"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

domingo, 20 de setembro de 2009

A cada postura que a direção toma, fico mais convencido que 2 anos é a maior furada para os trabalhadores (as)

Quando vejo o Lula todo irritado com a greve, dizendo não conhecer a nossa PAUTA, mas que é hora de parar, alguns dirigentes sindicais atropelando a vontade dos trabalhadores (as) e a ECT toda desesperada, inclusive antecipando o pagamento para tentar acabar com a greve, mais eu me convenço que os dois anos é bom para um lado só, ou seja, para a ECT e para o Governo.


A ECT soltou um novo “PLANTÃO DO ACORDO” de n° 12, no dia 18/09/09 (sexta-feira), dizendo o seguinte:


Leia Mais...

COMUNICADO AOS EMPREGADOS

Em respeito à maioria absoluta dos empregados, aos sindicatos que aprovaram a proposta, a todos os cidadãos que contam com a prestação dos serviços postais e aos clientes da Empresa, a Diretoria Colegiada da ECT decidiu, em reunião extraordinária, nesta tarde, adotar os seguintes procedimentos:

• Implantar de imediato a proposta para Acordo Coletivo de Trabalho para dois anos, de 2009 a 2011, com reajuste de 9% na tabela de salários, antecipando o pagamento para o dia 25 de setembro;

• Antecipar, para 25 de setembro, a distribuição de 50% do crédito do Vale Extra (Natal) previsto para dezembro de 2009;

• Descontar os dias parados;

• Ajuizar, de imediato, dissídio junto ao TST.


Companheiras e companheiros, nós conhecemos bem a EMPRESA que trabalhamos, não é estranho este surto de bondade repentina?!

Ela diz: “em respeito absoluto a maioria absoluta dos empregados”, a pergunta é: que respeito é este, onde a direção da ECT enrolou o tempo todo na negociação com os trabalhadores (as)?!.

Mesmo esta proposta que ela diz que vai antecipar, não veio da vontade própria da direção da ECT, mas sim, fruto da GREVE dos trabalhadores (as). Quando a ECT diz que estará antecipando pagamento e ticket extra também em respeito aos SINDICATOS que aprovaram a proposta, que fique registrado que estes são MINORIA em relação aos 35 SINDICATOS filiados a FENTECT,que dos 35 entidades filiadas a FEDERAÇÃO apenas 7 entidades aceitaram a proposta.

É uma pena que estes SINDICATOS tenham se curvado diante da primeira proposta da ECT, logo no primeiro dia de greve. A Empresa não faz questão nenhuma de esconder o seu verdadeiro motivo de fechar um acordo coletivo para dois anos. Vejam o que o presidente da ECT, Carlos Custódio disse no dia 16/09 em entrevista a imprensa: [...]”que a proposta de 9% foi feita ao Comando de Greve, mas que não houve tempo de ser discutida com as bases regionais. Ele reforçou a idéia de que as negociações são todas para um acordo que vale por dois anos. “Queremos um acordo bianual para sair dessa questão de greve todos os anos”, disse Custódio[...]”.

Neste mesmo dia o Ministro das Comunicações, Hélio Costa esteve no Congresso Nacional, com a FRENTE PARLAMENTAR e a mesma reportagem diz o seguinte: [...]”Ao sair do Congresso Nacional, Hélio Costa admitiu a possibilidade da vigência desse acordo ser reduzida para um ano, se houver resistência dos funcionários dos Correios”. Leia a matéria na integra no G1(globo.com).

Portanto companheiras e companheiros se são de resistência que a direção da ECT, o Ministro das Comunicações, Hélio Costa e o presidente Lula precisam para reduzir o acordo para um ano, então vamos resistir.

O problema dos homens do poder é que muitas coisas que falam de pé eles não sustentam sentados.Que o Hélio Costa honre suas palavras, pois os trabalhadores (as) já deixaram claro que não aceitam acordo bianual. A greve continua.

Saudações Sindicais a todos (as),
Biaia – Coordenador Geral do SINTECT/CAS

0 comentários:

Postar um comentário