"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

QUE EM 2011 PREVALEÇA A AGENDA DOS TRABALHADORES ECETISTAS

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Os Correios por anos a fio sempre prestou bons serviços a sociedade brasileira, sendo reconhecido como umas das Instituições mais confiáveis dentro e fora do país. Mesmo com o “sucateamento” que a ESTATAL enfrentou nos últimos anos por gestores e Ministros nomeados por sucessivos governos que acabaram e continuam acabando com a qualidade dos serviços prestados a população visando apenas o lucro – mesmo com todos estes problemas a ECT continua a ser a garantia de acesso aos cidadãos brasileiro no que diz respeito à igualdade e a preços acessíveis à comunicação escrita, cumprindo assim seu papel social de interligar as pessoas nos quatro cantos do país e do mundo.

Infelizmente o governo Lula deixou a desejar no que diz respeito ao fortalecimento dos Correios como empresa pública. O PMDB fez o que quis dentro da ESTATAL e o governo assistiu passivamente o desmonte que o ex-ministro Hélio Costa, ex-presidente da ECT, Carlos Custódio e ex-diretor de Gestão de Pessoas da ECT, Pedro Bifano entre outros que passaram pela empresa fizeram – tudo em nome da tal “GOVERNABILIDADE”.

Sei que muitos vão argumentar que foi neste governo que recuperamos boa parte do poder de compra do nosso salário, mas também foi neste governo que vimos muitos companheiros e companheiras ser agredidos pela população por conta do caos instalado na ECT, principalmente neste ano que se finda foram agressões e hostilidades para com os ecetistas nos quatro cantos deste Brasil. É complicado fazer a critica a um governo que esta deixando o poder com 83% de aprovação, mas não podemos deixar de fazer a critica ao governo Lula, que praticamente abandonou a ESTATAL, deixando nas mãos daqueles que sempre quiseram privatizar os Correios.

Lula trocou a ECT pela agenda eleitoral da sua candidata e, muitos dirigentes sindicais da categoria acompanharam a agenda do governo abandonando a agenda dos trabalhadores ecetistas, usando o instrumento de luta da categoria, para amarrar as mãos daqueles que deveriam ser defendidos por este instrumento. De mãos atadas os ecetistas amargaram um ano dificil.


Leia Mais...



Pois bem, Dilma Rousseff ganhou e toma posse no dia 01/01/2011 - daqui a 2 dias - e ninguém sabe qual a sua agenda para Correios, pois ela mal tocou no assunto em sua campanha eleitoral – por ser um assunto espinhoso naquele momento, diante de mais denuncias de falcatruas na ECT onde a pessoa envolvida era Eurenice que na época foi indicada pela candidata a presidente.

Não sabemos qual a agenda da Presidente eleita para Correios, mas temos que procurar saber o que ela pensa sobre a ECT, afinal de contas era ela a Ministra da Casa Civil quando o projeto de Correios S/A por lá chegou.

Mais do que isto, os trabalhadores ecetistas tem que ter a sua agenda para 2011 – uma agenda que aponte para a defesa de um Correios Público de Qualidade e 100% Estatal, por um PCSS que realmente atenda os interesses dos trabalhadores, pela realização imediata de Concurso Público, melhores condições de trabalho e respeito aos ecetistas e população brasileira.

Não tenho duvidas que os trabalhadores ecetistas abracem esta agenda, resta saber se a FENTECT e os SINDICATOS vão abraçar, ou, se ficarão refém da agenda do governo Dilma. Nada impede que dirigentes sindicais defendam as ações do governo Dilma naquilo que entenderem favorecer a justiça social e avanços para o Brasil – o que não podem e não devem é deixarem de resguardar e defenderem os direitos dos trabalhadores de criticarem, protestarem e até enfrentarem o governo, seja ele qual for, naquilo que acharem que não estão sendo contemplados.

Espero que as pessoas que estão à frente da FENTECT e dos SINDICATOS se definam logo no inicio do ano se defenderão a agenda de governo, ou, se defenderão a agenda dos trabalhadores. Se optarem pela primeira então que vão para o governo – pois aqueles que optarem pela agenda dos trabalhadores terão muito trabalho para tocar.

2011 promete ser um ano difícil, de muitas batalhas e enfrentamentos – e para os trabalhadores ecetistas poderem sair vitoriosos na agenda que esta colocado a categoria, não poderá ter vacilo.

FELIZ ANO NOVO A TODOS OS ECETISTAS E SEUS FAMILIARES DESTE IMENSO BRASIL, QUE ESTE ANO QUE IRÁ INICIAR SEJA MELHOR DO QUE ESTE ANO QUE ESTAMOS DEIXANDO PARA TRÁS.

QUE VENHA 2011! SERÁ UM PRAZER LUTAR NA MESMA TRINCHEIRA DAQUELES QUE IRÃO DEFENDER A AGENDA DOS TRABALHADORES

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Saldo do ano de 2010 para os trabalhadores ecetistas...

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


O ano que se finda foi uns dos anos mais difíceis para os trabalhadores ecetistas. Terminamos 2010 sem ter o que comemorar no ponto de vista profissional, os ecetistas não tiveram nenhuma valorização por parte da direção da ECT, Ministério das Comunicações e do Governo Federal.


Pelo contrário, este tripé só massacrou os trabalhadores que iniciaram o ano de 2010 com a esperança de que a direção dos Correios realizasse o Concurso Público que já vinha se arrastando desde o inicio do segundo semestre de 2009 – este Concurso Público seria para repor as vagas dos quase sete mil trabalhadores ecetistas que aderiram os dois PDV´s realizados pela ECT no primeiro e segundo semestre de 2009 e contratar mais carteiros que os SD´s (Sistema de Distritamento) apontaram.


Faltaram investimentos na compra de carros, motos, bicicletas, EPI´s, uniformes, prédios e muitas outras coisas básicas e elementares para o bom andamento da ECT. Com isto criaram um “CAOS” no país e os maiores prejudicados foi a população que passaram a sofrer com os atrasos de correspondências por conta do APAGÃO POSTAL. No meio deste “CAOS” os trabalhadores ecetistas passaram a ser agredidos e hostilizados nos quatro cantos do país, como se fossemos nós os culpados.


Alias, NUNCA ANTES NA HISTORIA DOS CORREIOS assistimos tantos ecetistas serem agredidos pela população como em 2010 – por exemplo - a população sempre soube diferenciar seu CARTEIRO daqueles que faziam negociatas inescrupulosas nos gabinetes da empresa. Mas em 2010 conseguiram a manchar a imagem da ECT com tamanha competência que respingou em todos os ecetistas e em especial no carteiro que realiza o trabalho fim dando a cara à tapa para os clientes.


Leia Mais...


Digo que conseguiram manchar a imagem da ECT com tamanha COMPETÊNCIA porque tudo isto não aconteceu por má gestão, mas sim de forma deliberada, conforme denuncia feita pelo ex-diretor de Gestão de Pessoas da ECT, Pedro Bifano a “FOLHA ONLINE” do dia 16 de novembro de 2010, nesta matéria ele acusa o ex-ministro Hélio Costa de ter suspendido investimentos para forçar a abertura de capital dos Correios transformando a empresa em Sociedade Anônima (S/A), clique aqui para ver a matéria na integra.

Mas o pior de tudo foi a FENTECT e o Movimento Sindical não ter conseguido dar uma resposta a tudo isto, os sindicatos ficaram estagnados e o acordo bi-anual fechado em 2009 contribuiu para isto – neste acordo quem saiu ganhando foi o governo que conseguiu impor sua agenda goela abaixo dos trabalhadores, para que não houvesse nenhuma discussão de campanha salarial em 2010 evitando assim que os ecetistas fossem às ruas e com isto atrapalhassem a eleição da Dilma candidata do governo.

E o governo só conseguiu enfiar goela abaixo por conta de vários dirigentes sindicais e principalmente o Secretário Geral da Fentect ter capitulado os interesses do Planalto. Diziam que não tendo Campanha Salarial iríamos discutir: Saúde do Trabalhador, PCCS, Condições de Trabalho, Concurso Público e blá blá blá.

Nada disto aconteceu e a ECT foi quase a lona, e tudo porque ataram as mãos dos trabalhadores impedindo-os de lutarem, o que é um erro fatal. Acordo bi-anual, NUNCA MAIS!

A ECT só esta em pé até hoje porque a categoria de Correios tem tradição de resistência e luta.

O ano de 2010 só serviu para provar que quando abaixamos a “guarda” nada acontece de positivo para os trabalhadores, tudo que a categoria tem é fruto da sua própria luta.
Não conseguiram destruir a ECT, muitos achavam que não terminaríamos 2010 em pé – tinham certeza que estaríamos nocauteados na lona! Erraram feio, agora só nos resta unirmos nossas forças, levantarmos os nossos punhos e enfrentar todos os setores internos e externos que trabalham para privatizar os Correios – independente da forma de privatização como: S/A, terceirização ou outro modelo disfarçado.

Queremos um Correios Público de Qualidade e 100% Estatal.