"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ecetistas preocupados com PLR tomam bola nas costas na mudança do estatuto

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS


Enquanto os trabalhadores estavam preocupados com o teatro da negociação da PLR, entre a ECT e a FENTECT, o governo continuava dando andamento no seu projeto de transformar os Correios.

Fizeram da PLR uma cortina de fumaça, desviando a atenção dos trabalhadores e para isto contaram com a colaboração da FENTECT – que aprovou um calendário de luta no 13º CONSIN, mas não fez nenhum esforço para que o calendário fosse cumprido – um calendário que tinha como eixo de luta as seguintes reivindicações: Concurso Público já, melhores condições de trabalho, PLR mais justa e a cópia da proposta de mudança de Estatuto, exigindo que a direção da ECT e o governo viessem discutir com os ecetistas as mudanças necessárias para a ECT.

Deste calendário foi aprovado o dia 26/04 a data limite para que fossemos atendidos em nossa reivindicação, caso contrário, GREVE!

Infelizmente a Federação transformou o calendário de luta com vários eixos num único eixo, a PLR, onde orientou inclusive a prorrogação da assembléia do dia 26/04 para o dia 03/05, aguardando a resposta da ECT e do DEST se aceitam ou não a contraproposta feita pela FENTECT e aprovada por 18 sindicatos, mas em nenhum momento faz menção no informe 23 e 24 sobre as outras exigências aprovada no ultimo CONSIN.

O resultado de tudo isto esta ai, os trabalhadores ecetistas tomaram “bola nas costas”, da direção da ECT e do Governo Federal, que devem estar dando risada de todos nós – aprovaram uma PLR com critérios que exclui trabalhadores e a presidente Dilma editará a medida provisória (MP) que revogara o Estatuto da ECT, podendo assim seguir a lei S/A – resta a nós trabalhadores corrermos atrás do prejuízo. Alias, como sempre!

Veja abaixo a matéria na integra no jornal O Globo:

Correios poderão atuar no exterior

A presidente Dilma Rousseff editou, nesta quinta-feira, medida provisória que permite aos Correios criar subsidiárias, comprar parte ou o controle de empresas e atuar no exterior. As mudanças ampliam a atuação da estatal nas áreas de logística, serviços financeiros e digitais.

A MP também revoga o estatuto dos Correios, instituído há 42 anos por meio de decreto-lei. A estatal poderá seguir a lei das S/As, adotando regras mais transparentes, como publicação trimestral de balanço, realização de assembleia e reforço do papel da área de auditoria. O cargo de presidente do Conselho de Administração da estatal não será mais acumulado pelo presidente dos Correios. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, vai propor que a presidente assine nesta sexta-feira o decreto estabelecendo o novo estatuto dos Correios.

A medida provisória permite que os Correios atuem no exterior, visando os locais com grande concentração de brasileiros ou grande volume de negócios de brasileiros. Os Correios também poderão ampliar os serviços financeiros hoje prestados por meio do Banco Postal, numa associação com o Bradesco. Outra possibilidade é a associação da estatal com empresas de telefonia para realização de vendas por celular.

Fonte: O Globo

2 comentários:

  1. A traição da FENTECET mais os sindicatos pelegos causaram um estrago aos trabalhadores do Correios,defasagem salarial,S.A. e oque vem pela frente?

    ResponderExcluir
  2. Senhor Biaia,poderia me explicar em que os funcionários da ect serão afetados com essa MP 532 e com a privatização se ela acontecer,pois sou meio leiga no assunto,grata,Elenise,carteira.

    ResponderExcluir