"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sexta-feira, 12 de março de 2010

Vergonha Nacional

Aumento de 30% na Remuneração Singular do ALTO ESCALÃO da ECT


Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Companheiros (as), quando a gente pensa que já viu de tudo nesta EMPRESA, eles conseguem nos surpreender. Esta correndo nos bastidores de Brasília, que na ultima REDIR (Reunião de Diretoria) da Administração Central, ficou decido um aumento de 30% na REMUNERAÇÃO SINGULAR do ALTO ESCALÃO da ECT – É MOLEEEEEEEE!!!

Dinheiro para pagar PLR não tem, dinheiro para aplicar no PCCS/08 não tem, dinheiro para comprar uniformes e EPI´s também não tem – mas encontraram dinheiro para aumentar ainda mais suas polpudas REMUNERAÇÕES SINGULARES.

Se têm dinheiro para o alto escalão, terá que ter para os trabalhadores (as) da base da EMPRESA também – os ECETISTAS já estão de saco cheio de tanta imoralidade dentro da ECT. Como eu disse no inicio desta matéria, estas informações são de bastidores – não temos nenhum documento em relação a isto – mas a conversa por lá é forte.

Como já dizia minha vovozinha: “ onde tem fumaça há fogo” – é bom, nós ECETISTAS ficarmos espertos – pois caso se confirme esta decisão da REDIR a guerra estará declarada, não vamos assistir de camarote o ALTO ESCALÃO enfiar o nosso dinheiro no bolso, sem que haja resistência dos trabalhadores (as). Será que eles têm duvidas disto???

Olho neles, o ar lá em Brasília não anda cheirando muito bem...

15 comentários:

  1. Bom dia! Há muito tempo acompanho este site, sempre buscando ficar antenado com informações úteis aqui prestadas. Entretanto, gostaria, a título de sugestão, que as informações aki divulgadas, continuassem a ser as mais reais possíveis. Refiro-me ao tal aumento. Ele foi dado para analistas e NÃO para funções singular, como se divulgou. O aumento foi no cargo e NÃO na funçao. É completamente diferente. Os cargos estavam desatualizados, ao que indica, foi uma forma de equiparar ao mercado!!!! um abraç

    ResponderExcluir
  2. Bom dia companheiros!!!!! Será que vcs sabem as reais intenções do diretor de recursos humanos para centralizar o concurso do correio que historicamente sempre foi descentralizado pelas regionais? Estamos sem gente na operacional, nossos colegas carteiros e outros da linha de frente que sairam no pdv nao tiveram suas vagas ocupadas....isso tambem pode ser refletido no atendimento, coleta...etc...será que estao querendo enfraquecer nosso atendimento? Tem a ver com o prazo para repor as franqueadas? aki na DR todos tem certeza que esse concurso nao sai...que vai atrapalhar o plano B da ECT para substituir as franqueadas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Companheiro, como disse na matéria - estou denunciando a conversa que corre nos bastidores em Brasilia. Se o companheiro ou companheira (até mesmo pq não se identificou) sabe de o que de fato aconteceu na REDIR (Reunião de Diretoria da Administração Central) de forma oficial, me passe que publicarei sem problema algum. Pelo que você diz no seu comentário: foi dado este aumanto, seja no cargo de ANALISTA por estar desatualizado e não função, o que não deixa de ser imoral - o cargo dos 116 mil trabalhadores (as) da ECT também esta desatualizado, ou, você se esquece que a direção da EMPRESA nunca aplicou o PCCS/95??? Enfim, faço a denuncia para alertar os ECETISTAS de como se dá o aumento lá encima, fazem isto sem nenhuma discussão com os trabalhadores (as) - enquanto a base tem que ir para o arrebento para conseguir 9% + R$100 por 2 anos - uma casta previligiada na ECT conseguem 30% de aumento no cargo (como vc diz) ou na remuneração singular, apenas numa canetada, ai é brincadeira de muito mau gosto, né??? Espero que continue lendo o blog para se manter antenado, e tenha a certeza que o compromisso deste blogueiro e dirigente sindical é com a verdade, SEMPRE! Saudações Sindicais/Biaia

    ResponderExcluir
  4. A "Casta privilegiada" responde: é privilegiada com este aumento de salário porque estudou mais. Se, do alto da sua demagogia, você conseguisse interpretar um texto, talvez ficasse mais fácil fazer parte desta casta. Se o operacional é imprescindível para a ECT e merecedor de um salário melhor, não significa que a ECT precisa tornar-se escada para outros concursos e cargos. E olha, de ex-sindicalistas, "Brasília" está cheia, assim como as cuecas dos mensaleiros.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: O aumento não foi dado. Trata-se de uma proposta, e que ainda seria submetida ao Governo. Segundo, desde quando o analista de sistemas é alto escalão na empresa? Terceiro, o Sr. procurou se informar, no mercado, qual o índice de defasagem? Gostaria que o assunto não fosse tratado de forma sensasionalista, emotiva e parcial, e sim com fatos e análise séria que o assunto merece. Carteiros e executantes desempenham um papel fundamental na empresa (bem o sei, pois fui executante por dez anos), mas os analistas também. Ou o Sr. crê que SARA, PID, Banco Postal, Correio Eletrônico, acesso à rede e muitos outros ítens de suporte à atividade fim, se auto-gerenciam? Espero que o Sr. se informe melhor, e que faça a devida reparação em seu blog. Sendo o Sr. um membro ativo do Sindicato, não tenho dúvidas de que obterá, e divulgará, a informação correta e com brevidade.
    Se é fato que todos integramos uma mesma categoria ecetista, como apregoa nosso Sindicato, então a notícia veiculada em seu blog desrespeitou uma boa parte da categoria.

    ResponderExcluir
  6. Em seu e-mail, divulgado para muita gente, o Sr. escreve:

    ===========================================
    De: biaia.sintectcas@gmail.com [mailto:biaia.sintectcas@gmail.com] Em nome de BIAIA - SINTECT/CAS
    Enviada em: sexta-feira, 12 de março de 2010 17:27
    Para: Luis Biaia
    Assunto: Vergonha Nacional: Aumento de 30% na Remuneração Singular do ALTO ESCALÃO da ECT

    sexta-feira, 12 de março de 2010
    Vergonha Nacional
    Aumento de 30% na Remuneração Singular do ALTO ESCALÃO da ECT

    Por Biaia
    Coordenador Geral do SINTECT/CAS

    Companheiros (as), quando a gente pensa que já viu de tudo nesta EMPRESA, eles conseguem nos surpreender. Esta correndo nos bastidores de Brasília, que na ultima REDIR (Reunião de Diretoria) da Administração Central, ficou decido um aumento de 30% na REMUNERAÇÃO SINGULAR do ALTO ESCALÃO da ECT – É MOLEEEEEEEE!!!

    Saudações Sindicais,

    Luis Moraes (Biaia)
    Coordenador Geral - SINTECT/CAS
    0**19 - 7810 3358 / 0**19 - 3234 7185
    ===========================================

    Desde quando o analista é alto escalão na empresa? Como ex-manipulante, executante e trabalhador da área operacional, deixo meu conselho aos colegas: querer sempre ganhar mais fazendo sempre a mesma coisa, é muito difícil. Procure estudar, ter uma profissão e assim acescender profissional e monetariamente. Mas tenha certeza de que isto não o tornará parte do "alto escalão", e tão somente um executor de outra atividade, a qual tem sua importância e merecimento como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  7. Caro colega Ecetista,

    Gostaria apenas de expressar minha profunda tristeza em saber que um movimento tão importante para o progresso dos direitos e deveres entre empregador e empregado apoiam campanhas de negativismo inconseqüente contra seus próprios companheiros de Empresa. No capítulo anterior desta novela, toda a "base" da Empresa como você chama conquistou ganhos consideráveis com o advento dos Adicionais por Atividade. Nesse mesmo episódio, os funcionários de formação superior não obtiveram nem um centavo a mais em seus já contracheques. Cabe ressaltar ainda que, nem por isso, foi feita qualquer pressão negativa contra o ganho merecido da categoria. Porém, agora, somos prejudicados pela falta de visão de "companheiros" que dizem trabalhar em prol da Empresa, mas na minha sincera opinião, preocupam-se apenas com seus umbigos.

    ResponderExcluir
  8. Biaia,

    Tenho por premissa acreditar nas pessoas de forma que não tenho como duvidar das boas intenções de V.Sas. para com os funcionários da ECT.
    Gostaria apenas que, na medida em que você consiga a informação atualizada, faça a devida correção do seu comentário e peça desculpas aos profissionais de nível superior da ECT que seriam agraciados com o citado aumento nos seus vencimentos e não nas funções.
    Os profissionais de nível superior da ECT tem que estudar no mínimo 18 anos da suas vidas para merecerem um salário digno com o qual possam sustentar suas famílias, sendo que no meu caso, Engenheiro Sênior, tive que comprovar além dos anos de estudo no mínimo mais sete anos de experiência profissional como Engenheiro.
    Acho que todos os funcionários da empresa estamos cansados de sermos acusados de ladrões do erário, e neste caso a empresa esta tentando corrigir uma distorção salarial que vem acontecendo a bastante tempo na empresa inclusive com relação a grande massa dos trabalhadores que vem tendo aumentos percentuais superiores aos dos profissionais de nível superior da empresa, sem falar no adicional de periculosidade de 30% dado as estes profissionais.
    Seria também interessante você informar que os profissionais que seriam beneficiados com este aumento contribuem percentualmente com valores maiores para o plano de saúde da empresa bem como para os tickets alimentação e refeição.
    Não fazemos parte do ALTO ERSCALÃO, não fazemos parte da direção da empresa e nem temos salários singulares.
    Queremos sim tratamento isonômico.
    Se esta é sua causa, então por favor não nos chame de imorais, peça desculpa aos funcionários de nível superior de ECT e lute para que o aumento seja estendido para todos e não retirado de nós, como foi feito.

    ResponderExcluir
  9. Caro Mauro Antônio.
    Apoio cada palavra sua no comentário. porém não se iluda que Biaia vai se retratar. Esse "teatrinho" visa as eleições vindouras e o Operacional tem mais eleitores. Pessoas assim esperam chegar ao poder para dizer; Esqueçam o que eu já disse! Eu, assim como você, não precisei de padrinho nem de sindicato para me tornar empregado da ECT. E não vou ter vergonha de pertencer a uma elite INTELECTUAL, e não econômica, pois nós é que sabemos qual o nosso nível salarial em relação às outras empresas. Mas. para ser inteligente não precisa cursar faculdade. Basta ficar longe dos sindicatos!

    ResponderExcluir
  10. Caro Sr. Baia
    Como bem pontuam os colegas, as últimas campanhas salariais tem agraciado a grande massa dos trabalhadores com aumentos percentuais superiores aos dos profissionais de nível superior da empresa, sem falar no adicional de periculosidade de 30% dado as estes profissionais. Em nunhum momento, tais diferenças foram vistas pelos dirigentes sindicais ou pelo Sr. como um privilégio destinado à parte da categoria ou como um absurdo, nem mesmo considerou-se que tal condição ferisse o princípio de isonomia. Segundo o Sindicato, a área de atuação e o contexto justificavam a diferenciação.
    Não obstante, quando os profissionais de nível superior tiveram a expectativa de aumento diferenciado, o Sr. prontamente levantou a bandeira do absurdo, e o Sindicato rapidamente mobilizou-se para opor-se à proposta.
    Interessante como a opinião pode ser diferente quando se olha apenas para o umbigo, não mesmo?

    ResponderExcluir
  11. Sr Biaia,
    Realmente os Analistas de Correios (não são apenas analistas de sistemas, como disse um colega anteriormente, mas qualquer cargo superior que hoje é intitulado de analista de correios) estão com os salários aquém dos salários de outras empresas públicas, sociedades de economia mista e órgãos públicos federais.
    A ECT atualmente está servindo apenas de trampolim para os seus empregados. Explico; os empregados aprendem a TRABALHAR BEM, mas não ficam na Empresa por causa do salário defasado. Assim, o quadro de pessoal está sempre se alterando (não digo renovando porque dá sentido de melhorar o quadro e não é isso o que acontece) com saída de empregados com pleno conhecimento adquirido nas respectivas áreas de atuação e entrada de pessoas inexperientes que levam no mínino quatro anos para criarem expertise.
    Sobretudo na área de tecnologia, a defasagem é mais perceptível. Órgãos que há cinco anos remuneravam seus funcionários menos que os Correios, hoje estão pagando melhor. Exemplos: Dataprev e Serpro.
    Em suma, em que pese eu não conhecer o seu trabalho de defesa da classe dos cargos operacionais, que acredito que o faça bem, senão não teria tornado-se digno de estima por aquela classe durante 15 anos, espero que não deturpe ações que estão (ou estariam) sendo tomadas para melhorar a remuneração do cargo de nível superior. Um representante de sindicalizados não pode se calcar em “conversa de corredor” para enunciar um assunto que é afeto a mais de 100 mil empregados. Se o aumento em tela fosse realmente para o “alto escalão”, pode ter certeza que os Analistas de Correios também iam manifestar desagrado com tal ação.
    Crítica construtiva: não precisa escrever “trabalhadores (as)” para entender que você fala tanto com os homens e as mulheres. Escreva apenas “trabalhadores”, é mais bonito!

    ResponderExcluir
  12. Congere

    Se você ler a matéria que postei com o titulo:"Distorções nos salários dos CORREIOS, em relação ao mercado de trabalho" - verá que não deturpando nenhuma ação em relação ao aumento que seria dado ao NÍVEL SUPERIOR com o argumento que hoje esta defasado em relação ao mercado de trabalho. Concordo plenamente que esteja, assim como do NÍVEL MÉDIO também esta. Portanto não é na canetada que se resolverá este problema - mas sim numa discussão séria no PCCS, principal instrumento a ser usado para corrigir as distorções do NÍVEL SUPERIOR e NÍVEL MÉDIO.

    Quanto a crítica construtiva, eu agradeço de coração - mas continuarei postando da mesma forma mesmo sabendo que quando cito trabalhador é de entendimento de todos que trata-se de "homem e mulher" - é que na minha militancia sindical, aprendi a frisar as "MULHERES" em destaque, demonstrando que elas não represantam um papel secundario na ECT e na sociedade.

    Não deixe de ler a matéria: "Distorções nos salários dos CORREIOS, em relação ao mercado de trabalho"

    Respeitoso abraço

    ResponderExcluir
  13. Ao Sindicato,

    Sou recém-contratado na empresa (analista), e tinha ficado muito feliz quando soube que teríamos 30% de aumento, imagina que poderia pagar minhas despesas básicas, sem deixar acumular para o próximo mês. Mas, ao receber via e-mail, o protesto que o Sindicato fez em relação ao aumento da faixa salarial dos funcionários de nível superior, fiquei decepcionado e digo de experiência em conflitos empresarias, que o sindicato motivou as seguintes situações com esta matéria:

    - Os profissionais de nível superior, não irão aderir a este sindicato;
    - É possível, iniciar uma discordia interna, entre nível superior e outras categorias dentro da própria empresa;
    - Com esta matéria, o sindicato perderá força numa parcela dentro da empresa;
    - Com esta matéria, o sindicato, contribuirá para a saída de profissionais da empresa;
    - O objetivo do sindicato, não foi alcançado neste assunto, pelo contrarário, foi totalmente contraditório.
    - O Brasil está e irá evoluir e todos nós, iremos contribuir com seu trabalho, mas tem uma categoria (nível superior) que é capaz de acelerar, modificar, criticar, modernizar qualquer crescimento dentro de uma organização.

    Ratifico outros comentários:

    Peça desculpa e ajude a classe de nível superior, pois somos todos um, somos seres humanos e merecemos alegria, igual ao pessoal, que ganhou 30% de gratificação.

    ResponderExcluir
  14. Olha sou Agente de Correios - Atividade Suporte, e estou com o Sindicato, que negócio é este de dar aumento na canetada somente para uma parcela de Ecetista, em nome de que estudou muito, que palhaçada é esta, minha classe não tem direito também, nós não recebemos as gratificações que os Carteiros, Motoristas e OTTs receberam e nem por isto estão nos dando 30% de aumento. É quer saber de uma coisa o pessoal da Operacional merece, vocês já viram pessoas da Administrativa ou este pessoal da de nível superior ir a luta, fazer greve ou qualquer outra coisa para conseguir beneficios na Empresa, eu nunca vi, então vamos parar de choradeira, para nós que não vamos a luta para conquistar qualquer coisa, que não colocamos nosso pescoço a prêmio e só nos beneficiamos da lutas dos carteiros, não há que haver chororo não. E se houver aumento, que seja para todos e não somente para uma parcela de iluminados dos Correios.

    ResponderExcluir
  15. ô seu helio dias, seu comentario tenta argumentar, mas no fundo encerra a mesma inveja da area operacional: voces nao aceitam a "canetada" mas querem querem ganhar mais sem estudo, sem esforço. isso, por acaso, tambem nao é uma outra "canetada"? Ganhar mais "na marra"? Querem entao inventar uma nova lógica para o mundo, pois afinal em que país do mundo as pessoas que nao estudaram ganham o mesmo do que os graduados? As escolas tecnicas estao aí pra provar esse engodo. Mas o sindicato nao quer saber de coerencia, né? e nem voce. Nós nao chegamos na ECT "de graça", não!... Passamos no mínimo cinco anos "ralando", perdendo fins de semana, tendo que fazer trabalhos, provas, seminarios enquanto muitos de voces usavam os mesmos fins de semana pra ir se divertir, jogar bola, ir pra praia, beber e tudo o mais!... E isso sem contar o pessoal que tem que fazer pós-graduação. Não esqueça de que quem é senior teve que fazer no mínimo TRES CONCURSOS pra estar onde está! Nós preferimos deixar o divertimento pra depois, mas quando voces nos vêem no topo só sabem justificar a própria preguiça tendo raiva que quem chegou lá. Nós subimos de forma honesta, a propria ect faz concurso a toda hora inclusive pras funcoes. se estao insatisfeitos, por que voces nao participam delas? Nós temos culpa do fracasso de voces? Aí voce apela e "vai à luta", né? Mas quem disse que é só fazendo greve e brigando com patrao que se consegue as coisas? Nao é porque voces acreditam nisso que todo mundo tem que acreditar. E as pessoas muitas vezes nao participam nao é por serem "pelegas", mas por nao concordarem com muitos métodos, ora! Já existe um blog dos analistas que mostra que ao menos OITO EMPRESAS estao pagando salarios iniciais no minimo O DOBRO do que a ect paga pro pessoal dela. entao mesmo que os 30% saíssem, ainda assim, nem resolveria o nosso problema - tamanha a defasagem. Agora, que dado real voces têm para justificar o mesmo discurso de qualquer empregado, que quer sempre ganhar mais e mais? Chorar, todo mundo chora. Tem muita gente que gasta mais do que pode. Mas os analistas estao se baseando em FATOS! E voces falam tanto em moralidade, justiça, mas quando só os carteiros ganharam os 30% voces nao lembraram de nada disso. Ficaram foi caladinhos. e nenhum analista foi fazer campanha pra dar pra tras o aumento que só voces ganharam. incoerencia, aliás, é o que mais tem nos inumeros sindicatos da vida. Tá chovendo de sindicalista que bastou ganhar uma função pra esquecer de tudo o que sempre defendeu. Muitos, aliás, já estao é dando exemplo totalmente oposto ao que sempre deram...

    ResponderExcluir