"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A negociação da PLR 2010 esta consumada, isto é fato!

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS

Embora as comissões de negociação da PLR da ECT e FENTECT façam jogo de cena, onde os negociadores da ECT dizem que a contraproposta da FENTECT contempla termos plausíveis e que será submetida à apreciação da empresa e do DEST. Para tanto, os mesmos precisam de cinco dias úteis para providencias administrativas e formalizações necessárias, e a comissão da FENTECT diz no seu informe 24 que “após várias consultas aos Sindicatos filiados, concluímos que os mesmos entendem que a solicitação da empresa, bem como a concordância com a contraproposta apresentada representam um avanço nas negociações, e que devemos conceder os 5 (cinco) dias úteis, no MÁXIMO, à ECT. Neste período procuraremos acumular forças para realizar, caso seja necessário, uma grande greve, esta mais que claro para todos os trabalhadores que o debate da PLR já se encerrou. Esta negociação esta consumada, isto é fato!

Mas esta negociação serviu para mostrar duas coisas:

- Assim como na Campanha Salarial de 2009 e agora na negociação da PLR, a direção da ECT continua com política de querer negociar acordos com prazos longos, leia-se, acordo bianual.

2º - Os trabalhadores demonstraram descontentamento com o acordo bianual, tanto que os defensores do acordo bianual da Campanha Salarial passada não tiveram peito para defender a assinatura de acordo da PLR de 2010 condicionada a PLR de 2011, aproveitando-se que a ECT acrescentou o GCR na proposta da PLR de 2011 acharam uma saída para recusar a proposta de acordo de PLR 2010/2011. Como se só o GCR fosse ruim.

De novo tivemos assembléias divididas, com manobras nas contagens de votos e outras artinhas para aprovar mais uma proposta indigesta aos trabalhadores. Depois de tudo que passamos em 2010, dizer que o lucro foi menor que o ano anterior, ninguém conseguiu engolir.

O ponto positivo desta negociação, foi alguns sindicatos que aprovaram a proposta do acordo bianual não conseguirem se quer aprovar a proposta da FENTECT, o que significa que os trabalhadores estão mais atentos nestas direções e nas manobras e artimanhas usadas poralguns dirigentes sindicais.

Só conseguiram atingir 18 sindicatos aprovando a proposta, porque infelizmente dois SINTECT´s que foram contra o acordo bianual, desta vez aprovaram a proposta da FENTECT, mesmo com os critérios que irá cometer centenas de injustiças, alegando que desta vez enxergaram avanços na negociação.

O fato é que a direção da ECT gostaram da idéia de acordo bianual, com certeza tentarão impor novamente este tipo de acordo aos trabalhadores - mas os ecetistas já deram seu recado nesta negociação – ACORDO BIANUAL, NUNCA MAIS!

Um comentário:

  1. O que se pode esperar de políticos governistas infiltrados no sindicatos dos trabalhadores? A ECT e FENTECT fazem o jogo de cena, pois ambos são dirigidOs trabalhadores demonstraram descontentamento com os por políticos pertencentes ao governo, com objetivos de neutralizar o movimento dos trabalhadores. Tudo o que eles levam para a mesa de negociação, já está decidido pelo o governo, então a FENTECT só se preocupa em desmobilizar a categoria.
    A culpa de ter dirigentes traidores na FENTECT é dos trabalhadores iludidos que votam nesses políticos que invés de defender o trabalhador defende ECT ou seja o governo.
    Aqui no em Manaus, nós fizemos a nossa parte, tiramos do nosso sindicato todos sindicalistas pelegos pertencentes ao PT, PCdoB. eles tentaram novamente voltar ao sindicato, mas a nossa categoria já está vacinada contra esses traidores e pelegos.
    Os trabalhadores têm que demonstrarem descontentamento com atual direção da FENTECT compostas de sindicalistas pertencentes ao partidos do PT, PCdoB, e outros partidos governista que vem atrapalhando os nossos movimentos, têm que dar um basta nisso e fazer a mesma coisa que os trabalhadores do Amazonas. FORA TRAIDORES!

    ResponderExcluir