"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CAMPANHA SALARIAL 2009/2010 - Saúde do Trabalhador

A saúde do trabalhador é um tema que deveria ser debatido o ano todo pela direção da ECT , em especial na Campanha Salarial da categoria. Mas este é mais um ponto da nossa PAUTA DE REIVINDICAÇÃO que os dirigentes da nossa empresa se recusam a discutirem com os trabalhadores (as).


Leia Mais...

Sempre que chega a data-base dos trabalhadores (as) a direção da ECT vem com o discurso que o CONVÊNIO MÉDICO da categoria é um custo muito alto para o CORREIOS, que tem que ser revisto e blá blá blá. Outro discurso também adotado pela ECT é o alto índice de abstenceismo por LICENÇA MÉDICA (LM), como se tudo isto fosse culpa dos trabalhadores (as).

A verdade é que a ECT é umas das empresas que mais lesionam trabalhadores (as) levando- os a ficarem afastados pelo INSS, tudo isto por não ter uma política de prevenção para seus funcionários (as). Que pena que enxerguem a política de prevenção como gasto e não como investimento.

Quando o trabalhador (a) entra na ECT reviram o candidato dos pés a cabeça com baterias de exames rigorosos, mas não usam o mesmo critério e rigor nos exames periódicos e também nas demissões dos trabalhadores (as). Um exemplo disto é o CARTEIRO onde o candidato além de passar pela bateria de exames médicos rigorosos também fazem o TESTE DE APETIDÃO FISICA (TAP), onde muitos são reprovados devido ao rigor deste teste.

A ECT contrata trabalhadores (as) com porte de super atletas para sugar suas energias o maximo que puder, pois é sabido que a grande maioria dos CARTEIROS se lesionam gravemente no período de 5 anos de empresa. Onde muitos destes companheiros (as) estão afastados nos CTCEs de todo país, sem receber os 30% de CARTEIROS nem os R$ 100,00 do adicional de OTT, ou seja, fazem como se faz com uma laranja que chupam todo o suco e jogam o bagaço.

Companheiros (as) temos que exigir uma política de prevenção na saúde séria por parte da ECT e a Campanha Salarial é o melhor momento para debatermos isto, portanto eis ai mais um motivo para irmos à luta.

Biaia- Coordenador Geral do SINTECT/CAS

0 comentários:

Postar um comentário