"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MONOPÓLIO POSTAL


Conquistamos, mas a ECT tem que honrá-lo agora


Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Visitando o BLOG DIARIO DO ECETISTA, do meu amigo e companheiro Valdirzinho, deparei com uma matéria interessante, que trata justamente deste tema, onde diz que:

“O Tribunal Regional Federal da Primeira Região, por meio de determinação do juiz federal em Sete Lagoas, Grigório Carlos dos Santos, condenou no último dia 13/01, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas, ao pagamento de multa pelo descumprimento de decisão judicial, proferida em junho de 2008, que determinou a paralisação da entrega das contas de água e demais correspondências por meio diferente do serviço dos Correios, prática que constitui violação ao monopólio postal”. Leia na integra no Diário do Ecetista


Este tipo de decisão é a consolidação da vitória que tivemos, acerca deste fantasma chamado “QUEBRA” do MONOPOLIO que acompanhou os ECETISTAS por anos. Por muitas vezes a direção da ECT, de forma OPORTUNISTA, usava este debate, que estava sendo travado no TRIBUNAL, para tentar frear a luta dos trabalhadores (as) de brigarem pelos seus DIREITOS.

Leia Mais...


Acusando muitas vezes o MOVIMENTO SINDICAL de irresponsáveis, dizendo que as GREVES realizadas pela categoria, que sofriam ataques nos seus DIREITOS, colocava em risco a votação no STF. Felizmente os trabalhadores (as) não se curvaram diante destas ameaças OPORTUNISTAS e fizeram valer seus DIREITOS e o MONOPÓLIO POSTAL não foi “QUEBRADO”.

Estas mesmas direções da ECT que no passado fizeram estes discursos OPORTUNISTAS hoje têm colocado boa parte da população contra o MONOPÓLIO POSTAL.

Pois desde que o STF definiu que cartas, cartões postais e correspondência agrupada só podem ser entregues pelos Correios, ficou claro e pacificado para todos o que é MONOPÓLIO POSTAL, haja vista a decisão do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL de Sete Lagoas citada logo no começo da matéria.

Infelizmente em muitas cidades a população tem se colocado contra o MONOPÓLIO POSTAL, porque a ECT brigou para tê-lo, mas nada faz para honrá-lo. Basta vermos o caos que se encontram os CDD´s, que com a falta de funcionários não tem conseguido fazer escoar o volume de correspondências nas unidades, gerando sobrecarga de trabalho.

É obvio, que com esta a vitória no STF o serviço aumentaria. E o movimento natural que se esperava da ECT, é que fosse feita mais contratações, mas ao invés disto, abriram dois PLANOS DE DEMISSÃO VOLUNTARIA – PDV, não repuseram ninguém no lugar dos que saíram e nem contrataram para suprir as vagas apontadas no SD (SISTEMA DE DISTRITAMENTO).

Com esta política criaram o “CAOS” no setor de entregas, onde se priorizam as entregas de encomendas e principalmente SEDEX 10 e as cartas, cartões postais e correspondências agrupadas que é MONOPÓLIO, ficam em segundo plano. Muitos destinatários têm recebidos suas faturas de banco, conta telefônica e outras correspondências com atrasos, pela situação exposta acima.

O que vemos hoje por parte da direção da ECT, é que só correm atrás de contratos, mas não se preocupam em honrá-los. Isto é de uma irresponsabilidade tamanha, esta situação tem deixado muitos carteiros em maus lençóis em seus DISTRITOS, porque em ultima hipótese para muitos destinatários, a culpa do atraso de suas correspondências é do CARTEIRO e não dos engravatados que ficam escondidos em seus gabinetes, fechando novos contratos.

Companheiros (as), decisão como esta do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL de Sete Lagoas, tem que ser comemorada, pois como disse no início, é a consolidação da vitória do STF.

Mas alguém terá que entregar estas contas a partir de agora, no caso os CARTEIROS. Portanto se faz necessário mais contratações em Sete Lagoas e em todo o país. Não podemos ficar assistindo passivamente o Sr. Pedro Bifano ficar cometendo erros encima de erros nos editais de CONCURSO PÚBLICO da ECT, atrasando assim todo processo.

Brigamos sim pela manutenção do MONOPOLIO POSTAL! Mas agora queremos honrá-lo também!

E para Isto se faz necessário novas contratações, condições de trabalho e respeito.

Mas do jeito que as coisas andam, somente com uma grande REBELIÃO dos trabalhadores (as) conseguiremos mudar isto.

Nós sempre tivemos compromisso em defender o MONOPÒLIO POSTAL do CORREIOS, já a direção da ECT...

0 comentários:

Postar um comentário