"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ASSALTOS – Perigo constante enfrentados pelos ATENDENTES e CARTEIROS


Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Cada dia que passa aumenta os assaltos nas agências dos CORREIOS, principalmente nas cidades pequenas. Embora os bandidos não assaltem grandes volumes em dinheiro como nos grandes centros, preferem as cidades menores pela facilidade que encontram para fugir. A facilidade é tanta que muitas vezes os mesmo bandidos voltam várias vezes na mesma agência para assaltá-las novamente.


O agravante é que além da ECT não proporcionar seguranças para os atendentes e usuários destas agencias (leia-se: Banco Postal/Bradesco) a primeira coisa que se preocupam em saber quando ocorrem estes assaltos, é dos numerários, ou seja, quantos levaram dos caixas e do cofre, não dando a devida atenção ao seu maior patrimônio (TRABALHADOR (A) ECETISTA) que muitas vezes passam por torturas psicológicas, com os bandidos apontado arma de fogo para suas cabeças.


Leia Mais...


Com isto a direção da ECT tem desrespeitado o ACORDO COLETIVO – na cláusula 25 que diz: “A ECT emitirá CAT nos casos de doenças ocupacionais, de acidentes do trabalho e de ASSALTOS AOS EMPREGADOS em serviço...”.

É muito importante que os companheiros (as) façam valer este direito, exigindo da chefia a abertura da CAT, única garantia que o trabalhador (a) terá se porventura vier se afastar por problemas psicológicos, comprovando ao INSS tratar-se de ACIDENTE DE TRABALHO e não de AUXILO DOENÇA. Caso sua chefia recuse em abrir a CAT entre em contato com o SINDICATO imediatamente.

Esta orientação se estende aos carteiros pedestres e motorizados que também vem sendo vitimas de assaltos, por conta dos cartões de crédito, talões de cheques e principalmente produtos comprados pela internet e entregues pelos CORREIOS.


0 comentários:

Postar um comentário