"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Correios decidem adiar concurso marcado para setembro

Recém empossado, novo presidente revelou que a data anunciada por antiga diretoria coloca em risco a qualidade de seleção

Flávio Ilha | flavio.ilha@zerohora.com.br

O presidente dos Correios, David José de Matos, adiou novamente a data do concurso para a seleção de 6.565 funcionários, marcado para 19 de setembro. Matos, que assumiu a presidência na segunda-feira, atribuiu a decisão à complexidade da seleção, que tem mais de um milhão de inscritos.

A seleção é necessária para recompor o quadro de funcionários da estatal e melhorar a prestação de serviços, em especial a distribuição de correspondência. Do total de vagas, 5.344 são para carteiros.

Como as inscrições foram realizadas pela própria estatal, o dirigente justificou que a organização do processo seletivo, incluindo a elaboração de provas, a contratação de fiscais e a locação de prédios, exigirá mais tempo que o prazo determinado anteriormente. A Fundação Cesgranrio, empresa escolhida para aplicar as provas, assinou contrato com os Correios há apenas duas semanas.

Matos classificou a data anunciada pela antiga diretoria da estatal, demitida pelo governo no final de julho, como “tremendamente perigosa” e também alegou questões de segurança para adiar a aplicação das provas.

– É uma data que coloca em risco a qualidade do concurso. Estou bastante preocupado com isso – disse Matos, em entrevista a Zero Hora.

Segundo o dirigente, a decisão será encaminhada à Casa Civil para o governo discutir uma nova data para a realização das provas. Além da logística necessária para o concurso, Matos teme impedimentos legais. A empresa, diz, não pode correr o risco de enfrentar anulações ou impugnações sob pena de agravar a situação crítica da distribuição postal no país.

A Cesgranrio informou que publicará um novo cronograma no Diário Oficial da União e que divulgará na imprensa e em seu site as datas para a seleção dos Correios, assim que forem definidas. Matos, porém, garantiu que o concurso será realizado neste ano.

Inicialmente a seleção estava prevista para ocorrer no início de 2010, antes de o calendário eleitoral impedir novas contratações de funcionários públicos. Pela lei eleitoral, entre 3 de junho e 31 de dezembro, União, Estados e municípios só podem contratar novos servidores em casos especiais.

Além do grande número de inscritos, que surpreendeu os Correios, houve demora na escolha de uma empresa especializada para realizar o concurso.

Fonte: Zero Hora

Comentário do Blogueiro:

Tá, e dai??!!

A verdade é que a muito tempo os concursos públicos tem servido como ferramenta de arrecadar dinheiro para a UNIÃO, ESTADOS e MUNICIPIOS, como foi publicado na matéria da FOLHA.COM do dia 02/08/2010 - onde segundo o site, em 5 meses foram arrecadados R$ 75 mi com com concursos.

Ainda segundo a matéria, os CORREIOS foi o segundo orgão público que mais arrecadou, perdendo apenas para o Ministério da Fazenda que arrecadou 35,2 milhões com 568 mil inscritos - a ECT arrecadou 35 milhões com 1 milhão de inscritos.

Não que não haja a necessidade destes concursos, entendo que sim, falo pelos CORREIOS que é a empresa que trabalhamos e conhecemos a sua realidade.

Portanto, chega de conversa fiada! Que fizeram lambanças no Concurso Público dos CORREIOS todo mundo já sabe, alias, até o Papa - chegou a hora de menos discurso e mais ação por parte do governo, ministério das comunicações e da direção da ECT, pois, existe um milhão de pessoas que foram lesadas até o momento e que precisam que seja feito uma reparação, sem contar na Empresa que vem a um ano sobrecarregando os trabalhadores ecetistas com a sobrecarga de trabalho.

Presidente David Matos, Carlos Henrique Custódio deixou um belo de um abacaxi em suas mãos - mas como já disse, todos sabiam a "caos" que se encontram os CORREIOS, até mesmo o senhor! Agora é hora de agir, de colocar de novo esta enorme maquina nos trilhos - e como o senhor é de fora, que tal começar ouvindo os trabalhadores (as) que é quem de fato conhece os CORREIOS afundo?!

Carlos Henrique Custódio, não quis ouvir os ecetistas, e tá ai o resultado, umas das piores gestões que a ECT já teve - Vai querer repetir a dose??!!

Contratação já! - Através de concurso público

Não a Privatizaçao dos Correios

Não ao CORREIOS S/A - Queremos uma Empresa Pública de Qualidade e 100% Estatal

Melhores Condições de Trabalho

Esta é umas das reivindicações dos trabalhadores (as) ecetistas, que já estão com as vozes roucas de tanto gritar...

Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS