"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PLR - Informe




Clique nas imagens para aumentá-las

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reunião da FENTECT e ECT marca início das negociações sobre a PLR

Por Rogério Ubine
Dirigente da FENTECT


Aconteceu no dia 23/02/2011 a primeira reunião entre a FENTECT e a ECT para tratar do tema PLR. Na reunião foi feita a apresentação dos membros da comissão da empresa. Após apresentações onde a FENTECT deixou claro que espera uma negociação rápida e objetiva. A FENTECT apresentou sua proposta aprovada no CONSIN de R$ 2.000,00 linear. A justificativa para ECT vai ao sentido da produtividade avassaladora dos trabalhadores, quem tem mesmo sem efetivo, garantido a continuidade dos correios. A empresa propôs que se negocie critério para a PLR de 2010 e 2011. Ficou acertado que a negociação terá a data limite dia 23/03. Ficou acertado a nova reunião para amanhã, onde acertaremos o calendário de reunião e a empresa fará sua apresentação sobre a PLR.

Comentário do Blogueiro:

Eles querem discutir critérios! Que critérios?!

Critério de avaliação: Estamos desde do segundo semestre trabalhando com quase sete mil ecetistas a menos que sairam da ECT aderindo o PDV, mais uma outra parcela que deixou a categoria por ter passado em outros concursos públicos ou por outras razões. Desde então os trabalhadores dos Correios estão trabalhando num plano de contingência, ou seja, sábados, domingos, feriados sem contar as horas extras nos dias normais de trabalho. Como eu já disse neste espaço, estamos a quase dois anos nos desdobrando por um, dois, três, quatro ou mais trabalhadores. Em tempo de contingência não se cobra excelência!

Critério de pagamento: "Linear" para todos os trabalhadores conforme proposta aprovada no 12° CONSIN ( Conselho de Sindicatos filiados a FENTECT).

Prefeita aliada de ex-ministro (Hélio Costa) é citada em representação

Fonte: O Estado de S.Paulo
Por Marcelo Portela
Publicado em 18/02/2011


Embora a sindicância promovida pelos Correios não tenha entrado em questões políticas, a representação feita ao Ministério Público Federal afirma que as irregularidades em concurso da empresa teriam sido feitas para beneficiar aliados do ex-ministro Hélio Costa (PMDB). Na época, ele já articulava sua candidatura ao governo de Minas, o que ocorreu em 2010. O próprio Costa inaugurou em Barbacena uma unidade da empresa. A representação enviada ao MPF pelo sindicato de funcionários dos Correios em Juiz de Fora e região cita apadrinhados de Danuza Bias Fortes (PMDB), prefeita de Barbacena e aliada de Costa, como beneficiados pelas irregularidades. Ela nega as indicações e diz não ter "participação direta ou indireta no processo".


Comentário do blogueiro:


Todo o “caos” que estamos vivendo hoje tem o dedo deste ex-ministro, conforme denuncia do ex-Diretor de Gestão e Pessoas, Pedro Bifano em entrevista a “FOLHA DE SÃO PAULO” e “FOLHA ONLINE” do dia 16/11/2011 (Clique aqui e leia a matéria na integra). O que é pior, fez tudo isto com a conveniência do Governo, uma vez, que os trabalhadores ECETISTAS já vinham denunciando há tempos os mandos e desmandos do ex-ministro. Ele deixou uma “bomba relógio” armada nos Correios e pelo jeito estão afim de ativá-la. A Mudança de Estatuto da ECT proposta por este Governo nada mais é que uma herança maldita do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) onde o ex-ministro Hélio Costa e o ex-presidente da ECT Carlos Custodio eram os maiores entusiastas na defesa destas mudanças que a Presidente Dilma pretende promover. Propuseram mudanças no GTI em nome dos trabalhadores sem sequer ouvir os ECETISTAS. Fortalecer a ECT passa pelo respeito aos trabalhadores e não apenas com falácia, como a Presidente Dilma vêm fazendo, onde o discurso esta muito distante da pratica.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROBLEMAS COM AS TERCEIRIZADAS

JURÍDICO

Por Dra. Fabiana Mara Mick Araújo

Advogada do SINTECT/CAS


O SINTECT/CAS, através de seu Departamento Jurídico, promoveu DENÚNCIA junto ao Ministério Público do Trabalho, em Campinas, sobre o problema frequente que temos visto com as empresas que colocam mão-de-obra terceirizada na ECT. Não bastasse toda a implicação que essa contratação traz aos trabalhadores efetivos da ECT, já que o que se precisa é a contratação efetiva de trabalhadores e não essa medida “tapa buracos”, muitas dessas empresas terceirizadas estão deixando de pagar SALÁRIOS, vale transporte e vale refeição aos MOT’s, que ficam “jogados à própria sorte”, às vezes até mesmo sem suas Carteiras de Trabalho, que não são devolvidas pelas empresas! Todo esse absurdo está colocado para apreciação dos Procuradores do Trabalho, e o SINTECT/CAS está de olho e cobrando as providências pertinentes!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PLR, Concurso Público e a promessa de Dilma de não PRIVATIZAR a ECT. Em quem confiar?!


Na terça-feira da semana passada (15/02/2011) a Direção da ECT soltou seu “PRIMEIRA HORA” com três assuntos que estão na ordem do dia para nós TRABALHADORES ECETISTAS, que são: PLR, Concurso Público e que a ECT não será PRIVATIZADA. Se me permitirem este humilde blogueiro irá expor sua opinião nos pontos debatidos no documento da Empresa

Leia Mais...


PLR
- A ECT designou os novos membros da Comissão Nacional de Negociação da PLR 2010, que se reuniram na última sexta-feira, na Administração Central, em Brasília. Como uma de suas primeiras ações, a comissão já entrou em contato com a Fentect e sugeriu a realização de reunião no próximo dia 23, a fim de continuar os entendimentos para o pagamento da PLR. O objetivo da ECT é definir um calendário de negociação e manter ações que valorizem os 109 mil empregados dos Correios.

Comentário do blogueiro:

Como a Empresa mesmo disse: já foram designados os negociadores da PLR por parte da ECT. Entre estes negociadores por parte da ECT temos ex-dirigentes da FENTECT que sempre defenderam uma PLR justa. Por enquanto não tem nada oficial, mas um destes negociadores já deixou escapar que a PLR deste ano será mais baixa que a do ano passado. Questionado como pode a PLR ser mais baixa que a anterior, uma vez, que os trabalhadores se desdobraram em 2, 3, 4, 5 e até mais para suprir a falta de funcionários na ECT que já se arrasta desde do segundo semestre de 2009, quando deixaram de trabalhar na empresa quase 7 mil ecetistas por conta do PDV. Período que diminuiu o numero de funcionários e aumentou a trafego postal no pais. PASMEM! A resposta foi que não houve aumentou de serviço, e segundo este negociador o que dá a impressão de aumento de serviço é justamente o fato de não ter ocorrido concurso público e portanto os trabalhadores ficam com a sensação que aumentou o volume de correspondência

É mole, estão dizendo que estamos tendo alucinações! Prefiro nem comentar...


CONCURSO PÚBLICO - As providências para a divulgação do edital do concurso público dos Correios em 2011 continuam, e a empresa reafirma o compromisso de realizá-lo no primeiro semestre deste ano. Serão oferecidas mais de 8 mil vagas em diversas áreas de atuação, possibilitando oportunidade de trabalho a milhares de profissionais do mercado. Em 2011, os Correios reforçarão suas equipes para aumentar cada vez mais sua eficiência e qualidade.

Comentário do blogueiro:

Esta do Concurso Público já deu o que tinha que dar. Estão nos enrolando e só não enxerga quem não quer. Se quisessem mesmo fazer este Concurso Público já teriam feito, a verdade é que existe um projeto em curso que é a criação de subsidiarias dentro da ECT onde não haverá a necessidade de contratações. Para isto precisam mudar o Estatuto da ECT eles pretendem coincidentemente fazer isto também no primeiro semestre. Até quando vai esta situação? Eles fingindo que estão correndo atrás de realizar um novo Concurso Público e nós fingindo que acreditamos! A hora de exigirmos as contratações necessárias é agora, pois, se aprovarem a mudança do Estatuto como pretende as coisas ficarão muito mais difícil.


ECT NÃO SERÁ PRIVATIZADA - A afirmação foi da própria Presidenta da República, Dilma Roussef, na última terça-feira, dia 8, na estréia da sua coluna semanal publicada em mais de 170 jornais de todo o País. Um empregado dos Correios queria saber se no governo do PT a ECT corria o risco de ser privatizada. A resposta da Presidenta foi taxativa. Ela disse: a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não será privatizada. Aliás, essa medida nem está em cogitação. O que nós buscamos é o fortalecimento da ECT como instituição pública importante para o desenvolvimento do Brasil. Assim, você e os mais de 100 mil empregados que compõem o quadro dos Correios podem ficar tranquilos, pois as iniciativas para modernizar a empresa não passam por sua privatização. Ao contrário, buscam tornar a empresa ainda mais forte. A logística para a execução do serviço postal, que inclui infraestrutura, processos adequados, tecnologia de ponta e pessoal qualificado, é a chave do sucesso dos Correios. Além de enfrentar os novos desafios que se apresentam, a empresa se prepara para aproveitar as oportunidades de ampliação dos negócios, especialmente em segmentos como de logística integrada, serviços financeiros postais e correio digital. Essas oportunidades são potencializadas pela ampla rede de atendimento da empresa, pela confiança da população na instituição e pela capacidade empreendedora dos seus recursos humanos.

Comentário do blogueiro:

Dilma mente quando diz que não irá PRIVATIZAR os Correios! Os Correios já esta PRIVATIZADO!

Sim companheiras e companheiros, falo isto sem medo de estar cometendo nenhum exagero. 70% dos transportes na ECT são terceirizados, as ACF´s nada mais é que uma terceirização. E agora estamos assistindo esta terceirização se aproximar na nossa “NUCA” com o numero aterrorizador de MOT´s instalados nos CTCE´s, CEE´s e CDD´s.

Como já disse no ponto acima, eles só querem aprovar a mudança de Estatuto para poder legalizar toda esta aberração que esta acontecendo hoje dentro dos Correios.
Pior que ainda tem gente que pergunta: “E agora, em que devo acreditar: Na Empresa e no Governo ou no Sindicato?”. Eu respondo: “Acredite naquilo que você esta vendo”. Desde do segundo semestre de 2009 falam que vão realizar Concurso Público e nada. Os MOT´s atuam em tudo quanto é área da ECT, inclusive nos trabalhos fins da Empresa.

As condições de trabalho pioram a cada dia e o que vemos por parte dos dirigentes da ECT e do governo são apenas falácias e nada mais.

Companheiras e companheiros, embora a Presidente Dilma tenha dito para ficarmos tranqüilos quero dizer que não podemos. Estão desmontando a nossa Empresa. Estão destruindo nossos empregos. E não resta outra alternativa para os trabalhadores Ecetistas senão o enfrentamento com este governo. Nós podemos ficar com raiva, indignados, putos da vidas – menos tranqüilos. Devemos gritar numa única só voz para que faça eco na sociedade:

Não a Precarização dos Serviços! Queremos um PCCS dos Trabalhadores!
Não a Terceirização! Concurso Público Já!
Queremos uma Empresa 100% Estatal, Pública e de Qualidade!

Quando conquistarmos isto, devemos ficar tranqüilos...


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Trabalhadores do CTCE/CAS protestam contra o excesso de hora-extra que estão sendo submetidos.


Por Biaia Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Os trabalhadores (as) do CTCE/CAS foram convocados a fazerem uma “hora-extra” por dia por tempo indeterminado. A direção da COMPLEXO CETCE/CAS convocou na ultima sexta-feira (18/02/2011) os trabalhadores do turno II a entrarem uma hora mais cedo, dizendo que o FRETADO que leva os funcionários até aquela unidade passaria uma hora antes, portanto, aquele que não tivessem no ponto de ônibus, no novo horário determinado por eles teriam que se virar para pegar condução ou usar veículo particular para trabalhar. Já para o turno I que sai as 15h00 foram comunicados no dia 21/02/2011 que a partir daquela data também estavam convocados para trabalhar uma hora extra por dia, onde o FRETADO que sai do COMPLEXO CTCE/CAS as 15h00 passaria a sair as 16h00, portanto, os trabalhadores ficariam refém sem ter como irem embora depois de cumprirem sua jornada de trabalho.


Leia Mais...


Esta situação causou grande revolta nos trabalhadores e junto com a Direção do SINTECT/CAS os companheiros e companheiras do COMPLEXO CTCE/CAS resolveram não entrar uma hora antes. Os trabalhadores do turno II pararam em frente da unidade e exigiram que tal medida fosse revogada, uma vez, que os trabalhadores têm realizados constantes horas-extras inclusive nos domingos – todos foram unânimes em dizer: “se a Direção do CTCE/CAS insistirem com esta medida, nós cruzaremos os braços por tempo indeterminado”. Ao mesmo tempo em que as companheiras e companheiros do turno II faziam este movimento, os trabalhadores do turno I também se organizavam do lado de dentro para sair as 15h00 e engrossar o protesto contra o excesso de hora-extra.

A Direção do SINTECT/CAS negociava o cancelamento desta convocação por tempo indeterminado diretamente com a DR/SPI, onde os interlocutores do outro lado diziam que esta convocação se fazia necessário por conta da falta de MOT´s que não tem ido trabalhar por não receberam, mas que no prazo de 20 dias estará chegando novos trabalhadores terceirizados. Não concordamos com tal argumentação e então ficou agendado uma nova reunião para o dia 22/02/2011 (terça-feira) às 15h00 no CTCE/CAS para discutir a questão da convocação por tempo indeterminado – por hora esta convocação esta cancelada – e nestas condições os trabalhadores entraram para trabalharem. Mas deixaram claro que não vão aceitar esta imposição e que se for preciso cruzarão os braços novamente.