"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PLR – Se os nossos opressores agem contra a JUSTIÇA e nós permitimos que assim façam, então a INJUSTÇA é nossa!

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS


Dos 35 sindicatos filiados a FENTECT, dezoito deles aprovaram a proposta de parte da Comissão de Negociação da Federação, que era aprovar apenas o pagamento da PLR de 2010 oferecida pela ECT e, recusar a proposta de critérios para pagamento da PLR de 2011. A única coisa que diferencia a PLR de 2010 para a PLR de 2011 é a inclusão do GCR – no mais é tudo exatamente igual – o que significa dizer que se a empresa aceitar negociar a PLR de 2011 em separado, basta a empresa retirar o GCR para o pagamento da PLR de 2011 que o movimento sindical defenderá a assinatura deste acordo também. Como se o GCR fosse o único problema do acordo futuro!

Infelizmente muitos dirigentes da FENTECT têm usado a nossa Federação como um instrumento de colaboração de classe, tentando convencer os trabalhadores a deixar de lado o combate dos oprimidos (trabalhadores) contra os seus opressores (patrão = empresa/governo) – hoje no movimento sindical de Correios – existe sindicatos e sindicatos. Há sindicatos que convivem muito bem com as migalhas oferecidas pela ECT, como se fossem avanços. E a outros que lutam para construir um Correios mais justo, sem a exploração do homem pelo homem, sem qualquer tipo de opressão e, por isto se posicionaram contra a PLR de 2010, proposta pela ECT, mesmo que a PLR de 2010 seja desvinculada da PLR de 2011, ainda assim, é uma proposta exploradora – a Federação deveria estar agindo de forma contestatória - mas faz o contrário, e defende a proposta da ECT no INFORME 23 mais do que a própria direção empresa.

De novo a postura da FENTECT deixa a empresa numa situação confortável, e divide os trabalhadores, pois até mesmo, os sindicatos que aprovaram a proposta conforme as orientações da Federação tiveram dificuldade em construir um consenso em suas assembléias, como o SINTECT/PR, por exemplo, que até ontem estava no bloco dos SINTECT´s que foram contrários a assinatura do acordo bianual, hoje vergonhosamente defendem a PLR de 2010 com os critérios de exploração, sendo que o Secretário Geral deste sindicato fez parte das negociações, portanto, não pode dizer que não sabia das injustiças que esta por trás dos valores apresentados pela ECT.

Se os nossos opressores agem contra a
JUSTIÇA e nós permitimos que assim façam, então a INJUSTÇA é nossa! É isto que a ECT propõem aos trabalhadores, que assinem uma PLR cheia de critérios que comete injustiça com muitas das nossas companheiras e companheiros de todo Brasil.

Vamos aguardar o resultado oficial das assembléias, ver qual vai ser o posicionamento da ECT em relação aos resultados e, dia 26/04/11 nova assembléia da categoria conforme calendário de luta.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, mas percebo que a situação já fugiu de nossas mãos...o povo parece que não tá ligando mais quando alguém lhe põe a mão no bolso para roubar!Os Correios empurram serviço na gente e no final enquanto trabalhamos a federação bola uma boa desculpa para nos enganar após cada reunião.

    ResponderExcluir