"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quinta-feira, 25 de março de 2010

PRIMEIRA HORA DA ECT - "ABSENTEÍSMO"

CAMPANHA DO ABSENTEÍSMO — Estudos realizados pela empresa mostram que, em média, 5,38% do efetivo, ou mais de 5.800 empregados, deixaram de comparecer ao trabalho todo o mês, em 2009. Para se ter uma ideia de como essa quantidade é significativa, ela é quase a lotação de toda a DR Paraná, que tem cerca de 6.000 empregados. Essa realidade fez com que a empresa elegesse a questão da ausência ao trabalho, ou absenteísmo, como é tecnicamente chamada, um dos seus Indicadores Estratégicos. Isso significa que tudo o que diz respeito à frequência ao trabalho merecerá um tratamento mais cuidadoso e será acompanhado de perto pela Diretoria da empresa. Como responsável direta por esse indicador, a Diretoria de Gestão de Pessoas – DIGEP inicia hoje uma série de ações de comunicação com o objetivo de chamar a atenção para a importância que a presença produtiva no trabalho tem para cada empregado e para a Organização como um todo. Acompanhe os informes e participe desse esforço de sensibilização que, além de refletir positivamente no seu ambiente de trabalho, ainda tem um papel fundamental na competitividade da empresa frente à concorrência.


Comentário do blogueiro:

Estive em Rio Claro/SP hoje, no CDD Cidade Azul e me perguntaram: Você viu o "PRIMEIRA HORA" da ECT, falando sobre o ABSENTEÍSMO???

E o engraçado que os companheiros não estavam rancorosos, mas eu sentia uma certa malicia no olhar, tipo: comenta esta palhaçada no blog - diante do "CAOS" que estamos vivendo, falar em ABSENTEÍSMO é uma piada, de muito mau gosto é claro!!!

A direção da ECT demosntra que não esta levando a atual situação que estamos vivendo a sério.

Isto não tem nada de "PALHAÇADA", alias, preciso me policiar quando falar em "PALHAÇADA" que vem de PALHAÇO, uma profissão muito digna. Os "PALHAÇOS" não merecem serem comparados com os nossos dirigentes da EMPRESA - porque o que os gestores fazem, não é "PALHAÇADA" e sim faltam de respeito com os mais de 115 mil ECETISTAS.

Falam que o ABSENTEISMO é "em média de 5,38% do efetivo, ou que mais de 5.800 empregados, deixaram de comparecer ao trabalho todo o mês, em 2009. Para se ter uma ideia de como essa quantidade é significativa, ela é quase a lotação de toda a DR Paraná, que tem cerca de 6.000 empregados".

Com esta fala, dão a entender que a culpa é realmente dos trabalhadores (as), esquecem que no ano de 2009 abriram dois PDV´s - e que nestes planos sairam quase 6 mil ECETISTAS, ou seja, uma quantidade significativa, ela representa a lotação de toda a DR do Paraná.

Sem contar a necessidade de contratação que foram apontadas nos CDD´s, CEE´s , CTCE´s e AC´s, O que não ocorreram. Isto significa que existe uma sobrecarga brutal encima dos que ficaram na EMPRESA - e que isto vai refletir num grande número de AFASTAMENTOS MÉDICOS - não precisa ser nenhum estudioso ou especialista para saber disto.

Basta repor as vagas dos companheiros (as) que sairam nos dois PDV´s e fazer as contratações necessarias que foram apontadas para os CDD´s , CEE´s, CTCE´s e AC´s - qualquer ação diferente disto para discutir ABSENTEÍSMO, é conversa fiada.

A tendência é deste número de afastamento triplicar todo o mês, pois os trabalhadores (as) a muito tempo chegaram no seu limite. Só existe uma saída, CONTRATAÇÃO JÁ!!

Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


4 comentários:

  1. E a direção da empresa ofereçe condiçoes de trabalho? Sera que a empresa não tem uma parcela de culpa no absenteismo? Onde vive a direção da empresa no pais das maravilhas ou na ilha da fantasia?A ma-gestão da ECT gera problemas e a empresa não tem hombridade de assumir a culpa da sua imcoptencia!

    ResponderExcluir
  2. Infelismente o que estamos vendo e vivendo é uma verdadeira "OPERAÇÃO"desmonte como já houve em várias estatais que davam lucro para o governo mas não beneficiavam o setor privado como as ferrovias e a VALE DO RIO DOCE que foram vendidas a preço de "banana" . O que o gv.FHC não conseguiu o gv"LULA" (dilma suscessora)estão tentando de toda maneira fazer,haja visto o sr. ministro HÉLIO COSTA ter permitido que a mídia só agora começe a informar a população sobre fatos que ocorrem diariamente na nossa realidade como os atrasos constantes nas entregas,e que são ocasionados não só por falta de aviões mas principalmente por por falta de pessoal efetivo para manter as entregas em dia fato este que acarreta sobrecarga de trabalho e consequentemente afastamentos por motivo de saúde.POR ISSO TEMOS QUE DEIXAR REM CLARO PARA OS NOSSSSSSSSOOOOOSSSS DIRETORES E CHEFES "chefetes" QUE ELES SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS PELO ABSENTEÍSMO.

    ResponderExcluir
  3. ABSENTEÍMO é o mesmo que dizer imcompetencia pela direção da ECT em manter condições dignas de trabalho e manter a EMPRESA como referencia de correios no mundo.O que vivemos hoje é UMA VERDADEIRA OPERAÇAO DESMONTE,que só priveligia os interessados ema transforamar esta empresa para auferir lucros sem se preocupar com os seus funcionários
    e com a população que será a mior prejudicada

    ResponderExcluir
  4. Vamos a luta! NA midia desde a internet até oque tivermos as mãos. Eu vou reagir,como diz no meu estado:"Não esta morto que peleia"!Tradução:NÃO ESTA MORTO QUEM LUTA!

    ResponderExcluir