"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

segunda-feira, 28 de março de 2011

Concurso Público dos Correios é para inglês ver

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS


As 9.190 vagas que a direção da ECT promete contratar através de Concurso Público, não será o suficiente para atender as demandas das Diretorias Regionais. A ECT tem usado este Concurso Público para aplacar a fúria da população e dos seus funcionários, que não suportam mais o APAGÃO POSTAL que vive hoje os Correios.

Nós ECETISTAS temos um calendário de Luta, onde a realização do concurso público e a imediata contratação dos aprovados, é umas das nossas principais reivindicações. Digo umas das principais porque tem outros debates paralelos, que não podemos ignorar, como a mudança do estatuto da ECT – o fato de estarem abrindo um concurso público com o número de vagas muito aquém das necessidades da empresa, tem haver com as mudanças proposta neste documento, que abre brecha para a ECT trabalhar com subsidiarias – A lógica que a empresa trabalha é: Por quê contratar 15, 20 ou 30 mil trabalhadores, se posso reduzir este número através de subsidiarias?.

A exemplo do que fizeram na Petrobras, onde a maioria dos trabalhadores não são funcionários da Estatal, mas de subsidiarias (empresas terceirizadas) que atuam dentro dela.

Mas voltando ao assunto do concurso público, nós ECETISTAS não podemos e não devemos confiar que isto será a salvação do APAGÃO POSTAL e da sobrecarga de trabalho que vivemos hoje.

As 9.190 vagas prometida, mal repõem as vagas dos trabalhadores que saíram nos dois Planos de Demissão Voluntaria no ano de 2009 - fora os ecetistas que aderiram o PDV - nestes últimos dois anos, um número considerável de trabalhadores ecetistas deixaram a ECT, porque passaram em outros concursos públicos, ou, foram tentar a sorte em outras empresas privadas.

A direção da ECT não está computando as contratações necessárias, que o Sistema de Distritamento (SD) e outras ferramentas da própria empresa apontaram nas unidades de trabalho, antes do PDV acontecer.

A FENTECT estima que seria necessário a contratação de 30 mil trabalhadores, para resgatar a imagem dos Correios e, colocá-lo de novo no cenário mundial como um dos melhores do mundo.

Apenas 998 vagas para a Diretoria Regional do Interior de São Paulo

Das vagas destinadas ao interior de São Paulo, 309 são para Atendentes Comerciais, 83 para Operador de Triagem e Transbordo (OTT) e 606 para carteiros. Totalizando 998 vagas.

Não precisa ser um especialista em números, para ver que estas vagas serão insuficientes. Basta ver que dos 83 OTT´s que a empresa pretende contratar, só o CTCE/CAS absorveria todos eles. E os outros CTCE´s da DR/SPI, não estão precisando de OTT´s?

A situação é a mesma no caso das vagas, para carteiros e atendentes comerciais.
Temos que denunciar a verdade dos fatos desde já à sociedade. Dizer em alto e bom som, ou melhor, “GRITAR” o mais alto que pudermos, para que todos possam ouvir que a ECT mente quando diz, que esta prestes a resolver o problema dos atrasos de correspondências. Deixar claro a população, que este Concurso Público é para inglês ver e, que o APAGÃO POSTAL continuará!


0 comentários:

Postar um comentário