"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Entrega pela manhã

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS



No dia de ontem veiculou no “JORNAL CIDADE – SP, uma matéria com o titulo: “ CALOR: sol forte castiga trabalhadores ao ar livre”.

A reportagem de Ednéia Silva, procura retratar o sofrimento de pessoas que trabalham ao ar livre, como: pedreiros, CARTEIROS, bóias-frias, garis e demais categorias que não tem como trabalhar protegidos do sol.

O que me chama a atenção na matéria é como a direção da ECT é "CARA DE PAU", quando são abordados neste tema, vejam parte do trecho da reportagem:


“Algumas empresas têm consciência sobre os perigos que os raios solares representam para seus funcionários e fornecem material de proteção, inclusive o protetor solar. Os CORREIOS, por exemplo, exigem que os carteiros usem filtros solares, além dos uniformes compridos e grossos, bonés e sapatos.


Aliás, por esse motivo, o sindicato da categoria reivindica a troca de horário de entrega das cartas do período da tarde para o período da manhã. O pedido está sob análise do Ministério das Comunicações”.


Jornal da Cidade-SP
Por Ednéia Silva
25/02/2010


Leia Mais...


Brincadeira uma declaração desta, os trabalhadores (as) ECETISTAS reivindicam entrega pela manhã a mais de duas décadas e nunca fomos atendidos. Inclusive na ultima CAMPANHA SALARIAL 2009/2010 – entrega pela manhã – foi um dos eixos principais da nossa luta.

A direção da ECT em mesa de negociação, nem se quer, quis discutir o assunto, se limitando a dizer que nossa reivindicação de entrega pela manhã era TECNICAMENTE inviável.

Mas todas as vezes que abordados pela imprensa sobre esta reivindicação antiga dos ECETISTAS, mentem que nosso pedido está sob analise do MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, desviando o assunto para o PROTETOR SOLAR que cedem para os CARTEIROS, o que é uma piada de muito mau gosto, pois brincam de estar cuidando da saúde dos trabalhadores (as).

Protetor solar é EPI para o CARTEIRO, portanto, deveria ser individual cada um com o “FATOR” adequado para cada pele – indicado por um demartologista – e não aquele “TUBÃO” coletivo, que fica na frente do CDD. Na verdade o ideal é que cada CARTEIRO saía com seu frasco na bolsa para que possa reaplicar o protetor solar, pois depois de um tempo andando debaixo do sol, transpirando a primeira aplicação perde seu efeito.

Já vi muitos carteiros no CDD aplicando aquele creme do “TUBÃO” coletivo (que eu me recuso a chamar de PROTETOR SOLAR) e colocando um pouco em saquinho plástico para levar consigo e aplicar mais tarde. Fica a pergunta: É correto carregar o “PROTETOR SOLAR” em saquinho plástico? Será que tem o efeito esperado?

Pena que os homens que tomam as decisões na ECT, brinquem com um assunto tão sério deste – brincam com a nossa saúde – brincam com as nossas vidas...





0 comentários:

Postar um comentário