"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Campanha Salarial 2012/2013 - Em respeito aos trabalhadores, que as rodadas de negociação sejam transmitidas ao vivo pela internet

Por Biaia
Coordenador Geral
do SINTECT/CAS


A ECT tem bombardeado os trabalhadores ecetistas desde o inicio do mês, com a conversa de que quer negociar, mas que a FENTECT tem se recusado em sentar-se à mesa de negociação – mesmo com a Federação protocolando documento para esclarecer que só poderia negociar a partir de 26/07 – o motivo é que no XI CONTECT realizado em Fortaleza/CE houve mudanças no estatuto da FENTECT, sendo umas das mudanças o novo modelo de Comando de Negociação e Mobilização dos Trabalhadores – passando de 7 negociadores para 41 negociadores – sendo 6 negociadores da Federação e os outros 35 negociadores indicados pelos Sindicatos através de suas diretorias ou eleitos em assembléias. A nova diretoria da FENTECT esclareceu que diante destas mudanças precisaria de um tempo para se adequar ao novo modelo, mas que tão logo estas questões fossem resolvidas sentaria-se à mesa de negociação para discutir a pauta de reivindicação dos trabalhadores, propondo o dia 26/07 para dar inicio as negociações.

Enfim, o Comando de Negociação e Mobilização dos Trabalhadores protocolaram a pauta de reivindicação para a direção da ECT no dia 26/07 e já tiveram a primeira reunião. Vamos ver como os negociadores ‘bonzinhos” da ECT vão se comportar daqui para frente – veremos se aquela pressa toda em negociar era de fato RESPEITO aos trabalhadores ou se era só JOGO DE CENA – Eu particularmente fico com a segunda opção. Digo isto por dois motivos.

1º motivo: é que mesmo antes de protocolarmos a Pauta de Reivindicação dos Trabalhadores, os ex-sindicalistas que estão na mesa de negociação pela ECT desqualificavam os representantes dos trabalhadores e a pauta construída no Fórum da categoria, alias, como fazem todos os anos.

2º motivo: é que não negociar com o funcionalismo público faz parte da política da Presidenta Dilma (PT) - basta olhar como o seu governo vem tratando os servidores públicos em greve – da mesma forma que tratou os ecetistas na campanha salarial passada, atacando os trabalhadores ao invés de privilegiar a negociação.

Não é por acaso que nas redes sociais estamos vendo dirigentes sindicais ligados ao Partido dos Trabalhadores e do PC do B dizerem que este ano os trabalhadores não terão aumento real de salário, tentam jogar a culpa para a nova direção da FENTECT - com o argumento que são um bando de radicais – quando na verdade o governo que eles defendem que tem sido radical com o funcionalismo público em geral. Querem na verdade brindar a TRAIÇÃO de seus partidos (PT e PC do B) com esta conversa fiada.

Dizem que a Pauta de Reivindicação dos Trabalhadores é inchada parecendo um “FRANKENSTEIN” quando na verdade é a nossa gloriosa ECT, que sempre foi considerada um dos melhores Correios do mundo, que se transformou num verdadeiro “MONSTRO” irreconhecível pela população, lhes apresentando um serviço de péssima qualidade, por conta do sucateamento que a empresa vem sofrendo nos últimos anos – um caos total – falta material de trabalho, os ecetistas sofrem sobrecarga de trabalho, assedio moral, prédios precários, distritos desproporcionais, falta contratação, descaso com a saúde dos trabalhadores , etc e etc. Se formos enumerar todos os problemas ficaremos aqui até amanhã.

Neste sentido, a Pauta de Reivindicação dos Trabalhadores nada mais é do que o “RAIO X” dos problemas que a categoria vivem no seu dia-a-dia. Se a direção da ECT vê a reivindicação dos trabalhadores como um “FRANKENSTEIN” é porque certamente enxerga em nossa PAUTA o espelho de todas as barbaridades por ela aplicada sobre os trabalhadores, e talvez seja por isto que os ex-sindicalistas que estão na mesa de negociação não querem nem ouvirem o que os Representantes dos Trabalhadores tem para explanarem - eles sabem que o documento expressa a VOZ e os ANSEIOS dos trabalhadores, e com certeza a consciência culpada destes “TRAIDORES” não suportam ouvirem todas as VERDADES, se é que ainda tenham CONSCIÊNCIA – e por isto propõem uma negociação relâmpago com o termino para o dia 31/07, como se fosse possível discutir e resolver em apenas cinco dias todos os problemas apontados pelos trabalhadores na Pauta de Reivindicação, problemas estes que se arrastam por vários anos. E depois querem falar de RESPEITO!


MAS FALANDO EM RESPEITO...


O Comando de Negociação e Mobilização da FENTECT propôs que a ECT permita que as negociações sejam transmitidas ao vivo pela internet a todos os trabalhadores, pelo site da própria empresa e dos SINDICATOS.

Só assim o trabalhador poderá ver quem esta dizendo a verdade sobre as negociações, poderá analisar como as partes estão se comportando e com isto tirar sua propria conclusão.

Se a ECT quer de fato fazer uma negociação séria e dentro do respeito, não vejo problema nenhum para que permitam a transmissão, uma vez, que a empresa não tenha nada para esconder dos trabalhadores. Sem sombra de duvidas será uma grande demonstração de RESPEITO!

E ai Wagner Pinheiro (PT), aceita o desafio dos Representantes dos Trabalhadores?!

Os negociadores da ECT ficaram de levar a proposta para diretoria, mas já argumentaram que não sabem se a empresa tem capacidade tecnica para transmitirem a negociação. Se for este o problema, a FENTECT transmite!