"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

terça-feira, 1 de março de 2011

CORREIOS - PLR 2010 a ser paga em 2011

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS


No dia de ontem, ocorreu à terceira rodada de negociação entre as Comissões de Negociações da FENTECT e da ECT para discutir os critérios de pagamento da PLR 2010 a ser paga em 2011. Foi proposto pela Comissão da ECT os valores a serem pagos, que seria R$ 755,81 o mínimo e o máximo R$ 3.836,00, uma diferença de cinco vezes entre o menor para o maior valor oferecido. A ECT propõem pagar 70% de forma linear e os outros 30% propõem definir os critérios nas próximas negociações.

Critérios de pagamento para os elegíveis a receber a PLR 2010, segundo a proposta da ECT:

-Trabalhadores (as) que tiveram afastamento por Acidente de Trabalho ou Licença Médica até noventa dias, terão direitos.

- Companheiras que tiveram de licença gestante, terão direitos.

- O CGR não irá incidir no critério de pagamento.

Critérios de pagamentos para os não elegíveis a receber a PLR 2010, segundo a proposta da ECT:

Faltas injustificadas: 1 falta injustificada recebera 75%; 2 faltas injustificadas recebera 50%; 3 faltas injustificadas recebera 25% e 4 faltas injustiçadas não recebera.

Trabalhadores (as) que foram demitidos por justa causa, ficam fora da proposta da ECT para receber a PLR, assim como aqueles que não foram aprovados na experiência.

Outra proposta da ECT para os não elegíveis a receber a PLR 2010, são os trabalhadores (as) que tiveram suspensão disciplinar.


Leia Mais...


Qual o alcance dos números apresentados pela ECT, ou seja, quantos receberão e quantos ficariam de fora?

Segundo os números apresentados na mesa de negociação pela ECT, dos 107.056 (cento e sete mil e cinquenta e seis) trabalhadores (as) que compõem o atual quadro de funcionários da empresa, 100.210 (cem mil duzentos e dez) trabalhadores estão elegíveis a receber a PLR 2010. Já entre os não elegíveis tem: 3.804 (três mil oitocentos e quatro) trabalhadores com faltas injustificadas, 800 (oitocentos) trabalhadores (as) que tiveram suspensão disciplinar e 305 (trezentos e cinco) trabalhadores (as) foram demitidos por justa causa.

Lembrando que esta é a terceira rodada de negociação, haverá nova reunião no dia 03/03/2010 ( quinta-feira), o que significa que estes números podem mudar. Penso que embora a diferença entre o menor e maior valor pago tenha diminuído em relação aos outros anos, ainda sim a empresa esta jogando muito duro nos seus critérios.

Exemplo: Trabalhadores (as) que se acidentaram ou adoeceram por conta do trabalho, tem que ter direito a receberem independente de terem ultrapassados os 90 dias.

Trabalhadores (as) que tiveram suspensão disciplinar a meu ver já foram punidos no salário e benefícios, portanto, não pagar a PLR seria puni-los pela segunda vez.

Quantas as porcentagens de descontos nas faltas injustificadas estão muito altas, 25% cada dia é muita coisa. Enfim, os números estão dados e as negociações não terminaram. É hora de debatermos nos setores de trabalho e nos sindicatos a contraproposta da ECT,para juntos avançarmos na negociação.



0 comentários:

Postar um comentário