"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

“Depressão” – Uma doença que tem aumentado na ECT



Nos últimos tempos tem aumentado o numero de afastamento médico de trabalhadores (as) ECETISTAS por problemas de depressão. A OMS ( Organização Mundial da Saúde) afirma que a depressão é a doença do século.


Falta de condições de trabalho, sobrecarga, preocupação com metas absurdas, assédio moral e assédio sexual, tem pressionado os trabalhadores (as), levando muitos ECETISTAS a se tratarem da depressão.


Leia Mais...


Dos trabalhadores (as) que chegam ao SINDICATO procurando ajuda, notamos que o conjunto de situações citado acima acabam acarretando no mínimo três sintomas, que são: FÍSICOS, EMOCIONAIS e de COMPORTAMENTOS.

FÍSICO
- Dores musculares, como: dor de cabeça, coluna, taquicardia, hipertensão arterial, problemas gastrintestinais, forte sensação de cansaço e etc.

EMOCIONAL – Gera tristeza sem motivo aparente, perda da auto-estima, ansiedade, desinteresse pela vida social, preocupação, insônia e outros.

COMPORTAMENTAL
– Muitos agem com agressividade com aqueles que estão mais próximo, geralmente a família como: mãe, pai, esposa e filhos , reclamam de distúrbios alimentares, ora comendo compulsivamente e em outros momentos não comendo nada, perda de interesse pelo trabalho e mudanças de libido. Boa parte destes companheiros (as) se acham inútil e culpado pela situação que se encontram, muitos confessam ter idéias suicidas e outros não ficaram apenas na idéia e tentaram se matar.

Este assunto é muito sério, já passou da hora da direção da ECT tratar a saúde dos trabalhadores (as) ECETISTAS com mais seriedade. Os exames médicos: periódico e demissional da EMPRESA são, em sua maioria, realizados de forma superficial, visando apenas a aptidão física (muitas vezes nem isto) e não a mental, o que aumenta a dificuldade em se constatar eventual quadro depressivo dos trabalhadores (a).

Na verdade os trabalhadores (as) que estão nesta situação se encontram completamente abandonados, tanto pelo INSS que muitas vezes da alta para que voltem ao trabalho mesmo que os companheiros (as) não tenham se recuperado da doença. E a ECT que por sua vez deveria cuidar dos seus, também vira as costas para os seus "COLABORADORES" (como gostam de nos chamar), quando na verdade poderia estar acompanhando efetivamente a recuperação do seu maior patrimônio que é o ECETISTA, recuperando o ser humano para a sociedade e principalmente para os seus familiares.

A direção do SINTECT/CAS anda muito preocupada com o numero de trabalhadores (as) que tem os procurado nesta situação, entendem que o MOVIMENTO SINDICAL tem o importante papel de aprofundar neste assunto, organizar os trabalhadores (as) que são as vitimas deste “MAL” e juntos exigir da direção da ECT uma política preventiva de fato, a saúde de todos ECETISTAS.

Mais do que nunca temos que nos organizar e lutar por condições de trabalho, contratações, fim das dobras, fim das metas absurdas, contra o assédio moral e assédio sexual. Lutemos agora, ou, seremos os futuros “DEPRESSIVOS” do amanhã.

Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS





0 comentários:

Postar um comentário