"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Correios de outros países passam por REESTRUTURAÇÕES e encontram resistências dos Trabalhadores (as) – Parte II

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Na matéria passada, citei a França, Canadá e Inglaterra como paises que estão REESTRUTURANDO seus CORREIOS e com isto encontrando resistência dos trabalhadores. Nesta matéria vou falar E.U. Postal Service ( Correios do Estados Unidos) que também passam pelo processo de mudanças.


Segundo informações do relatório de Rogério Ubine, diretor de Relações Internacionais da FENTECT, que esteve no 3ª Conferencia da UNI América Postal, que ocorreu no México entre 28/09/09 à 02/10/09 – Os companheiros do Estados Unidos relataram que: A crise econômica aprofundou a crise que já passava os correios americanos. A introdução de novos serviços eletrônicos que antes eram prestados pelos correios e o agravamento da crise econômico fez os serviços postais despencarem e com eles os postos de trabalho. No primeiro semestre de 2009 os serviços postais caíram 14%. A resposta do governo a crise postal passa por dois eixos:


1º- Pela reorganização das rotas dos carteiros, ou, seja o redistritamento, para “MAIOR” é claro!


2º- Adoção de entrega de 6 para 5 dias. Os salários nos Estados Unidos são pagos por horas trabalhadas e não por mês, então a redução nos dias de entrega significa redução de salário. O redistritamento para “MAIOR” significa menos postos de trabalho. Portanto as mudanças propostas para os CORREIOS NORTE AMERICANO são devastadoras para os trabalhadores (as).


Aqui no Brasil a REESTRUTURAÇÂO nem foi aprovada ainda e já podemos notar a direção da ECT aplicando os dois eixos que citamos acima, conforme veremos abaixo:


1º- Em vários CDD´s, muitos distritos foram expandidos, sem que tenha sido feito o SD (SISTEMA DE DISTRITAMENTO), ou seja, aumentaram a rota do carteiro e não fizeram nenhuma contratação, pelo contrario, abriram um PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTARIA (PDV). As maiorias dos CDD´s apontavam a necessidade de novas contratações, que não ocorreram, e com o PDV a situação virou um “CAOS”.


2º- Diante da situação exposta acima, em muitos setores as entregas de correspondências tem sido feita de forma alternada. Isto acontece principalmente nas periferias, onde a população no geral não tem mais recebido suas correspondências diariamente. Alguns recebem três dias por semana, outros nem isto.


A REESTRUTURAÇÃO da ECT já esta sendo implementada na pratica, a MP (Medida Provisória) que Lula ficou de apresentar ao CONGRESSO é apenas para homologar estas mudanças. Portanto se faz necessário abrir um debate urgente com a SOCIEDADE BRASILEIRA, pois esta já esta sendo atingida por estas mudanças, sem saber que já estão sendo vitímas da tão propagada “MODERNIZAÇÃO DOS CORREIOS”.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Semana passado foi publicado no LATEST NEWS, que Obama apóia entrega de seis dias e nesta mesma matéria também afirma que “PRIVATIZAÇÃO “ Postal é uma má idéia.


Para continuar lendo esta matéria, clique aqui...



Obama apóia entrega de seis dias

Proposta do presidente Obama para orçamento fiscal de 2011 exige a continuação da entrega de seis dias pelo serviço postal. O governo também promete trabalhar com os sindicatos dos correios e outras partes interessadas para manter o serviço postal forte para os próximos anos.

Ao fixar o montante de "rendimentos perdidos" para cobrir as despesas de correio taxa livre e reduzida, o plano de gastos, diz pagamentos serão feitos ", desde que a entrega no dia 6-rurais e entrega do correio deve continuar no mínimo, o nível de 1983. ... "

Olhando para o futuro, a proposta, apresentada ao Congresso em 1 de fevereiro, afirma: "A administração vai trabalhar com o Serviço Postal, os sindicatos de seus funcionários, o Congresso, e outras partes interessadas para garantir que o serviço postal (ainda) um pilar da economia americana e um recurso vital do público através da corrente crise e no longo prazo. "

Linguagem em uma seção separada, no entanto, propõe mudanças na Lei de Compensação de funcionários federais (FECA) que pode ser problemático. O NALC está investigando as propostas e vai agir para proteger os interesses dos carteiros.


Privatização Postal uma "má idéia", diz Obama


Em uma questão cidadã e entrevista-resposta, Obama disse a privatização dos serviços públicos é "uma má idéia a maior parte do tempo" e, definitivamente, uma má idéia quando se trata da E.U. Postal Service. As empresas privadas adoraria cherry-pick negócio rentável a partir do USPS, ele disse, mas "as empresas não querem prestar o serviço universal." Veja o vídeo aqui. (Nota: o vídeo continua após a questão postais).

Texto traduzido pelo FireFox

Fonte: Latest News

0 comentários:

Postar um comentário