"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Disfarce de carteiros é o preferido dos assaltantes

Hoje (02/09/09) esta veiculando no Jornal Estado de São Paulo no caderno CIDADES/METRÓPOLE uma matéria com o titulo: "Disfarce de carteiro é o preferido dos assaltantes". A reportagem diz que: "O documento da CAP mostra que o disfarce predileto dos bandidos é a roupa de carteiro. Ela foi usado 19 vezes pelos criminosos. O segundo mais utilizado é o de funcionário da Sabesp, seguido pelos uniformes da Polícia Civil. Em quarto lugar, aparece a roupa de funcionários de empresas de televisão a cabo. Nos outros 165 casos, os bandidos não usaram disfarces".

Nesta mesma matéria as empresas dizem o que a população deve fazer para não ser pega de surpresa com bandidos disfaçados com seus uniformes, vejam a orientação dos CORREIOS: "No caso dos CORREIOS, como o carteiro que passa na residência é quase sempre o mesmo, a empresa sugere que se desconfie caso o funcionário seja "novo" ou passe em horários muito diferentes do habitual. Segundo os CORREIOS, além do uniforme, deve-se observar se o funcionário utiliza crachá com nome e logomarca".

"Deve-se verificar também se o carteiro porta uma listagem dos objetos registrados, que o destinatário deverá assinar após receber a encomenda - na listagem, deve haver logomarca dos CORREIOS, relação de objetos a serem entregues e os endereços dos destinatários. A empresa ressalta também que não há necessidade de o carteiro entrar para realizar nenhuma entrega ou coleta".

Todos nós sabemos que hoje os CORREIOS tem dificuldade em manter o mesmo carteiro por muito tempo no mesmo setor, no interior do estado é normal emprestarem carteiros de um CDD para outro e até mesmo de uma cidade para outra. E quando isto acontece também é normal encontrar estes carteiros mais perdidos que cego em tiroteio e com isto passando nestes setores fora do horario habitual que o titular do distrito costuma passar.

Foi-se o tempo que o carteiro ficava 20 anos no mesmo setor, hoje a ECT não tem uma politica de contratação para suprir suas necessidades e nem um efetivo reserva suficiente. Por conta disto tem causado uma sobrecarga nos seus trabalhadores (as) fazendo que muitos se afastem pelo INSS por longos periodos. Portanto companheiros (as), depois desta é melhor irmos nos acostumando com a população chamando a policia para os carteiros, pois a ECT "sugere que se desconfie caso o funcionário seja "novo" ou passe em horários muito diferentes do habitual".

Companheiros (as) estamos em Campanha Salarial e agora é a hora de exigirmos CONTRATAÇÃO JÁ que é uma das bandeiras de luta da categoria e que a direção da ECT se nega a discutir. Não podemos deixar a direção dos CORREIOS mentir discaradamente na mídia, sabemos que nossa realidade é totalmente diferente. Temos que exigir uma negociação séria por parte da direção dos CORREIOS, ou iremos as ruas denunciar que o motivo da nossa GREVE além da questão economica também passa pela falta de contratação e que este é motivo dos atrasos de correspondencias e também das trocas constantes dos carteiros dos seus distritos.

Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS

0 comentários:

Postar um comentário