"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MPT medeia negociação para acabar com a greve dos Correios

Fonte: Portal do Ministério Publico do Trabalho

Brasília (DF) - O Ministério Público do Trabalho mediou a negociação entre os representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) e a diretoria administrativa dos Correios (ECT), nesta quarta-feira (28), na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

O impasse da greve dos funcionários, que já dura 15 dias, motivou a reunião, que teve duração de duas horas. A ideia é chegar a uma negociação que atenda às reivindicações dos trabalhadores e faça com que eles retornem ao trabalho.

A ECT continua com a proposta de reajuste salarial e de benefícios em 6,87%, aumento real de R$50,00 e abono de R$800,00. A proposta econômica foi aceita pela maioria dos trabalhadores em greve. A questão que não teve acordo é relacionada ao desconto em folha de pagamento dos dias parados.

Para os trabalhadores, esse desconto não deve ser feito porque eles terão que colocar em dia todo o trabalho parado. A categoria não descarta a possibilidade de negociação, porém deseja um acordo que atenda às necessidades de maneira geral. “A greve é um sacrifício muito grande para nós trabalhadores. Se eu perder esse salário, coloco em risco o meu pão de cada dia. Isso é sério, mas não estamos dispostos a sair da greve de graça”, disse o carteiro baiano Saúl Gomes da Cruz.

Já para a empresa, o débito em folha precisa ser feito em respeito às pessoas que trabalharam em esquema de mutirão. O analista da Diretoria de Administração dos Correios, Alexandre Martins Vidor, propôs que os descontos fossem realizados no período de 12 meses.

O procurador do Trabalho e Coordenador Nacional de Liberdade Sindical (CONALIS), Ricardo Brito Pereira, ouviu as considerações dos representantes e da empresa e acredita ser possível o encerramento da greve. “Em um primeiro momento, o Ministério Público do Trabalho sugeriu para a ECT que não houvesse descontos na folha de pagamento dos trabalhadores que ficaram parados, mas, como houve avanços na proposta econômica, o MPT achou razoável que o desconto fosse realizado em um prazo maior para que o trabalhador não sofra nenhum impacto. É possível fazer um acordo para resolver esse impasse, a fim de que a atividade se regularize o mais rápido possível”.

Os representantes sindicais pretendem levar os avanços da reunião para a assembleia com os trabalhadores. Segundo os membros diretores da FENTECT, somente a partir de um consenso a greve será cancelada.

Comentário do Blogueiro:

Vejam que o companheiro Jacozinho do Comando Nacional de Negociação e Mobilização da FENTECT não estava mentindo. A matéria acima esta no Portal do Ministério Público do Trabalho.

Vejam que a matéria diz o seguinte: " Os representantes sindicais pretendem levar os avanços da reunião para a assembléia com os trabalhadores".

Que avanços estão dizendo?! A empresa continua apresentando um aumento pré-datado para janeiro de 2012 - os trabalhadores já recusaram a politica do aumento pré-datado e do abano - então me diga pelo amor de Deus, onde esta o avanço?!

Semana passada estive na passeata de São Paulo, onde os trabalhadores deram demosntração de força e disposição para arrancar o RESPEITO por parte da direção da ECT. Alias, RESPEITO que perdemos por conta destes SINDICALISTAS que não se dão ao RESPEITO na mesa de negociação - representam uma das maiores categoria do Brasil e da America Latina - mas agem como se fossem representantes de trabalhadores de empresa de "FUNDO DE QUINTAL", se vendendo por uns tostões a mais.

Tá na hora dos TRABALHADORES acordarem, e tomarem as assembléias de "ASSALTO" desmoralizando estes ENTREGUISTAS de vez, junto com o arrogante do Wagner Pinheiro (PT), Paulo Bernardo (PT) e a presidente Dilma (PT) que cometeu uns dos maiores "ESTELIONATO ELEITORAL" quando enganou a nós ECETISTAS e toda a nação brasileira dizendo que não PRIVATIZARIA os Correios.


0 comentários:

Postar um comentário