"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Correios de outros países passam por REESTRUTURAÇÕES e encontram resistências dos Trabalhadores (as)

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


ACABOU A FOLIA E DE FATO COMEÇA O ANO DE 2010


No Brasil o ano só começa depois do carnaval, é o que dizem os mais antigos. E o que vemos na pratica.

Para nós ECETISTAS não é só ano que esta se iniciando após o carnaval, começa uma dura batalha pela sobrevivência da ECT, mantendo-a como uma EMPRESA PÚBLICA e de QUALIDADE.


Por vários meses o MOVIMENTO SINDICAL vem denunciando em seus informativos a REESTRUTURAÇÃO que a direção da EMPRESA pretende realizar nos CORREIOS, através do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial), nomeado por Hélio Costa, Ministro das Comunicações.

Sempre demonstramos preocupações, pois este Grupo de Trabalho Interministerial em nenhum momento procurou ter a participação dos trabalhadores (as), ou seja, daqueles que podem apontar onde estão as áreas que precisam ser reestruturadas, para que a ECT continue uma EMPRESA forte e competitiva.

Nossa preocupação com este tema não é gratuita, pois pudemos ver no ano passado trabalhadores (as) nos CORREIOS de outros países como: Inglaterra, Canadá, Portugal e França e outros, fazendo greves contra seus governos, para barrar REESTRUTURAÇÕES como esta que o governo Lula acaba de aprovar em reunião com o Ministro das Comunicações, Helio Costa.

Onde desta reunião, definiram que após o carnaval, realizarão através de MP (MEDIDA PROVISÓRIA) mudanças de ordem jurídicas para que a ECT deixe de ser uma EMPRESA PÚBLICA de direito passando ser uma S.A (SOCIEDADE ANONIMA).

Leia Mais...


Após várias ações exigindo a abertura de negociações, os trabalhadores dos CORREIOS BRITANICO realizaram uma greve de 48 horas, nos dias 22 e 23 de outubro de 2009, por melhores salários e contra o DESMANTELAMENTO DA EMPRESA.

A greve ocorreu primeiramente por causa da determinação dos trabalhadores dos correios em resistir aos cortes de empregos adicionais, assim como resistir ao aumento do ritmo de trabalho, em preparo no plano do governo trabalhista de privatização parcial da entrega de cartas. Os últimos ataques aconteceram depois de anos de cortes, aumentos de velocidade e privatizações de grande parte do serviço postal. Nos últimos cinco anos, 63.000 empregos foram eliminados sob a "MODERNIZAÇÃO" em curso. (Fonte: Avante)

No dia 24 novembro de 2009 os trabalhadores (as) da França, convergiram numa jornada de greve e manifestações em todo o país, para contestar o PROJETO DE LEI que transforma os CORREIOS FRANCÊS que é uma EMPRESA PÚBLICA numa SOCIEDADE POR AÇÕES, medida que constitui o primeiro passo para a privatização.(Fonte: Avante)

Outro exemplo é dos CORREIOS CANADENSE, que também tem seu projeto de “MODERNIZAÇÂO”, com adoção de novas tecnologias. Onde segundo a CANADÁ POST, empresa do governo, o objetivo é modernizar os CORREIOS daquele país para competição, porém, esta MODERNIZAÇÃO custará neste ano de 2010, dois mil postos de trabalhos. (Fonte: Relatório de Rógerio Ubine - Secretário de Relações Internacionais da FENTECT,informação colhida na 2ª Conferencia da UNI America Postal, que ocorreu no Mexico entre 28/09/09 à 02/10/09)

Estes é só uns dos exemplos de transformações que os CORREIOS de todo o mundo estão passando, o que tem levado os trabalhadores (as) destes países a fazerem os enfrentamentos com seus governos sem vacilar.

Com a ECT não é diferente, o presidente da nossa EMPRESA, Carlos Henrique Custodio, não é o pai desta tal REESTRUTURAÇÃO que vem pela frente.

Existe uma nova ORDEM MUNDIAL de REESTRUTURAÇÕES POSTAIS nos CORREIOS do mundo todo, e este GTI (GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL) com certeza estão apenas seguindo esta cartilha, e por isto o motivo de não colocarem os trabalhadores (as) neste debate, uma vez, que nos países que estas discussões estão avançadas, houve fortes rejeições e grandes mobilizações por parte dos trabalhadores (as).

A REESTRUTURAÇÃO da ECT, que parecia uma coisa tão distante não é mais, chegou a hora dos ECETISTAS se movimentarem, pois o presidente Lula sem ouvir os trabalhadores (as) esta enviando a proposta de “MODERNIZAÇÃO” para ser aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL através de MP (MEDIDA PROVISORIA).

A exemplo dos governos da Inglaterra, França, Canadá e outros, o presidente Lula faz isto sem consultar os trabalhadores (as) e a Sociedade. LAMENTAVEL!

Companheiros (as) acabaram a folia de CARNAVAL – e o ano de 2010 de fato esta começando, e para nós ECETISTAS começa com um grande desafio de barrarmos qualquer mudanças na ECT, que não tenha sido amplamente debatida com os trabalhadores (as) dos CORREIOS e com a SOCIEDADE BRASILEIRA.

FEDERAÇÃO, SINDICATOS e TRABALHADORES (AS) terão que se unirem neste momento, e juntos demonstrarmos nosso poder de organização, fazendo o enfrentamento necessário a qualquer um que se colocar contra os interesses da CLASSE ECETISTA. Se conseguirmos isto, certamente sairemos VITORIOSOS demais esta batalha.


0 comentários:

Postar um comentário