"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sábado, 27 de março de 2010

Distorções nos salários dos CORREIOS, em relação ao mercado de trabalho

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Devido o artigo postado neste blog no dia de ontem, recebi vários e-mail´s de pessoas, contra ou favor, do aumento de 30% para o NIVEL SUPERIOR. Neste sentido, vou registrar mais uma vez a minha opinião – ver se consigo me fazer entender, para aquelas pessoas que acham que sou contra.

NÃO sou contra! Desde que seja estendido aos 115 mil ECETISTAS que compõem a base da ECT.

O argumento daqueles que defendem o aumento é que foram prejudicados em sucessivas datas-bases, alegando que com o tempo, as perdas do nível sucessivamente prejudicado vão causando problemas de equilíbrio. Problemas de gestão. Em que em algum momento isso precisa ser corrigido, ou ao menos minimizado, sob pena de desestruturar a empresa.

Concordo plenamente que hoje existe um desequilíbrio de salários, haja vista a dificuldade que a ECT esta tendo para se contratar “MÉDICOS”, por exemplo, que não vêem os CORREIOS como uma empresa atrativa para trabalhar, devido ao salário que esta abaixo do mercado – mas este desequilíbrio não se dá apenas no NÍVEL SUPERIOR, ele ocorre também no NÍVEL MÉDIO, se não fosse assim a empresa não pagaria o diferencial de marcado nos grandes centros (um diferencial defasado, diga-se de passagem, pois é o mesmo valor desde da sua criação em 1998) . Por isto defendo que o aumento seja para todos os ECETISTAS, e não só para um NÍVEL.

Leia Mais...


Usam o argumento que os trabalhadores (as) do NÍVEL MÉDIO, em especial os “CARTEIROS” foram beneficiados quando receberam 30% de ADICIONAL DE RISCO, a titulo de PERICULOSIDADE. Um equivoco, pois estes 30% não trata-se de aumento no salário, só recebe o “CARTEIRO” que tiver realizando atividades externas, portanto, se porventura deixar de fazer atividades externas, um exemplo: por motivos de doenças, deixará de receber o ADICIONAL.

Alias, hoje existe muitos CARTEIROS que estão impedidos de realizar atividades externas, por motivos de restrições médicas e que não recebem os 30% de ADICIONAL DE RISCO – como podem ver não foi aumento de salário e sim um ADICIONAL pelo risco que o CARTEIRO enfrenta no seu dia-a-dia.

Quando a REDIR toma a decisão de dar um aumento de 30% apenas para o NÍVEL SUPERIOR, alimenta esta eterna briga que existe entre os dois NIVEIS que compõem a base da ECT. E só existe uma maneira de fazer justiça, para que todos saíam satisfeitos deste processo.

Basta a direção da ECT, vir discutir um PCCS que realmente atenda os anseios do NÍVEL SUPERIOR e MÉDIO – o Plano de Cargos, Carreiras e SALARIOS é a ferramenta perfeita para corrigir as distorções que existem hoje nos salários dos ECETISTAS, independente de qual esfera este se encontre na empresa.

O problema é que a direção não quer fazer isto, vejam que na discussão do PCCS/08 ela só limitou a discutir os cargos, mudando suas nomeclaturas, no intuito de AUMENTAR ainda mais as atividades de cada cargo – mas em nenhum momento, discutiram corrigir as distorções dos SALÁRIOS – pelo contrario, no PCCS/08, o salário foi mais achatado em relação ao PCCS/95.

Basta ver que ver que a diferença entre uma referencia e outra do PCCS/95 eram entorno de 5%, sendo que no PCCS/08 foi rebaixado para entorno de 2,5%, ou seja, reduziram para METADE!

Portanto Companheiros (as), não é nas DATAS-BASES que nós trabalhadores de NÍVEL MÉDIO e nem na canetada que o NÍVEL SUPERIOR irão resolver as distorções de salários que existem hoje na ECT – estas distorções tem que ser corrigidas no Plano de Cargos, Carreiras e SALÁRIOS, é nele que estamos sendo prejudicados.

Recebi vários e-mails´s de pessoas do NÍVEL SUPERIOR, que se sentiram ofendidas com termo “CASTA PRIVILEGIADA” ligada a vários escândalos na ECT. Primeiro quero dizer que não penso que todas as pessoas do NÍVEL SUPERIOR sejam desonestas e corruptas, pelo contrário, a maioria são pessoas honestas e de caráter e não pertecem a nenhuma "CASTA" – a “CASTA PRIVILEGIADA” a que me refiro sempre, são aqueles que detentores do PODER DE DECISÃO na Empresa, os fazem para seu próprio beneficio, estendendo para mais alguns para justificar as decisões – e com isto nos jogam um contra o outro.

Aqueles que se sentiram ofendidos com meu artigo, segue aqui o meu mais sincero pedido de desculpas, pois não tive a intenção de colocar todo mundo no mesmo bojo.

Até porque somos todos vítimas desta "CASTA PRIVILEGIADA", que decidem o nosso dia-a-dia sem debate nenhum com a categoria.

Saudações ECETISTAS a todos (as).






Um comentário:

  1. Para mim é cada vez mais claro que técnicos e graduados na ECT não tem interesse em participar das batalhas por direitos trabalhistas. Nós, ruins ou bons, temos os sindicatos e eles tem a ADCAP.

    Não se uniram a nós antes, não nos suportam hoje e não sinalizam mudanças no amanhã.

    Quanto mais rápido agirmos com o cenário real que temos melhor será os resultados. A ADCAP sempre se manteve contra os operacionais da ECT e isto é fato mais do que comprovado!

    ResponderExcluir