"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Reestruturação dos Correios a todo vapor

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Foi apresentado ao presidente Lula pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, uma MINUTA DE MEDIDA PROVISORIA (MP), promovendo várias mudanças na ECT, conforme noticia veiculada no G1.com.

É a tão comentada mudança nos CORREIOS deixando de ser uma empresa pública de direito para se transformar numa S.A (Sociedade Anônima). Este debate tem se dado na CALADA DA NOITE a mais de 18 meses, através de um GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL (GTI), nomeado pelo ministério das Comunicações.

Os trabalhadores (as) ficaram de fora desta discussão, excluiram àqueles que mais conhecem esta EMPRESA. Mas com certeza a ECT tem seu discurso pronto, dizendo que foi um assunto amplamente debatido, inclusive com os representantes dos trabalhadores (as), quando na verdade fizeram apenas umas duas reuniões para explanar os assuntos que estavam sendo debatidos neste GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL.

Segundo a reportagem do G1.com, o presidente Lula aceitou a MINUTA apresentada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, o que é lamentável. Uma empresa como a ECT não pode passar por uma transformação desta magnitude, sem que haja um amplo debate com a SOCIEDADE CIVIL e com os trabalhadores (as).

Leia Mais...


Desde que o presidente da ECT, Carlos Henrique Custodio, assumiu o cargo, demonstrou uma preocupação de apenas captar contratos e mais contratos, para aumentar o lucro do CORREIOS, sem se preocupar com uma política de RECURSOS HUMANOS. E é este mesmo homem que esteve representando a empresa no GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL.

Portanto, os ECETISTAS têm que se organizar e exigir da direção da ECT, ministério das Comunicações e do Governo, que se abra de fato, um debate profundo com toda a SOCIEDADE BRASILEIRA acerca das mudanças que querem fazer nos CORREIOS.

Lendo a matéria no G1.com, vejo que a única preocupação que tiveram neste GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL é de: como captar mais dinheiro, fechar mais contratos, vender seguros e chip para celulares. Sem contar que pretendem abrir agências no exterior e continuar sendo agente bancario do Bradesco.

O que é muito estranho, por várias vezes ouvi do ministro das Comunicações, Hélio Costa e do presidente da ECT, Carlos Henrique Custodio, que este contrato era bom apenas para o Bradesco e não para os CORREIOS. Se o contrato é o mesmo, por quê mudaram de opinião????

Em nenhum momento tocam na situação dos trabalhadores (as), das condições de trabalho e o que estas mudanças representarão na pratica para os ECETISTAS e para SOCIEDADE que contam com o papel social que a ECT desempenha nos quatro cantos deste país.

Os CORREIOS precisam urgentemente de mudanças, ninguém nega isto. Mas não podemos deixar de debater com a SOCIEDADE quais as mudanças necessárias para ECT.

Nós trabalhadores ECETISTAS já sabemos que ECT queremos. Sempre lutamos para que os CORREIOS seja uma EMPRESA PÚBLICA e de QUALIDADE.

Será que é isto que a direção da ECT, ministério das Comunicações e Governo querem, eu tenho lá minhas dúvidas. Basta ver a maneira que esta se dando a REESTRUTURAÇÃO da ECT, sem nenhum debate, pelo menos não da forma que deveria.


0 comentários:

Postar um comentário