimento sindical e dos demais ex-sindicalistas que ocupam cargo na empresa é da OMISSÃO e COVARDIA de não sair em defesa dos ecetistas que estão sendo atacados por dois FORASTEIROS de fora da nossa empresa. Dignidade não tem preço, mas estes pelo jeito encontraram o preço deles, pois assistem os ataques aos trabalhadores calados e passivos, e algumas vezes levantando as próprias mãos para chicotear ex-companheiros a mando dos seus feitores. Sendo assim, são tão culpados ou mais, do que o seus mandantes.

Quanto aos trabalhadores não resta outra saída senão a de reorganizar o movimento sindical, para podermos fazer frente aos ataques e assédio moral que a direção da ECT vem fazendo no pós greve.

Claro que os Sindicatos devem e tomarão as medidas jurídicas cabiveis, mas o problema que estamos enfrentando neste momento é de ordem política, de um governo e da direção da ECT que tentaram colocar cabresto nos ecetistas e não conseguiram, isto antes e durante a greve - e agora - continuam tentando no pós greve.

Um comentário:

  1. A nossa categoria foi enganada pelo governo ,Lula e Dilma, que vieram com carinha de defensores da categoria prometendo mundos e fundos,dizendo que não iam privatizar a ECT e que iamos ser valorizados e quando menos esperavamos o Lula abre um edital para a modernização da ECT e apoia o GTI no qual Dilma estava participando, para privatizar os Correios.Eu,modesta parte estou muito decepcionado com o PT não faço mais campanha para eles,e quero mais que os trairas que pegaram cargo na ECT caiam! PT nunca mais estou fazendo campanha contra este partido de traidores!Usaram e abusaram da nossa categoria,trairam nossa causa e se não fizessemos greves,hoje estariamos ganhando menos que um salario minimo,então que me perdoem os petitas,PT nunca mais pelo menos estavamos sabendo quem eram os nossos inimigos,agora levamos fogo amigo e mortal!Dilma deu ordem de pegar muito pesado com nossa categoria! O Lula chamou-nos de covardes naquela greve e a Dilma nomeu-o um boçal que nos chamou de vagabundos,dizendo que grevista estava de férias,então quero mais que o PT,se afunde nas esferas estaduais,municipais,federais! Fique igual ao PSDB sem representação!A casa caiu e agora a categoria acordou e viu que o PT só é bom na oposição!

    ResponderExcluir