"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sábado, 12 de setembro de 2009

CAMPANHA SALARIAL 2009/2010 – ESTRATÉGIAS: DA ECT E A DOS TRABALHADORES (AS)

Companheiras e companheiros, estamos a 3 (três) dias de tomarmos uma decisão importante sobre a nossa CAMPANHA SALARIAL. Esta é a pior negociação que os trabalhadores (as) já viram, e olha que a maioria das negociações com a ECT é truncada, mas volto afirmar que esta é a pior negociação vista pelos trabalhadores (as). Digo isto sem medo de estar cometendo nenhum exagero.


Leia Mais...

Ontem (11/09/09) eu passei no CDD Vila Resende, na cidade de Piracicaba, para deixar Informativos do SINDICATO para os trabalhadores (as) daquele setor, quando um companheiro chegou até mim e disse: “Biaia, a negociação esta estranha este ano, nem a ECT esta soltando o PLANTÃO DO ACORDO dizendo a versão dela” e logo em seguida perguntou: “Será que isto não tem a ver com o Cantoara estar do lado de lá e por conhecer como os trabalhadores agem ajudou a empresa mudar sua estratégia?”. Para os companheiros (as) que não sabem o Cantoara foi Secretario Geral da FENTECT na gestão passada e também foi eleito para o CONSELHO FISCAL DO POSTALIS como candidato dos trabalhadores (as), e hoje ocupa um cargo de confiança na ECT como COORDENADOR DO COMITE DE RELAÇÕES DO TRABALHO. Ou seja, Cantoara é quem esta chefiando a negociação pelo lado da ECT.

Digo que o companheiro tem razão sobre a negociação estar estranha, o silencio fúnebre por parte da direção da ECT é preocupante e os trabalhadores (as) devem ficar ALERTAS. Conhecendo nossa EMPRESA do jeito que conhecemos o pacote de maldade já esta pronto, eles devem estar apenas afinando o discurso de como tentar ludribiar os trabalhadores (as) de que a proposta oferecida é boa.

Quanto ao fato de ter o dedo do Cantoara nesta nova estratégia de enrolação da ECT, digo que pode ser que tenha. E se realmente ele estiver por trás desta estratégia é lamentável, pois tive a oportunidade de várias vezes sentar com Carlos Henrique, presidente da ECT, em negociações da FENTECT e o Cantoara exigir transparência por parte dos dirigentes dos CORREIOS. Agora ele esta do lado de lá da mesa e temos que exigir transparência nas negociações, que é o que o Cantoara exigia e com razão quando estava do lado de cá nas negociações.

Na verdade a luta de classe tem dois lados, CAPITAL x TRABALHO, ou você esta de um lado ou do outro neste conflito. Eu não tenho a ilusão que a EMPRESA vá pagar um alto salário para que o Cantoara continue sendo sindicalista, é obvio que ela vai explorar seu conhecimento para montar sua estratégia e tentar frear a luta dos trabalhadores (as).

A direção da ECT esta lá, montando sua estratégia contras os 115 mil funcionários, nas salas encarpetadas e com ar condicionado do prédio central, mas penso que os trabalhadores (as) não têm que se preocupar com isto, não importa quem esteja do lado de lá ajudando na estratégia deles. Nós temos a nossa estratégia e não é segredo para ninguém, os companheiros (as) não podem esquecer que o chefe maior desta nação também foi sindicalista e que conhece toda nossa estratégia. Mas nem por isto deixamos de fazer o enfrentamento contra o governo Lula e saímos vitoriosos nestes combates.

E saímos vitoriosos porque a nossa estratégia não é nova, as conquistas e direitos que a classe trabalhadora tem hoje é fruto da sua própria luta. Não precisamos ficar numa sala com ar condicionado pensando o que vamos fazer, nossa estratégia já esta definida, é cruzar os braços e tomar as ruas para denunciar mais uma vez o descaso dos dirigentes dos CORREIOS e só retornamos ao trabalho com o que é nosso por DIREITO.

Nossa ESTRATÉGIA só não vai funcionar se titubearmos, ai vencerá o lado de lá. Portanto, todos (as) na assembléia do dia 15/09.

Bom fim de semana a todos (as), reservem suas energias que semana que vem promete.

Biaia – Coordenador Geral do SINTECT/CAS

2 comentários:

  1. biaia ,concordo com o companheiro de piracicaba,o cantoara usou agente atravez do sindicato e hoje joga o jogo empresa,discordo apenas no quesito carater ,qem tem não se vende ,nem muda seus principios,lamentável oque está ocorrendo,outra coisa que está se vinculando por aí é que a empresa vai lançar uma proposta de dois anos de dissidio com um bom aumento de salário,dizem 20% é verdade,se for voce é contra ou a favor,eu sou a favor pois a gente já teria o aumento refletindo em nossos salários a partir de agora e também no fundo de garantia ,ferias etc,alem também no adicinal de risco, saudaçoes sindicais ,um abraço

    ResponderExcluir
  2. Companheira Aline, a ECT já demonstrou o seu desejo de negociar por 2 anos, mas até agora ela não apresentou o índice. Quanto eu a ser a favor ou contra, é impossivel expressar minha opinião sem ter a proposta no papel. Penso que temos que analisar com muita cautela, a direção da EMPRESA já demonstrou nos últimos anos que ela não é boazinha, ou seja, eles costumam dar com uma mão e tirar com a outra. De qualquer forma ficaram de apresentar a proposta hoje, se isto acontecer vamos analisar os prós e contras e debater na assembléia de amanhã (15/09/09) no conjunto dos trabalhadores (as). Companheira Aline, sua opinião foi muito importante, espero que saíamos vitoriosos deste processo. Saudações Sindicais...Biaia.

    ResponderExcluir