"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

domingo, 23 de outubro de 2011

Governo é governo! Sindicato é sindicato! Cada um no seu papel mantendo sua independência.

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS

Para aqueles que impuseram goela abaixo dos trabalhadores o acordo bianual - para ajudar o atual governo a ganhar a eleição presidencial de 2010 - fica ai recado do ministro das comunicações, Paulo Bernardo (PT) em entrevista ao G1 no dia 20/10/2011: “Eu não estou hoje no papel do sindicato, não posso ajudar o sindicato”.

No entanto vários sindicalistas da categoria e a própria FENTECT ajudaram este governo que esta ai, colocando em muitos momentos o interesse do Partido dos Trabalhadores acima do interesse da categoria, como no exemplo citado acima, do acordo bianual fechado no ano de 2009.

O ministro Paulo Bernardo (PT) afirma ainda nesta entrevista que a: “... nova política do governo de descontar dos servidores os dias parados, segundo ele é absolutamente correta.” Vejam bem, o próprio governo assume que trata-se de uma "nova política" – neste ponto o ministro esta sendo verdadeiro – pois nem o PSDB de Fernando Henrique Cardoso ousou tanto!

Paulo Bernardo (PT) encerra a entrevista reafirmando o seu recado: “Pois então, bem-vindos a essa novidade. Eu acho que se você não trabalhar nós vamos ter que descontar o seu dia.”

Bom, como o ex-sindicalista Paulo Bernardo (PT) mesmo diz, ele não se encontra mais no papel de sindicalista – hoje ele é governo e nosso patrão – chegou à hora do movimento sindical desempenhar o seu papel, deixar de ser “GOVERNISTA” e defender a categoria, que em muitos momentos tiveram seus interesses contrários aos interesses do governo.

É hora da FENTECT e de alguns Sindicatos cortarem o "cordão umbilical", que de forma equivocada criaram com a direção da ECT, fazendo da nossa Federação ante-sala da empresa.

Esta relação tão próxima, colocou em xeque a credibilidade da FENTECT e dos SINDICATOS que hoje são visto com desconfiança pelos trabalhadores - que não suportam mais - verem seus dirigentes sindicais assumindo cargos na empresa, logo após alguma negociação, que trate de assuntos coletivos e relevantes a vida dos trabalhadores na empresa.

Só existe uma maneira de derrotarmos este governo, que já assumiu publicamente que daqui para frente o chicote vai estalar – é mantendo a independência – do Governo, da ECT e dos Partidos Políticos. O interesse dos trabalhadores tem que estar em primeiro lugar, sempre!

Veja abaixo a matéria da entrevista na integra:

Sindicatos erraram na greve dos Correios, diz Paulo Bernardo
Em entrevista ao G1, ministro defendeu corte de dias parados.

Não posso ajudar o sindicato', disse Bernardo, que é ex-sindicalista.

Fábio Amato
Do G1, em Brasília
Atualizado em 20/10/2011 18h02

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que os sindicatos de servidores dos Correios erraram na estratégia de greve ao permitir que o dissídio fosse julgado pelo Superior Tribunal do Trabalho (TST).

“Acho que eles [sindicatos] erraram. Os sindicatos claramente estavam divididos, tinha muita disputa interna”, disse Bernardo sobre o resultado da greve, que durou quase um mês e terminou na semana passada após decisão do TST.

“Eles não conseguiram se colocar de acordo para dizer para as assembleias: ‘olha, essa proposta é boa, vamos aceitar’. Podia ter sido melhor.”

A greve se arrastou principalmente por conta da decisão da direção dos Correios, defendida pelo governo federal, de descontar parte dos dias parados, o que não foi aceito pelos trabalhadores.

Bem-vindos à novidade

Bernardo, que é ex-sindicalista, e o governo receberam críticas do movimento sindical pela condução das negociações com os grevistas dos Correios, considerada dura, e que se repetiu na greve dos bancários.

“Quando eu era sindicalista, fazia greve e tinha que enfrentar as consequências da greve. Eu não estou hoje no papel do sindicato, não posso ajudar o sindicato. Pelo contrário, eu tenho que negociar com eles e tentar resolver o problema da greve. Foi o que nós fizemos”, disse.

O ministro defendeu a nova política do governo de descontar dos servidores os dias parados, que segundo ele é “absolutamente correta.”

“Eles [sindicatos] falam isso: ‘ah, não acontecia, ninguém costumava [descontar os dias parados].Pois então, bem-vindos a essa novidade. Eu acho que se você não trabalhar nós vamos ter que descontar o seu dia.

2 comentários:

  1. uma hora esse pôder chega ao fim,nós trabalhadores somos fortes,chegou a hora de dá um basta nesse governo de traidores a resposta a gente dá é nas urnas, 2014 vem ai, pt nunca mais leva meu voto,pode ser o lula,a casa deles vai cair,e nós sairemos vitoriosos.

    ResponderExcluir
  2. Por favor precisamos divulgar. Obrigado

    Abaixo-assinado Para continuação do julgamento do RE 589.998 contra demissão imotivada de funcionário público de todo Brasil.

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=demissao

    ResponderExcluir