"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Entrega pela manhã

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS



No dia de ontem veiculou no “JORNAL CIDADE – SP, uma matéria com o titulo: “ CALOR: sol forte castiga trabalhadores ao ar livre”.

A reportagem de Ednéia Silva, procura retratar o sofrimento de pessoas que trabalham ao ar livre, como: pedreiros, CARTEIROS, bóias-frias, garis e demais categorias que não tem como trabalhar protegidos do sol.

O que me chama a atenção na matéria é como a direção da ECT é "CARA DE PAU", quando são abordados neste tema, vejam parte do trecho da reportagem:


“Algumas empresas têm consciência sobre os perigos que os raios solares representam para seus funcionários e fornecem material de proteção, inclusive o protetor solar. Os CORREIOS, por exemplo, exigem que os carteiros usem filtros solares, além dos uniformes compridos e grossos, bonés e sapatos.


Aliás, por esse motivo, o sindicato da categoria reivindica a troca de horário de entrega das cartas do período da tarde para o período da manhã. O pedido está sob análise do Ministério das Comunicações”.


Jornal da Cidade-SP
Por Ednéia Silva
25/02/2010


Leia Mais...


Brincadeira uma declaração desta, os trabalhadores (as) ECETISTAS reivindicam entrega pela manhã a mais de duas décadas e nunca fomos atendidos. Inclusive na ultima CAMPANHA SALARIAL 2009/2010 – entrega pela manhã – foi um dos eixos principais da nossa luta.

A direção da ECT em mesa de negociação, nem se quer, quis discutir o assunto, se limitando a dizer que nossa reivindicação de entrega pela manhã era TECNICAMENTE inviável.

Mas todas as vezes que abordados pela imprensa sobre esta reivindicação antiga dos ECETISTAS, mentem que nosso pedido está sob analise do MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, desviando o assunto para o PROTETOR SOLAR que cedem para os CARTEIROS, o que é uma piada de muito mau gosto, pois brincam de estar cuidando da saúde dos trabalhadores (as).

Protetor solar é EPI para o CARTEIRO, portanto, deveria ser individual cada um com o “FATOR” adequado para cada pele – indicado por um demartologista – e não aquele “TUBÃO” coletivo, que fica na frente do CDD. Na verdade o ideal é que cada CARTEIRO saía com seu frasco na bolsa para que possa reaplicar o protetor solar, pois depois de um tempo andando debaixo do sol, transpirando a primeira aplicação perde seu efeito.

Já vi muitos carteiros no CDD aplicando aquele creme do “TUBÃO” coletivo (que eu me recuso a chamar de PROTETOR SOLAR) e colocando um pouco em saquinho plástico para levar consigo e aplicar mais tarde. Fica a pergunta: É correto carregar o “PROTETOR SOLAR” em saquinho plástico? Será que tem o efeito esperado?

Pena que os homens que tomam as decisões na ECT, brinquem com um assunto tão sério deste – brincam com a nossa saúde – brincam com as nossas vidas...





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

STF analisa demissão sem justa causa

Fonte:VALOR ECONÔMICO
por Luiza de Carvalho, de Brasília


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se a Empresa Brasileira de CORREIOS e Telégrafos (ECT) pode demitir funcionários sem apresentar a justa causa, como ocorre nas empresas privadas. A ECT é uma empresa de regime híbrido, que possui características de empresa estatal e privada. A Corte iniciou a análise de um recurso de um ex-trabalhador dos CORREIOS. O resultado deve influenciar milhares de ações similares que tramitam na Justiça. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista, mas quatro ministros adiantaram a posição de que a empresa não pode demitir sem justa causa.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de CORREIOS e Telégrafos e Similares (Fentec) - representante de 116 mil trabalhadores da ECT e que atua como amicus curiae na ação - alega que a ECT possui "bônus" de serviços estatais junto à Fazenda Pública, como impenhorabilidade de seus bens e o pagamento de precatórios, mas que, no que diz respeito à relação trabalhista, pretende usar normas da empresa privada.

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, os CORREIOS não podem demitir funcionários como empresa particular. "Isso evita que ocorram demissões por caprichos pessoais, por posição política, ou que se estabeleçam privilégios junto ao empregador público", disse. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, mas diversos ministros adiantaram sua posição. Eros Grau, Carlos Britto e Cesar Peluso, por exemplo, são favoráveis à necessidade de se justificar as demissões.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ECETISTAS EM AÇÃO – CDD RIO CLARO

Trabalhadores do CDD Rio Claro em assembléia extraordinaria
em frente da UNIDADE


Trabalhadores (as) no momento em que votaram
estado de greve permanente


Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS



Os companheiros (as) do CDD RIO CLARO, a exemplo dos companheiros do CDD VILA REHDER, realizaram uma assembléia extraordinária no dia de ontem (23/02/2010) , as 07h30 em frente a UNIDADE, conforme edital abaixo, publicado no jornal “CIDADE DE RIO CLARO” no dia 20 de fevereiro de 2010:


EDITAL DE ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares de Campinas e Região - SINTECT-CAS sito a Avenida Francisco Glicério, 2265, Guanabara – Campinas, vem convocar todos os trabalhadores do CDD RIO CLARO, unidade que compõem a base territorial do SINTECT-CAS, a estarem participando da Assembléia Extraordinária que se realizará no dia 23/02/2010 em frente ao CDD RIO CLARO, sito na Rua 4 – 652 – centro - na cidade de Rio Claro/SP, às 07h30 com a participação dos trabalhadores da UNIDADE, para tratar da seguinte pauta do dia. A) Condições de Trabalho. B) Estado de greve. Rio Claro/SP, 20 de fevereiro de 2010. Luís Aparecido de Moraes - Coordenador Geral.


A assembléia convocada pela direção do SINTECT/CAS foi prontamente atendida pelos trabalhadores (as) do CDD RIO CLARO. Estiveram acompanhando a assembléia dos trabalhadores (as) o companheiro Valdecir, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Claro e o também o companheiro Sérgio, diretor da União Nacional dos Servidores Públicos (UNSP).


O CDD RIO CLARO, enfrenta problemas como falta de estrutura adequada para trabalhar (o prédio é uma vergonha), falta de contratações onde o SD (SISTEMA DE DISTRITAMENTO) apontaram 5 vagas e uma linha de Kombi, excesso de hora extra, motos inadequadas para distritos com terreno acidentado e o famoso caminhão da “RAMPA QUEBRADA” que o Sr. Nalin (GERAE), Sr. Ostrochi (GERENTE DO CTC) e o nosso digníssimo DIRETOR REGIONAL, Sr. Luiz Pagani até agora não resolveram.


Foi feita uma explanação pela direção do SINTECT/CAS, dizendo que tudo isto que esta ocorrendo em Rio Claro não é um privilegio apenas daquela UNIDADE, mas trata-se de um desmonte que os CORREIOS vêm passando através da sua ADMINITRAÇÃO CENTRAL em Brasília e, portanto, os trabalhadores (as) tem que se preparar para futuros enfrentamentos, para salvarmos a ECT, mantendo a como uma empresa pública e de qualidade.


Leia Mais...


O companheiro Valdecir, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Claro, fez uso da palavra e reforçou a necessidade dos trabalhadores (as) estarem se organizando para barrar o processo de SUCATEAMENTO que estão fazendo com a ECT, deu como exemplo o próprio Sindicato ao qual é dirigente, que muito a contra gosto tem usado meios alternativos para entregas de ‘ENCOMENDA EXPRESSAS’ porque hoje não podem mais contar com a qualidade dos CORREIOS. Qualidade esta que sempre foi uma marca registrada da ECT.

Em seguida foi cedida a palavra para o companheiro Sérgio, diretor da UNIÃO NACIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS (UNSP), que disse que os trabalhadores (as) dos CORREIOS não podem e não devem aceitar as mudanças que estão propondo para a ECT, entende que a transformação de uma EMPRESA PÚBLICA de direito transformada numa S.A (Sociedade Anônima) nada mais é do que uma “PRIVATIZAÇÃO”. Relembrou a historia de luta dos trabalhadores (as) ECETISTAS que passaram a década dos anos 90 inteira, lutando contra as PRIVATIZAÇÕES e foram vitoriosos. Termina dizendo que neste momento é necessário resgatar o “ESPIRITO GUERREIRO” daquela época para mais uma salvar a EMPRESA, os empregos dos trabalhadores (as) ECETISTAS e a SOCIEDADE BRASILEIRA.

Em seguida passou para deliberação dos assuntos debatidos, onde os trabalhadores (as) votaram a partir do dia 23/01/2010 estado de greve permanente, podendo os trabalhadores (as) estar realizando paralisações a qualquer momento, caso esta situação permaneça. A assembléia também votou uma “MOÇÃO DE REPUDIO” ao DIRETOR REGIONAL, Luiz Pagani, que até agora não sentou com a direção do SINTECT/CAS para debater o “CAOS” instalado na DR/SPI.

A direção do SINTECT/CAS continuará realizando assembléias deste tipo em outras UNIDADES problemáticas, organizando os trabalhadores (as) e desempenhando o nosso papel. Já o Diretor Regional até quando será "OMISSO"???

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Correios de outros países passam por REESTRUTURAÇÕES e encontram resistências dos Trabalhadores (as) – Parte II

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Na matéria passada, citei a França, Canadá e Inglaterra como paises que estão REESTRUTURANDO seus CORREIOS e com isto encontrando resistência dos trabalhadores. Nesta matéria vou falar E.U. Postal Service ( Correios do Estados Unidos) que também passam pelo processo de mudanças.


Segundo informações do relatório de Rogério Ubine, diretor de Relações Internacionais da FENTECT, que esteve no 3ª Conferencia da UNI América Postal, que ocorreu no México entre 28/09/09 à 02/10/09 – Os companheiros do Estados Unidos relataram que: A crise econômica aprofundou a crise que já passava os correios americanos. A introdução de novos serviços eletrônicos que antes eram prestados pelos correios e o agravamento da crise econômico fez os serviços postais despencarem e com eles os postos de trabalho. No primeiro semestre de 2009 os serviços postais caíram 14%. A resposta do governo a crise postal passa por dois eixos:


1º- Pela reorganização das rotas dos carteiros, ou, seja o redistritamento, para “MAIOR” é claro!


2º- Adoção de entrega de 6 para 5 dias. Os salários nos Estados Unidos são pagos por horas trabalhadas e não por mês, então a redução nos dias de entrega significa redução de salário. O redistritamento para “MAIOR” significa menos postos de trabalho. Portanto as mudanças propostas para os CORREIOS NORTE AMERICANO são devastadoras para os trabalhadores (as).


Aqui no Brasil a REESTRUTURAÇÂO nem foi aprovada ainda e já podemos notar a direção da ECT aplicando os dois eixos que citamos acima, conforme veremos abaixo:


1º- Em vários CDD´s, muitos distritos foram expandidos, sem que tenha sido feito o SD (SISTEMA DE DISTRITAMENTO), ou seja, aumentaram a rota do carteiro e não fizeram nenhuma contratação, pelo contrario, abriram um PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTARIA (PDV). As maiorias dos CDD´s apontavam a necessidade de novas contratações, que não ocorreram, e com o PDV a situação virou um “CAOS”.


2º- Diante da situação exposta acima, em muitos setores as entregas de correspondências tem sido feita de forma alternada. Isto acontece principalmente nas periferias, onde a população no geral não tem mais recebido suas correspondências diariamente. Alguns recebem três dias por semana, outros nem isto.


A REESTRUTURAÇÃO da ECT já esta sendo implementada na pratica, a MP (Medida Provisória) que Lula ficou de apresentar ao CONGRESSO é apenas para homologar estas mudanças. Portanto se faz necessário abrir um debate urgente com a SOCIEDADE BRASILEIRA, pois esta já esta sendo atingida por estas mudanças, sem saber que já estão sendo vitímas da tão propagada “MODERNIZAÇÃO DOS CORREIOS”.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Semana passado foi publicado no LATEST NEWS, que Obama apóia entrega de seis dias e nesta mesma matéria também afirma que “PRIVATIZAÇÃO “ Postal é uma má idéia.


Para continuar lendo esta matéria, clique aqui...



Obama apóia entrega de seis dias

Proposta do presidente Obama para orçamento fiscal de 2011 exige a continuação da entrega de seis dias pelo serviço postal. O governo também promete trabalhar com os sindicatos dos correios e outras partes interessadas para manter o serviço postal forte para os próximos anos.

Ao fixar o montante de "rendimentos perdidos" para cobrir as despesas de correio taxa livre e reduzida, o plano de gastos, diz pagamentos serão feitos ", desde que a entrega no dia 6-rurais e entrega do correio deve continuar no mínimo, o nível de 1983. ... "

Olhando para o futuro, a proposta, apresentada ao Congresso em 1 de fevereiro, afirma: "A administração vai trabalhar com o Serviço Postal, os sindicatos de seus funcionários, o Congresso, e outras partes interessadas para garantir que o serviço postal (ainda) um pilar da economia americana e um recurso vital do público através da corrente crise e no longo prazo. "

Linguagem em uma seção separada, no entanto, propõe mudanças na Lei de Compensação de funcionários federais (FECA) que pode ser problemático. O NALC está investigando as propostas e vai agir para proteger os interesses dos carteiros.


Privatização Postal uma "má idéia", diz Obama


Em uma questão cidadã e entrevista-resposta, Obama disse a privatização dos serviços públicos é "uma má idéia a maior parte do tempo" e, definitivamente, uma má idéia quando se trata da E.U. Postal Service. As empresas privadas adoraria cherry-pick negócio rentável a partir do USPS, ele disse, mas "as empresas não querem prestar o serviço universal." Veja o vídeo aqui. (Nota: o vídeo continua após a questão postais).

Texto traduzido pelo FireFox

Fonte: Latest News

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Transformação da ECT em S.A (Sociedade Anônima)

Por um Trabalhador Ecetista
Esta matéria me chegou por e-mail, onde este companheiro coloca seu ponto de vista
a respeito da REESTRUTURAÇÃO dos CORREIOS


"O governo quer dobrar o faturamento dos Correios e chegar a R$ 25 bilhões de receita anual no prazo de um ano e meio. A meta faz parte do projeto de modernização da estatal, que será posto em prática por meio de uma medida provisória (MP)"

Esse texto tem percorrido a mídia, porém como é mudar de 06 para meia dúzia. Que garantias há de que a receita vai aumentar?

E se não aumentar, alguém vai responder por isso?

Está um caos o sistema de rastreamento e os prazos de entrega já foram dilatados, sem aviso aos clientes, gerando reclamações e mais reclamações sobre o status dos objetos no SRO - sistema de rastreamento de objeto postal.

Ironia, falar em internacionalização, quando não se consegue nem arrumar a rampa de um caminhão, ter efetivo reserva em todas unidades operacionais. Não há uma unidade de atendimento em que se vê a sua fachada ( logomarca ) totalmente desbotada e em mal estado de conservação. (Comentário do blogueiro: Eu não poderia perder esta oportunidade de dizer que este comentário da rampa quebrada é para o Diretor Regional, Luiz Pagani. O caminhão com a rampa quebrada, continua na ativa Sr. Diretor e não venha dizer que a culpa é de Brasília, ok??!!)

Lembra a história, quando disseram a Rainha da França Maria Antonieta:

- Majestade o povo está revoltado e quer pão, quer alimento! ( disserem seus ministros)
- Ora dê-lhes alimento. Dê-lhes pão! ( respondeu a Rainha )
- Majestade, não temos pão. ( disse os ministros )
- Ora, dê-lhes brioche. ( respondeu a rainha )


Mais a tarde a revolução aumentou e ela foi decapitada.

Leia Mais...

As vezes a falta de sintonia entre as camadas, a falta de visão e realidade leva a isso. Delirar enquanto a classe trabalhadora vive a realidade dura de responder aos clientes sobre os constantes atrasos nas entregas, sobre as dobras e mais dobras.

As vezes, reclusos na corte é fácil criar uma medida provisória, sem a menor importância com o patrimônio do povo e com o emprego de milhares de pessoas.

Tive a felicidade de ter passado pelo Banco Brasil, onde conheci grandes pessoas e hoje quando me levanto todos os dias para vir trabalhar me deparo com um senhor, cabisbaixo, transitando pela madrugada, regularmente, alcoolizado para conter a tristeza de ter sido empurrado para a marginalidade num Programa de demissão do Banco.

De outro lado da cidade me deparo com um banespiano, também conhecido, que afaga seu desemprego num trago de cinquenta e um ( pinga pura ). Quem viu e hoje o vê não acredita.

Será que o Ministro realmente tem interesse por essa empresa e como dominante da mídia, pelo cargo que ocupa, pois anseia o governo de Minas Gerais, não me contenho em dizer que tudo isso é interesse político de ser elevado as graças do presidente para então ser o candidato ao governo de Minas Gerais.

Dizem que a receita está caindo, porém temos visto que o TCU, a CGU são ótimos no crescimento de receita e acho que deveria haver mais investidas, pois o desempenho da receita, o desempenho da produtividade chegou ao limite, ou seja, os empregados dos correios do Brasil são os mais produtivos do mundo.

Acredito que 2010 será um ano difícil, onde primeiramente plantaram um noticia sobre o não pagamento da Participação nos Lucros, sem divulgar os resultados da empresa, logicamente para ver a reação dos ECETISTAS.

Agora nova ameaça para ver se temos sangue na veia?

Comentário do blogueiro:

Tradição de luta a nossa categoria tem, FHC no seu governo, tentou destruir a ECT como fez com outras ESTATAIS e nós não permitimos. Infelizmente o governo Lula apresenta um projeto de REESTRUTURAÇÃO igual ao que lutamos contra no passado. Sendo assim não resta outra alternativa aos ECETISTAS senão irmos a "LUTA" - Querem saber se temos sangue na veia? Basta recorrer a nossa história e verá que os trabalhadores (as) dos CORREIOS foi a categoria que mais fez enfrentamentos contra o governo FHC na decada de 90 e que também mais fez greve no governo Lula, lutando por seus direitos, se tornando a vanguarda de outras categorias e do movimento sindical.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Faltam carteiros e correspondência não é entregue

Sindicato alerta para defasagem de pessoal e usuários precisam ir aos centros de distribuição pegar correspondência



Por AÉCIO SANTIAGO
DIÁRIO DO NORDESTE - CE
20/02/2010


Cerca de 10 mil correspondências, diariamente, deixam de ser entregues nas residências de Fortaleza. A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores de CORREIOS e Telégrafos do Ceará (Sintect/CE). Segundo o coordenador de Finanças do sindicato, Veridiano Matos, os maiores problemas estão nas unidades de distribuição localizadas nos bairros da Parangaba e na Avenida Francisco Sá.


"Precisaríamos de mais de 150 carteiros apenas para atender Fortaleza. A realidade é que a empresa pretende precarizar o serviço, jogar a população contra a categoria e privatizar o setor", denuncia Matos.


O diretor regional dos CORREIOS no Ceará, Estevam Tomaz, confirma que há uma defasagem de carteiros atualmente no Ceará e pede desculpas à população pelos problemas. Ele esclarece, ainda, que a cada dois anos há a realização de um programa para avaliação das necessidades de pessoal, através do Sistema de Distritamento.


"Anteriormente, cada Estado tinha autonomia para realizar seu concurso público. Hoje, infelizmente, esse processo foi centralizado, o que dificulta para nós a reposição de pessoal", concluiu Tomaz confirmando que haverá concurso para preenchimento de 129 vagas.

Comentário do blogueiro:

Caro Pagani - Diretor Regional da DR/SPI, é isto que tenho falado neste blog!

Seu colega Estevam Tomaz - Diretor Regional do Ceará, diferente de você não desmente as denuncias que o SINDICATO faz a respeito da falta de contratações e corajosamente confirma as denuncias. E mais, aproveitou o espaço cavado pelo SINDICATO na mídia e denunciou que a centralização de Brasilia atrapalha.

Sua DIRETORIA faz o contrário, costuma desmentir nossas denuncias que: a falta de contratações é a causa dos atrasos de correspondencias. O que é uma tremenda irresponsabilidade desta DR, pois ao desmentirem o SINDICATO, passam a imagem para a população que o problema dos atrasos é o carteiro, colocando assim sua integridade fisica em risco.

Pagani, só peço que se não tiver a mesma coragem do seu colega do Ceará, que POR FAVOR, não vá a mídia para mentir sobre o CAOS que a ECT esta sofrendo. Quando o Sr. Diretor toma esta postura, dificulta ainda mais o nosso trabalho de salvar a ECT e com isto perdem os CORREIOS, os ECETISTAS, a SOCIEDADE e inclusive o SENHOR.

A coragem que lhe falta, sobra demais aos trabalhadores (as), portanto, continue escondido no seu gabinete com ar condicionado e não atrapalhe. Deixe aqueles que sempre carregaram esta EMPRESA nas costas salvar mais uma vez a ECT dos ataques que ela vêm sofrendo.

Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS




Leia Mais...


Reclamação

Enquanto as unidades de distribuição em Fortaleza estão com as cartas em atraso, a população sofre com os prejuízos com a falta dos serviços. Segundo a jornalista Julyane Beltrão, desde dezembro do ano passado ela aguarda a chegada de um Sedex e desde então só recebe a justificativa de que as chuvas em São Paulo prejudicaram a distribuição.

"Além disso, tive problemas com o quase cancelamento de um cartão por conta da não-entrega da correspondência. Tive vários aborrecimentos entre ligar para a operadora do cartão, ir nos CORREIOS, pegar o documento. É um absurdo isso", declarou a jornalista.

O Diário do Nordeste online realizou a enquete "você já teve documentos e/ou encomendas extraviados pelos CORREIOS?". Responderam a pergunta 744 internautas.
Até as 18hs de ontem, 32,67% dos entrevistados tiveram algum tipo de problema com atraso de correspondência. Enquanto que, 67,33% nunca tiveram problemas com atraso nas correspondência.

A enquete foi realizada entre às 19hs da última quinta-feira (18), até as 18h de ontem.

Dificuldades

De acordo com Veridiano Matos, os trabalhadores do Centro de Distribuição de Caucaia se encontram numa situação difícil. "Tivemos funcionários que já sofreram ameaça à mão armada", diz. Matos denuncia que a empresa abriu concurso para 139 vagas, mas até o momento o processo não foi efetivado.

Na última greve, em setembro do ano passado, os carteiros ficaram parados durante 11 dias. Mas além de não terem nenhum ponto da pauta de reivindicação atendida, o sindicalista explica que alguns direitos adquiridos foram perdidos.

Antes da greve, explica, quando a funcionária gestante entrava no sexto mês de gestação, tinha direito a ficar exercendo somente atividades internas.

O sindicato confirma que mesmo após o mutirão realizado ano passado para compensar as cerca de 108 mil correspondências atrasadas, o problema continua por falta de trabalhadores. Na última greve, foi aprovado acordo bianual entre a Federação Nacional dos Trabalhadores dos CORREIOS e Similares e 18 sindicatos em todo o Brasil.

Portanto, este ano, não haverá discussão sobre um novo reajuste nem possibilidade de greve da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores no Ceará informaram que entrarão com um ação judicial tentando impedir a vigência deste acordo.

O diretor regional dos CORREIOS no Ceará, Estevam Tomaz, também confirmou os problemas de fila nos centros de distribuição na Avenida Francisco Sá e na Parangaba e que há um esforço para minimizar os atrasos das correspondências. De 2009 para este ano, ele disse que houve um crescimento médio de 3,5% no volume de cartas entregues no Estado do Ceará.

Sobre as denúncias de supressão dos direitos da trabalhadora, desmentiu a informação. "Em acordo coletivo, a mulher tem direito de sair das ruas no quinto mês de gestação".

MAIS INFORMAÇÕES

Para denunciar:

Programa Estadual de Orientação e Defesa do Consumidor: 08002752700

Decon: (85) 3452-4507 begin_of_the_skype_highlighting (85) 3452-4507 end_of_the_skype_highlighting

AÉCIO SANTIAGO
ESPECIAL PARA CIDADE

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CONCURSO PÚBLICO DA ECT - Encerrou o prazo de inscrições mas a novela ainda esta longe do fim


Por Biaia

Coordenador Geral do SINTECT/CAS



Depois de quatro prorrogações, enfim encerraram se o prazo para as inscrições do CONCURSO PÚBLICO dos CORREIOS.


Mas esta novela ainda esta longe do seu fim, a direção da ECT que é a própria organizadora deste CONCURSO PÚBLICO, ainda não definiram a data e nem local para realizações das provas objetivas.

O problema é que o tempo urge contra nós ECETISTAS, pois a ECT tem um prazo de até meados de julho para realizar todo o processo do CONCURSO, ficando impedida de fazer contratações depois disto. Isto porque se trata de ano eleitoral, onde os órgãos públicos são proibidos de fazer contratações, três meses antes do processo eleitoral.


Leia Mais...


O fato da direção da ECT, ter centralizado este CONCURSO PÚBLICO todo em Brasília, foi sem sombra de duvidas o fator determinante para o atraso deste processo todo.

Esta política já é fruto da REESTRUTURAÇÃO da ECT, que começa tirar as autonomias das DIRETORIAS REGIONAIS concentrando todas as decisões na ADMINITRAÇÃO CENTRAL.

Uma ADMINITRAÇÂO fria e burocrática, que não conhece a realidade da EMPRESA nas regiões, diferente dos DIRETORES REGIONAIS que sabem exatamente os problemas do dia-a-dia e, portanto, sabem apontar o que precisa ser feito. Pena que os DIRETORES REGIONAIS prefiram ficar nos seus camarotes vendo a banda passar, né Pagani???

Este processo do CONCURSO PÚBLICO tem que se concretizar até meados de julho, ou, veremos o fim da ECT.

Os trabalhadores (as) não suportarão mais um ano sem contratações, e a credibilidade da EMPRESA que já esta sendo questionada irá de vez para o brejo.

P.S: Em pensar que Nalin - GERAE - profetizou no CDD Americana que não haveria contratações, na época suas palavras ia contrario com as palavras do Pedro Bifano - DIRETOR DE GESTÃO E PESSOAS da ECT - que dizia para mídia de todo o país, que faria contratações através de CONCURSO PÚBLICO. Até agora Nalin está correto nas suas previsões, o que é uma pena! Queriamos e continuamos querendo que sua previsão esteja totalmente errada, mas...






sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gestor destemperado chama carteiro para briga

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Depois de ficar como interino no CDD Rio Claro, o Sr. Rubens (Rubinho) assumiu em definitivo gerencia do CDD Santa Barbara d’Oeste


Mas antes de mudar para o CDD Santa Barbara D´Oeste ,deixou sua marca no CDD Rio Claro. Rubinho deixou todo o GCR pronto, para o novo gerente do CDD Rio Claro, Luciano Laperuci, apenas lançar no sistema.


Até ai quase normal (pois é assim que muitos gestores aplicam o GCR), se não fosse uma rixa que existe entre Rubinho e um carteiro da UNDADE.


Não é que o tal carteiro não foi qualificado, por Rubinho seu avaliador, e por conta disto não pode prestar nenhum PSI.


Indignado, o carteiro foi questionar o seu atual gerente, Laperuci e o mesmo disse que apenas lançou o GCR que o Rubinho tinha deixado.


Neste sentido o carteiro procurou pelo Nalin, GERAE da região de Rio Claro, para questionar e reclamar da forma que foi feito o seu GCR.


Leia Mais...


Depois desta conversa que o carteiro teve com Nalin, o atual gerente do CDD Santa Barbara D´Oeste, Rubinho foi até o CDD Rio Claro tirar satisfação, isso mesmo companheiros (as), PASMEM, foi tirar satisfação.

Chegou cheio de marra, chamando o carteiro para o pau (briga), tirando a camisa dentro da unidade, Rubinho estava destemperado e perdeu a compostura. Queria sair no braço (brigar) com esse companheiro de qualquer jeito. Transtornado, Rubinho gritava na porta do CDD para o carteiro sair, pois queria resolver esta situação de homem para homem, ou seja, se atracando como dois gladiadores. Sorte que o carteiro estava equilibrado e não se deixou levar.

Sr. Luiz Pagani, estes são os gestores da sua administração, eis a pergunta que não quer calar: se fosse o inverso, ou seja, o carteiro que tivesse chamado o Rubinho para brigar, o que teria acontecido com ele?

Por muito menos, esta DIRETORIA abriu processos administrativos, para punir dirigentes sindicais, numa pratica anti-sindical vergonhosa, pois o Sr. Diretor se diz oriundo do MOVIMENTO SINDICAL, o que é uma brincadeira de muito mal gosto, NÉ???

Parabéns ao companheiro que esta correndo atrás dos seus direitos, não podemos e não devemos nos calar diante das injustiças. Quanto ao Sr. Rubinho, esperamos que as medidas cabíveis sejam tomadas pela DIRETORIA REGIONAL.

É Sr. Diretor, se não bastasse os assédios morais que os trabalhadores (as) tem enfrentados no dia-a-dia, Rubinho, gerente do CDD Santa Barbara D´Oeste resolveu sair por ai intimando os carteiros para resolverem assuntos de trabalho da forma mais primitiva , ou seja, se gladiando!

Já pensou se esta moda pegaaaaaa???

Se bem que se tratando da sua gestão eu não duvido de mais nada.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Correios de outros países passam por REESTRUTURAÇÕES e encontram resistências dos Trabalhadores (as)

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


ACABOU A FOLIA E DE FATO COMEÇA O ANO DE 2010


No Brasil o ano só começa depois do carnaval, é o que dizem os mais antigos. E o que vemos na pratica.

Para nós ECETISTAS não é só ano que esta se iniciando após o carnaval, começa uma dura batalha pela sobrevivência da ECT, mantendo-a como uma EMPRESA PÚBLICA e de QUALIDADE.


Por vários meses o MOVIMENTO SINDICAL vem denunciando em seus informativos a REESTRUTURAÇÃO que a direção da EMPRESA pretende realizar nos CORREIOS, através do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial), nomeado por Hélio Costa, Ministro das Comunicações.

Sempre demonstramos preocupações, pois este Grupo de Trabalho Interministerial em nenhum momento procurou ter a participação dos trabalhadores (as), ou seja, daqueles que podem apontar onde estão as áreas que precisam ser reestruturadas, para que a ECT continue uma EMPRESA forte e competitiva.

Nossa preocupação com este tema não é gratuita, pois pudemos ver no ano passado trabalhadores (as) nos CORREIOS de outros países como: Inglaterra, Canadá, Portugal e França e outros, fazendo greves contra seus governos, para barrar REESTRUTURAÇÕES como esta que o governo Lula acaba de aprovar em reunião com o Ministro das Comunicações, Helio Costa.

Onde desta reunião, definiram que após o carnaval, realizarão através de MP (MEDIDA PROVISÓRIA) mudanças de ordem jurídicas para que a ECT deixe de ser uma EMPRESA PÚBLICA de direito passando ser uma S.A (SOCIEDADE ANONIMA).

Leia Mais...


Após várias ações exigindo a abertura de negociações, os trabalhadores dos CORREIOS BRITANICO realizaram uma greve de 48 horas, nos dias 22 e 23 de outubro de 2009, por melhores salários e contra o DESMANTELAMENTO DA EMPRESA.

A greve ocorreu primeiramente por causa da determinação dos trabalhadores dos correios em resistir aos cortes de empregos adicionais, assim como resistir ao aumento do ritmo de trabalho, em preparo no plano do governo trabalhista de privatização parcial da entrega de cartas. Os últimos ataques aconteceram depois de anos de cortes, aumentos de velocidade e privatizações de grande parte do serviço postal. Nos últimos cinco anos, 63.000 empregos foram eliminados sob a "MODERNIZAÇÃO" em curso. (Fonte: Avante)

No dia 24 novembro de 2009 os trabalhadores (as) da França, convergiram numa jornada de greve e manifestações em todo o país, para contestar o PROJETO DE LEI que transforma os CORREIOS FRANCÊS que é uma EMPRESA PÚBLICA numa SOCIEDADE POR AÇÕES, medida que constitui o primeiro passo para a privatização.(Fonte: Avante)

Outro exemplo é dos CORREIOS CANADENSE, que também tem seu projeto de “MODERNIZAÇÂO”, com adoção de novas tecnologias. Onde segundo a CANADÁ POST, empresa do governo, o objetivo é modernizar os CORREIOS daquele país para competição, porém, esta MODERNIZAÇÃO custará neste ano de 2010, dois mil postos de trabalhos. (Fonte: Relatório de Rógerio Ubine - Secretário de Relações Internacionais da FENTECT,informação colhida na 2ª Conferencia da UNI America Postal, que ocorreu no Mexico entre 28/09/09 à 02/10/09)

Estes é só uns dos exemplos de transformações que os CORREIOS de todo o mundo estão passando, o que tem levado os trabalhadores (as) destes países a fazerem os enfrentamentos com seus governos sem vacilar.

Com a ECT não é diferente, o presidente da nossa EMPRESA, Carlos Henrique Custodio, não é o pai desta tal REESTRUTURAÇÃO que vem pela frente.

Existe uma nova ORDEM MUNDIAL de REESTRUTURAÇÕES POSTAIS nos CORREIOS do mundo todo, e este GTI (GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL) com certeza estão apenas seguindo esta cartilha, e por isto o motivo de não colocarem os trabalhadores (as) neste debate, uma vez, que nos países que estas discussões estão avançadas, houve fortes rejeições e grandes mobilizações por parte dos trabalhadores (as).

A REESTRUTURAÇÃO da ECT, que parecia uma coisa tão distante não é mais, chegou a hora dos ECETISTAS se movimentarem, pois o presidente Lula sem ouvir os trabalhadores (as) esta enviando a proposta de “MODERNIZAÇÃO” para ser aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL através de MP (MEDIDA PROVISORIA).

A exemplo dos governos da Inglaterra, França, Canadá e outros, o presidente Lula faz isto sem consultar os trabalhadores (as) e a Sociedade. LAMENTAVEL!

Companheiros (as) acabaram a folia de CARNAVAL – e o ano de 2010 de fato esta começando, e para nós ECETISTAS começa com um grande desafio de barrarmos qualquer mudanças na ECT, que não tenha sido amplamente debatida com os trabalhadores (as) dos CORREIOS e com a SOCIEDADE BRASILEIRA.

FEDERAÇÃO, SINDICATOS e TRABALHADORES (AS) terão que se unirem neste momento, e juntos demonstrarmos nosso poder de organização, fazendo o enfrentamento necessário a qualquer um que se colocar contra os interesses da CLASSE ECETISTA. Se conseguirmos isto, certamente sairemos VITORIOSOS demais esta batalha.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

DIRETORIAS REGIONAIS - A culpa é de Brasília!

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CA
S

A culpa é de Brasília. Esta é uma frase freqüente na boca dos gestores nas DIRETORIAS REGIONAIS,quando são cobrados por falta de contratações, EPI´s, uniformes e outras mazelas que atormentam os trabalhadores (as) no seu dia-a-dia.

É verdade que todas as políticas que determinam o dia-a-dia dos ECETISTAS vêm da ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, mas creditar todas as coisas ruins a Brasília é muito cômodo.

É notório que a gestão do atual presidente da ECT, Carlos Henrique Custodio, não é chegada a consultar ninguém. Prova disto é que muitas vezes as DIRETORIAS REGIONAIS só ficam sabendo de assuntos importantes sobre a ECT, através dos informativos dos SINDICATOS, o que demonstra que não há dialogo entre a ADMINISTRAÇÃO CENTRAL e a DR´s.


Leia Mais...



Com tudo isto, mudanças importantes vão acontecendo na ECT, sem que haja o mínimo de debate com nenhum setor da EMPRESA (DR´S/SINTECT´s).

Que o presidente, Carlos Henrique Custodio, tenha lá suas diferenças com o MOVIMENTO SINDICAL , até tento entender, mas, e os DIRETORES REGIONAIS que teoricamente são os seus pares, por que não são ouvidos por ele???

Por outro lado, os DIRETORES REGIONAIS também não se impõem. Assistem a tudo isto de “CAMAROTE” dos seus GABINETES, como se não fossem serem atingidos pelas mudanças que vem pela frente. A verdade é que Custodio/Bifano) que promovem estas mudanças na ECT, nada têm haver com EMPRESA, ocupam estes cargos por indicações políticas e, portanto, seus compromissos são com os partidos políticos que os indicaram.

Embora os DIRETORES REGIONAIS também sejam indicados por partidos políticos (o que é um equivoco, sempre defendemos no PCCS que todos os cargos sejam ocupados através de concursos públicos externos e internos), são funcionários de carreira na ECT e tem muito a perder com o SUCATEAMENTO que esta ocorrendo na EMPRESA.

Passou da hora dos DIRETORES REGIONAIS se unirem, e partirem para cima da ADMINITRAÇÃO CENTRAL, cobrando contratação, condições de trabalho e transparência no debate da REESTRUTURAÇÃO da ECT.

Não é possível que DR´s importantes como a SPM e SPI não sejam ouvidas neste processo. Mas já que não são, os DIRETORES REGIONAIS de ambas deveriam organizar as outras DR´s, para baixarem em BRASILIA e exigirem respeito por parte da ADMINITRAÇÃO CENTRAL.

Até quando vão ficar assistindo o “CAOS” que se encontram as suas DIRETORIAS REGIONAIS??? E ficarem dizendo que: A CULPA É DE BRASÍLIA!

Sr. Luiz Roberto Pagani – Diretor Regional do Interior de São Paulo, que tal juntar forças com o DIRETOR REGIONAL da DR/ SPM e comandar esta cruzada contra o DESMONTE DA ECT???

O cargo de vocês é estratégico, chegaram neles por forças políticas, certo??? Por que não usam esta mesma força para manter a ECT uma empresa PÚBLICA e de QUALIDADE???

A DR/SPI esta um caos, a DR/SPM idem, outras DR´s do país também e a culpa não é de BRASÍLIA. A culpa é dos DIRETORES REGIONAIS omissos, que assistem a ADMINISTRAÇÃO CENTRAL fazerem o que bem entendem, sem encontrar nenhuma resistência nas DR´s dos quatro canto do Brasil. COVARDIA TOTAL!!!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Não a MP ( Medida Provisória) que visa transformar a ECT em S/A

Por Antonio Luiz Battisti
Vereador em São José/SC



Lula, não assine a MP de "modernização" dos Correios ! Receba a FENTECT!



Presidente Lula,


Li na imprensa que o Ministro das Telecomunicações, Hélio Costa (PMDB), preparou uma Medida Provisória para sua assinatura logo após o carnaval. Esta MP transformaria a ECT em uma "Sociedade Anônima" (S.A), passível portanto de ter acionistas privados.

Tanto eu como você Presidente Lula sabemos que entre algumas importantes lições da crise econômica mundial ficou claro que os chamados "investidores" não têm outra preocupação a não ser sugar as empresas para abocanhar astronômicos dividendos. Por acaso isso seria diferente com os possíveis acionistas que viessem a ser proprietários de ações da ECT? Aqui em Santa Catarina acompanhamos a angústia e preocupação cotidiana dos funcionários da CELESC (Companhia de Eletrecidade de Santa Catarina) diante das enormes e permanentes pressões dos acionistas privados por reestruturar esta empresa estatal. Para estes investidores pouco importa as demissões, o aumento de tarifas e o sucateamento dos serviços à população que advirão desta "reestruturação", desde que uma boa rentabilidade do seu capital esteja assegurada.


Leia Mais...



É irônico ver alguns setores do seu governo defenderem uma mudança tão drástica na ordem jurídica de uma grande empresa estatal como a ECT através de uma Medida Provisória (MP). Estes mesmos setores são aqueles que quando se tratou de atualizar o indice de produtividade da terra para facilitar a desapropriação para a reforma agrária, não admitiram que isso fosse feito por um decreto do Presidente. São os mesmos que quando foi para atender ao reclamo dos trabalhadores por uma lei que garantisse a estabilidade no emprego diante da crise, trataram de esgrimir argumentos contra a legitimidade do uso de uma MP para salvaguardar o direito ao trabalho. Na questão do pré-sal alguns destes setores se juntaram à gritaria do PSDB e DEM até mesmo contra seu pedido de urgência para votação do Projeto do governo. E agora, para entregar uma parte da ECT aos especuladores do mercado é legitima uma MP?

Presidente Lula, por que pode uma MP para desfigurar o caráter estatal da ECT e ao contrário disso não cabe uma MP do seu governo para reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas, reivindicação da CUT e do movimento sindical brasileiro?

Presidente Lula, termino esta pequena carta solicitando que você não edite esta MP da ECT sugerida pelo Ministro Hélio Costa e receba a Federação dos Trabalhadores dos Correios e a CUT para discutir sobre este assunto. Você conhece o empenho dos funcionários dos Correios para elegê-lo Presidente da República em 2002 e 2006 e esta gente, como trabalhadores, continuarão indispensáveis para a eleição da companheira Dilma Roussef em 2010.


Respeitosamente,

Seu companheiro de partido
Antônio Luiz Battisti - Vereador

São José/SC, 11 de fevereiro de 2010.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ECETISTAS EM AÇÃO – CDD Rehder

Direção do SINTECT/CAS debatendo com os trabalhadores (as)
da UNIDADE as condições de trabalho



Trabalhadores (as) votando estado permanente de greve ,
pela falta geral de condições de trabalho


Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS



Os companheiros (as) do CDD Vila Rehder na cidade de Americana/SP, cansados do pouco caso da direção da ECT realizaram no dia 11/02/10 (quinta-feira) uma assembléia extraordinária na hora do almoço, em frente à UNIDADE, conforme edital abaixo, publicado no jornal “O LIBERAL” do dia 10 de fevereiro de 2010:


EDITAL DE ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA


O Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares de Campinas e Região - SINTECT-CAS sito a Avenida Francisco Glicério, 2265, Guanabara – Campinas, vem convocar todos os trabalhadores do CDD VILA REHEDER, unidade que compõem a base territorial do SINTECT-CAS, a estarem participando da Assembléia Extraordinária que se realizará no dia 11/02/2010 em frente ao CDD VILA REHDER, sito na Rua Tamoios – 654 – Bairro Santa Catarina na cidade de Americana/SP, às 12h00 com a participação dos trabalhadores da UNIDADE, para tratar da seguinte pauta do dia. A) Condições de Trabalho. B) Estado de greve. Americana/SP, 10 de fevereiro de 2010. Luís Aparecido de Moraes - Coordenador Geral.


Leia Mais...

A assembléia foi convocada pela direção do SINTECT/CAS, onde os trabalhadores (as) atenderam a o chamado. Foi debatida a atual situação que estamos enfrentando na ECT, como: falta de condições de trabalho, convocação excessiva de hora-extra, falta de contratações, falta de EPI´s e etc.

Vários companheiros (as) fizeram uso da palavra, e todos foram unânimes em dizer que não dá mais para agüentar tamanha falta de respeito da direção de ECT. Entendem que por mais que se esforcem para realizar suas tarefas do dia-a-dia, os gestores da empresa não fazem nada para mudar a situação, tornando insuportável à convivência com a população que são os maiores prejudicados com a política de SUCATEAMENTO da ECT.

Diante disto, os companheiros presentes na assembléia deliberaram pelo seguinte: 1°- Que o sindicato elabore um abaixo assinado explicando o real motivo dos atrasos nas correspondências, para que os trabalhadores (as) possam trabalhar junto à população, exigindo da ECT, ministério das Comunicações e Governo contratações. A idéia é trabalhar este abaixo assinado nos fins de semana nos distritos e praça central, formando um verdadeiro piquete de ECETISTAS que irão debater com a população e com isto traze-los para o lado dos trabalhadores (as). 2° - Ficou também deliberado que os trabalhadores (as) do CDD Vila Rehder a partir desta data se encontram em estado de greve, ficando a direção do SINTECT/CAS encarregada de comunicar a direção da DR/SPI. Para que quando os trabalhadores (as) vierem a parar suas atividades por conta das faltas de condições de trabalho, assédio moral, falta de EPI´s e demais mazelas que estão ocorrendo no setor, não venha o Sr. Luiz Pagani – Diretor Regional alegar desconhecimento. Neste ponto os trabalhadores (as) também pedem para que a direção do SINTECT/CAS tente agendar uma reunião com a DIRETORIA REGIONAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO, para debater e buscar soluções para os problemas apontados.

Nós da direção do SINTECT/CAS só resta dizer que já tentamos agendar esta reunião com o DIRETOR REGIONAL no inicio do ano, o tivemos como resposta por telefone que o mesmo sairia de férias. No dia 28 de janeiro em reunião com os CORET´s Gurgel e Fausto, protocolamos formalmente um pedido de reunião com o Sr. Pagani e até agora não tivemos resposta. Deve ser porque andam muito ocupados por aquelas bandas de Bauru. (ou também podem estar melindrados com as matérias postadas neste blog e por isto o silêncio).

Sr. Pagani – DIRETOR REGIONAL, não precisamos ser amigos, tipo sentar no bar e tomar uma cerveja e tal. Nós não somos e muito provavelmente não seremos este tipo de amigos, certo???

Mas sou representante dos trabalhadores (as) ECETISTAS de Campinas e Região, o senhor é DIRETOR REGIONAL de todo interior de São Paulo, portanto, diante do cargo que ambos ocupamos, temos que ter a hombridade e maturidade de sentar e discutir os problemas daqueles que representamos, inclusive passando por cima de nossas diferenças que não são poucas.(naum podemos nos dar ao luxo de ficarmos melindrados)

Ao solicitar uma reunião com o senhor, a direção do SINTECT/CAS não esta pedindo nenhum favor, apenas chamamos a DIRETORIA REGIONAL para sua responsabilidade que é sentar e debater os problemas do dia-a-dia dos trabalhadores (as) e juntos buscarmos uma solução. Pois é isto que os homens e mulheres ECETISTAS de Campinas e Região esperam de ambos.

Enfim, a direção do SINTECT/CAS continuará realizando assembléias deste tipo em outras UNIDADES problemáticas, organizando os trabalhadores (as) e desempenhando o nosso papel. Já o Diretor Regional até quando será "OMISSO"???

Eu Biaia, não deixarei de denunciar no meu blog, nos informativos e site do SINDICATO, nos orgãos competentes, ou, em qualquer outro fórum,as más condições de trabalho, falta de EPI´s, assédios morais e outra injustiças que ocorrem na DR/SPI na gestão do Sr. Luiz Pagani - Diretor Regional do Interior de São Paulo.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Rio Claro - Rampa quebrada do caminhão ainda sem solução

Por incompetência dos gestores, caminhão continua na ativa com a rampa quebrada


Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS

Em vez de trocarem o caminhão que esta com a rampa quebrada há muito tempo, o gerente do CDD Rio Claro, Luciano Laperuci, resolveu trocar o trabalhador que reclamava das condições de trabalho toda SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA. Para quem esta lendo este blog pela primeira vez, vou fazer um breve relato. Acontece que:

Leia Mais...


No inicio de dezembro denunciamos que o caminhão que levava correspondências na cidade de Rio Claro estava com a rampa quebrada e que por conta disto os trabalhadores (as) tinham que fazer malabarismo para descarregá-lo. Um problema antigo, onde o Sr. Ostrochi – GERENTE DO CTC/CAS prometeu que estaria trocando o caminhão com a rampa quebrada e no primeiro momento foi o que fez.

Mas não sabemos por que cargas d´aguas o tal caminhão voltou, só que agora em dias alternados: SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA e SEXTA-FEIRA vêm o com a rampa quebrada. Na TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA e SABADOS mandam caminhão bom.

Laperuci decidiu tomar esta decisão, porque segundo ele, não dá para trabalhar com uma pessoa que reclama dia sim, dia não para descarregar o caminhão (lembrando que o dia sim é do caminhão quebrado, e o dia não é do caminhão bom). Portanto, a saída que o Laperuci encontrou foi o de colocar outra pessoa que não reclame das condições precárias do caminhão quebrado. Aquele caminhão que o Sr. Ostrochi e o Sr. Nalin ficaram de resolver e até agora nada!

O problema é que enquanto tiver trabalhador que se sujeite, passivamente a trabalhar desta forma, os senhores Ostrochi, Nalin, Marcelo e Pagani não irão se preocupar em resolver a situação.

Só uma rebelião dos trabalhadores, se negando a descarregar o caminhão que coloca a sua integridade física em risco, colocará fim nesta patifaria toda.

Mas que fique registrado, a empresa já conhece a situação deste caminhão e qualquer coisa que vier acontecer, no sentido de atingir os trabalhadores fisicamente, responsabilizaremos no MINISTÉRIO PÚBLICO, todos os citados nesta matéria, principalmente o Sr. Laperuci, que é quem deveria sair na defesa dos seus subordinados, mas lhe falta coragem.

Por quê não briga com a DR/SPI, para trocar o caminhão???

É mais fácil trocar o trabalhador que questiona seus direitos, por outro que não abra a boca, né Laperuci???

Estamos de olho

Desabafo de uma destinataria dos Correios

Que vexame dos Correios!


Por Luah
Rio de Janeiro – RJ
Fonte: Blog Na Lua Virtual - (Clique neste link para ver o desabafo de Luah)

Acho que tem alguém fazendo a "dança do fica" pra mim, porque puxa vida... Hoje me bateu uma chateação, detesto ficar sem poder fazer nada, me deixa louca isso. Entrei no portal dos Correios e não tinha nenhuma nota comentando a zona que está a entrega das correspondências. Nem um pedido de desculpas, sei lá, "desculpa seus trouxas pela bagunça que estamos fazendo na vida de vocês atrasando correspondências tão importantes". Nem isso! Uma amiga me contou que o presente que mandou pra mãe no dia 15 de dezembro chegou ontem. E eu fiquei mais desanimada ainda. Uma amiga no MSN me perguntou "ainda no Rio?" e quando respondi que sim ela riu, e eu fiquei muito triste, pareceu que estava torcendo contra e ficou feliz, sabe. Todos me perguntam quando eu vou e eu não seeeeeeeei!!!!!!!!!!!!!!! Pergunta pro Papa Bento.

Tá tudo pronto, poxa, que burro impacado esse documento!! Até lá o que eu faço?

Triste, triste, triste...

Comentário do Blogueiro:

Triste, triste, triste...

...alguém ainda tem dúvidas que a ECT esta num processo acelerado de SUCATEAMENTO ???



P.S: Deixei um camentário no blog de Luah, dizendo que que tomaria a liberdade de estar publicando seu desabafo e informei o endereço do meu blog na web. Postei esta matéria hoje a meia noite e duas horas e quarenta e seis minutos depois, Luah deixou um comentário isentando os funcionarios da ECT, principalmente o seu carteiro da rua, e faz duras criticas a instituição CORREIOS. O que é muito ruim! para a Instituição, mas infelizmente sabemos que ela diz a verdade. A ECT só continua em pé graças aos seus mais de 110 mil ECETISTA, porque se fosse pelos engravatados de Brasilia o CORREIOS já era! Transcrevo o comentário de Luah, na integra:

Luah disse...

Caro Luis, agradeço que tenha ampliado a minha queixa, sinto-me ouvida! E quero deixar bem claro que reclamo da instituição, não dos funcionários. Sei que vocês se esforçam muito e estão literalmente "tirando leite de pedra". Estava aguardando um documento muito importante que me foi enviado no dia 7 de janeiro com caráter de urgência. Chegou a 2 dias, ou seja, mais de 1 mês de atraso. E só agora poderei viajar para Portugal. O que isso atrasou na minha vida nem tenho como quantificar, gastei dinheiro numa permanência não planejada, perdi prazos de viagens a outros lugares, desgaste emocional e constrangimento. Fico imaginando tantas situações perdidas ou atrasadas em correspondências. Será que a Instituição entende a importância do serviço que se propõe fazer? São vidas em envelopes e caixas e é muito triste que eles não liguem pra isso. Ao meu CARTEIRO só agradecimentos pela paciência que teve com o meu desespero. Vou trazer a camisa do Porto que me pediu quando me deu a alegria de entregar os meus documentos e com certeza, pedir a Deus que se faça o reconhecimento do valor que vocês FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS tem e que um dia esse abandono seja apenas uma história do passado. Saude e paz para vocês, fiquem com Deus.

Luah!

11 de fevereiro de 2010 02:46

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Reestruturação dos Correios a todo vapor

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Foi apresentado ao presidente Lula pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, uma MINUTA DE MEDIDA PROVISORIA (MP), promovendo várias mudanças na ECT, conforme noticia veiculada no G1.com.

É a tão comentada mudança nos CORREIOS deixando de ser uma empresa pública de direito para se transformar numa S.A (Sociedade Anônima). Este debate tem se dado na CALADA DA NOITE a mais de 18 meses, através de um GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL (GTI), nomeado pelo ministério das Comunicações.

Os trabalhadores (as) ficaram de fora desta discussão, excluiram àqueles que mais conhecem esta EMPRESA. Mas com certeza a ECT tem seu discurso pronto, dizendo que foi um assunto amplamente debatido, inclusive com os representantes dos trabalhadores (as), quando na verdade fizeram apenas umas duas reuniões para explanar os assuntos que estavam sendo debatidos neste GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL.

Segundo a reportagem do G1.com, o presidente Lula aceitou a MINUTA apresentada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, o que é lamentável. Uma empresa como a ECT não pode passar por uma transformação desta magnitude, sem que haja um amplo debate com a SOCIEDADE CIVIL e com os trabalhadores (as).

Leia Mais...


Desde que o presidente da ECT, Carlos Henrique Custodio, assumiu o cargo, demonstrou uma preocupação de apenas captar contratos e mais contratos, para aumentar o lucro do CORREIOS, sem se preocupar com uma política de RECURSOS HUMANOS. E é este mesmo homem que esteve representando a empresa no GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL.

Portanto, os ECETISTAS têm que se organizar e exigir da direção da ECT, ministério das Comunicações e do Governo, que se abra de fato, um debate profundo com toda a SOCIEDADE BRASILEIRA acerca das mudanças que querem fazer nos CORREIOS.

Lendo a matéria no G1.com, vejo que a única preocupação que tiveram neste GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL é de: como captar mais dinheiro, fechar mais contratos, vender seguros e chip para celulares. Sem contar que pretendem abrir agências no exterior e continuar sendo agente bancario do Bradesco.

O que é muito estranho, por várias vezes ouvi do ministro das Comunicações, Hélio Costa e do presidente da ECT, Carlos Henrique Custodio, que este contrato era bom apenas para o Bradesco e não para os CORREIOS. Se o contrato é o mesmo, por quê mudaram de opinião????

Em nenhum momento tocam na situação dos trabalhadores (as), das condições de trabalho e o que estas mudanças representarão na pratica para os ECETISTAS e para SOCIEDADE que contam com o papel social que a ECT desempenha nos quatro cantos deste país.

Os CORREIOS precisam urgentemente de mudanças, ninguém nega isto. Mas não podemos deixar de debater com a SOCIEDADE quais as mudanças necessárias para ECT.

Nós trabalhadores ECETISTAS já sabemos que ECT queremos. Sempre lutamos para que os CORREIOS seja uma EMPRESA PÚBLICA e de QUALIDADE.

Será que é isto que a direção da ECT, ministério das Comunicações e Governo querem, eu tenho lá minhas dúvidas. Basta ver a maneira que esta se dando a REESTRUTURAÇÃO da ECT, sem nenhum debate, pelo menos não da forma que deveria.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

JUSTIÇA DETERMINA – ECT TERÁ QUE RESSARCIR TRABALHADOR POR DESCONTO INDEVIDO

Por Dra. Fabiana M. M. Araújo
Advogada do SINTECT-CAS


Um trabalhador de Campinas ganhou em segunda instância processo contra a ECT, em que discute o desconto que estava sofrendo em seu pagamento, por conta da perda de um coletor de dados, e a advertência escrita que recebeu pela perda desse equipamento. A 9ª Vara do Trabalho de Campinas já havia considerado que o trabalhador não teve culpa no extravio desse equipamento e agora o Tribunal Regional do Trabalho confirmou a primeira decisão.

Disse o Desembargador:

“...restou demonstrado que o reclamante não agiu com culpa para o extravio do equipamento denominado coletor portátil “HHP Dolphin 7300”. O extravio se deve à ausência de manutenção preventiva da bolsa utilizada para acondicionar o equipamento... Dessa forma, não há como responsabilizar o reclamante no evento que gerou perda do equipamento, cumprindo registrar que se trata de trabalhador admitido em 2001 e que não registra punições anteriores. Assim, a parcela já descontada dos salários do reclamante deu-se de forma indevida, devendo ser ressarcida com o acréscimo de juros e correção monetária.”

Assim, ficou demonstrado que a falta de condições de trabalho, de equipamento básico adequado, fará a ECT pagar a conta de um equipamento que custa bem mais caro do que uma bolsa de Carteiro nova! É uma pena que os trabalhadores tenham de passar por tais situações, mas a justiça está sendo feita!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

JURÍDICO - Terceirização e Precarização nos Correios

Por Dra. Fabiana M. M. Araújo

Advogada do SINTECT-CAS

IMPORTANTE VITÓRIA!

Foi publicada em 05/02/2010 a sentença do processo em que discutimos a terceirização nos Correios, e a Juíza da 10ª Vara do Trabalho de Campinas confirmou a liminar que havia dado no início do processo, determinando o que passamos a transcrever, abaixo:


“1) declaro que a atividade de transporte de carga em viagens extraordinárias, transporte rodoviário de carga postal através de linhas tronco regionais constitui atividade-fim da ré;

2)mantenho a liminar concedida às fls. 135/136, transformando-a em tutela definitiva, para que, dentro da base territorial do sindicato-autor, a ré se abstenha de terceirizar mão-de-obra voltada a sua atividade-fim, isto é, de cargos previstos no PCCS vigente, para as atividades como as de carteiro, atendente, operador de triagem e transbordo e motorista, bem como para que se abstenha de se utilizar de mão-de-obra temporária, com exceção das hipóteses autorizadas pela Lei 6.019/74 de necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou de acréscimo extraordinário de serviços, tudo sob pena de multa diária de R$ 10.000 (Dez Mil Reais)”


Leia Mais...


Isto significa que, primeiro, a juíza entendeu que o transporte faz parte das atividades da ECT, não podendo ser terceirizado, exceto nas situações previstas em lei, de substituição de pessoal efetivo no caso de licença médica, por exemplo, ou no caso de excesso extraordinário de trabalho. A decisão dá um alento também aos motoristas da ECT, pois a terceirização desse serviço estava sendo uma constante em nossa região, ameaçando os trabalhadores efetivos.

Segundo, que a juíza manteve a liminar dada anteriormente, obrigando a ECT a manter-se dentro da Lei, ou seja, contratando terceirizados apenas nos casos de excesso extraordinário de serviço ou de substituição de mão-de-obra efetiva quando os trabalhadores, por exemplo, estão em licença médica e não podem ser substituídos por concursados.

Essa decisão vale para a base do SINTECT-CAS, é de primeira instância, o que significa que pode haver recurso da empresa, mas com certeza é uma importantíssima vitória para a categoria ecetista, para a manutenção de seus empregos e fortalecimento dos trabalhadores, que não podem ser intimidados pela “ameaça” dos terceirizados.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ECT - "CAOS" NACIONAL

Por Maria de Lourdes Félix de Andrade
Coordenadora Geral do Sintect-Ce


S.O.S
CEARÁ

* Querem acabar com a ECT.

* Por quê tanto mistério neste concurso???




Prezados Senhores/ Senhoras


É lamentável as condições que se encontram os trabalhadores aqui no estado do Ceará. No ano passado, já estava ruim as condições de trabalho, as dobras intermináveis, a terceirização das atividades fins, o descaso total com a população deste estado que depois do advento BANCO POSTAL, sofrem com as filas intermináveis e os FUNCIONÁRIOS são submetidos a JORNADAS DE TORTURAS, além das 8 HORAS, sem as devidas condições. Nas Agencias de Correios não dispõem de vigilantes, sofrendo assaltos correndo risco de vida, perdendo sua saúde sem a menor providencia por parte da ECT e também da Fentect, que não negociou no acordo Coletivo como e quando seria feito este concurso e as reabilitações dos trabalhadores quebrados por conta da sobrecarga danosa a saúde dos mesmos.

Em julho saíram no PDV 140 FUNCIONÁRIOS., em dezembro 28 e foram desligados 110 MOT´s. Desde o ano passado que o SINTECT-CE, vinha denunciando a Diretoria Regional e administração Central, protocolando carta ao Presidente, ao Departamento de Relações Sindicais e no entando nada foi feito.


Leia Mais...


Fomos ao MINISTERIO PÚBLICO, em especial Juazeiro do Norte que vem rolando um processo e a direção da ECT continua maquiando, punindo trabalhadores pelos atrasos de correspondência. O verdadeiro caos está instalado aqui em todo estado do Ceará. Os trabalhadores(as) não suportando as duras jornadas, horas extras excessivas, jornadas que vem a cada dia ficando mais penosa aos trabalhadores em especial da entrega de todo estado e atendimento da interior do estado, visto que a maioria que aderiram ao PDV foram atendentes, deixando a lacuna e não foram substituídos em postos de trabalho.

CDD´s mais críticos na ares metropolitana são: CDD FLA - localizado nas proximidades da Rodoviária de Fortaleza, que atinge os vários bairros de classe média de Fortaleza, tais como; BAIRRO DE FÁTIMA, VILA UNIÃO, MONTESE, BENFICA, AEROPORTO, ect.....CONJUNTO HABITACIONAIS E GRANDES BLOCOS VERTICALIZADOS da cidade.Neste Centro de Distribuição metade dos trabalhadores estão de licença medica, quase todos tem doenças que poderão vir a caracterizar como possível reabilitação: coluna, joelho, pé, sinusite, gastrite, circulação, depressão, etc. A falta da certeza de que não será possível sanear este setor, os trabalhadores já não suportam mais fazer horas extras, apesar de ter trabalho até aos domingos neste setor, as pessoas que vêem pra ajudar não insuficientes, pois há um amontoado de correspondências que não oram se quer colocado nota. A entrega já está chegando no setor atrasada, cartas que chegam com data de vencimento passada.O grande número de registrado que cresce a cada dia, devido o medo natural da correspondência não chegar. Diariamente são centenas de clientes que chegam a unidade para buscar correspondência.

O CDD Francisco SÁ, que funciona na periferia, em um dos bairros mais populosos de Fortaleza, a situação está péssima, também clientes vão em busca de suas correspondências, devido à demora de entrega e ou a não entrega. Os carteiros são ameaçados nas ruas, com palavrões, muitas vezes pelo desespero da população que busca suas cartas, extratos, ect. O mais crítico é que além da jornada estafante, os trabalhadores estão sendo ameaçados com SIE que são verdadeiros assédios morais aos trabalhadores, com punições por não entregar em tempo hábil as cartas e outros.

CDD CAUCAIA- Localizado no Município de Caucaia, este setor os distritos são divididos em até 5 vezes pra que possam administrar a entrega. A portal do CDD é permanentemente fechada, pois os clientes constantemente em busca de suas carta acabam não deixando os carteiros fazer a triagem e separação das cartas. A média de percorrida por carteiro é ate 100 km. Sendo Caucaia sendo o maior município em extensão o quadro de funcionário é mínimo para atingir a população...A imprensa é constantemente chamada, as denuncias feitas contra os Correios...

CDD JUAZEIRO, IGUATU, SOBRAL, TIANGUA, PACAJUS, OUTROS- O caos está instalado.Estas cidades cresceram muito, no entanto o numero de carteiros diminuíram, pois os aposentados e os que pediram as contas para irem assumir concurso publico tem crescido constantemente, não houve reposição.O melhor setor de correios hoje está ruim. NOS TRABALHADORES NÃO SABEMOS MAIS QUE FAZER, NOS PARECE QUE É TUDO ORQUESTRADO. NA VERDADE NÃO VAI PRECISAR PRIVATIZAR, POIS PELO QUE ESTÁ ACONTECENDO A ECT DEVERÁ ESTÁ TOTALMENTE DESACREDITADA EM POUCO MENOS DE 6 MESES. ATÉ PARECE QUE É ISSO QUE ELES QUEREM.

AS CIDADES PEQUENAS - que tinham um carteiro e o gerente, ficou triste a situação e as cidades onde a entrega era feita pelos mots a ECT/DR/CE quer que os gerentes, atendentes e vigilantes vá entregar cartas apos o expediente.

São vários os casos que os trabalhadores são assediados pelos gestores que querem resolver o problema sacrificando a hora de repouso dos trabalhadores.

Pedimos a quem de direito de nos ajude, aqui não tem mais jeito, só contratando urgente!!!Estamos abertos a soluções, o que fazer???

Atenciosamente,

Maria de Lourdes Félix de Andrade
Coordenadora Geral do Sintect-Ce

Comentário do blogueiro:

O que está acontecendo hoje na ECT, é um verdadeiro crime contra a SOCIEDADE BRASILEIRA e aos trabalhadores (as) ECETISTAS. Os mesmos problemas que estamos enfrentando aqui na DR/SPI, vemos outras DR´s como no caso dos companheiros do Ceará passar.

Estamos assistindo um verdadeiro desmonte da nossa EMPRESA através do seu "SUCATEAMENTO".

"ASSISTINDO", sim companheiros (as) foi isto mesmo que eu disse: A-S-S-I-S-T-I-N-D-O - e me pergunto até quando?

Passou da hora das "DIREÇÕES SINDICAIS", a qual eu me incluo, organizar toda a categoria para barrar o DESMANTELAMENTO que estão fazendo na ECT, a "LUZ DO DIA".

S.O.S BRASIIIIILLL

Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MONOPÓLIO POSTAL


Conquistamos, mas a ECT tem que honrá-lo agora


Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Visitando o BLOG DIARIO DO ECETISTA, do meu amigo e companheiro Valdirzinho, deparei com uma matéria interessante, que trata justamente deste tema, onde diz que:

“O Tribunal Regional Federal da Primeira Região, por meio de determinação do juiz federal em Sete Lagoas, Grigório Carlos dos Santos, condenou no último dia 13/01, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas, ao pagamento de multa pelo descumprimento de decisão judicial, proferida em junho de 2008, que determinou a paralisação da entrega das contas de água e demais correspondências por meio diferente do serviço dos Correios, prática que constitui violação ao monopólio postal”. Leia na integra no Diário do Ecetista


Este tipo de decisão é a consolidação da vitória que tivemos, acerca deste fantasma chamado “QUEBRA” do MONOPOLIO que acompanhou os ECETISTAS por anos. Por muitas vezes a direção da ECT, de forma OPORTUNISTA, usava este debate, que estava sendo travado no TRIBUNAL, para tentar frear a luta dos trabalhadores (as) de brigarem pelos seus DIREITOS.

Leia Mais...


Acusando muitas vezes o MOVIMENTO SINDICAL de irresponsáveis, dizendo que as GREVES realizadas pela categoria, que sofriam ataques nos seus DIREITOS, colocava em risco a votação no STF. Felizmente os trabalhadores (as) não se curvaram diante destas ameaças OPORTUNISTAS e fizeram valer seus DIREITOS e o MONOPÓLIO POSTAL não foi “QUEBRADO”.

Estas mesmas direções da ECT que no passado fizeram estes discursos OPORTUNISTAS hoje têm colocado boa parte da população contra o MONOPÓLIO POSTAL.

Pois desde que o STF definiu que cartas, cartões postais e correspondência agrupada só podem ser entregues pelos Correios, ficou claro e pacificado para todos o que é MONOPÓLIO POSTAL, haja vista a decisão do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL de Sete Lagoas citada logo no começo da matéria.

Infelizmente em muitas cidades a população tem se colocado contra o MONOPÓLIO POSTAL, porque a ECT brigou para tê-lo, mas nada faz para honrá-lo. Basta vermos o caos que se encontram os CDD´s, que com a falta de funcionários não tem conseguido fazer escoar o volume de correspondências nas unidades, gerando sobrecarga de trabalho.

É obvio, que com esta a vitória no STF o serviço aumentaria. E o movimento natural que se esperava da ECT, é que fosse feita mais contratações, mas ao invés disto, abriram dois PLANOS DE DEMISSÃO VOLUNTARIA – PDV, não repuseram ninguém no lugar dos que saíram e nem contrataram para suprir as vagas apontadas no SD (SISTEMA DE DISTRITAMENTO).

Com esta política criaram o “CAOS” no setor de entregas, onde se priorizam as entregas de encomendas e principalmente SEDEX 10 e as cartas, cartões postais e correspondências agrupadas que é MONOPÓLIO, ficam em segundo plano. Muitos destinatários têm recebidos suas faturas de banco, conta telefônica e outras correspondências com atrasos, pela situação exposta acima.

O que vemos hoje por parte da direção da ECT, é que só correm atrás de contratos, mas não se preocupam em honrá-los. Isto é de uma irresponsabilidade tamanha, esta situação tem deixado muitos carteiros em maus lençóis em seus DISTRITOS, porque em ultima hipótese para muitos destinatários, a culpa do atraso de suas correspondências é do CARTEIRO e não dos engravatados que ficam escondidos em seus gabinetes, fechando novos contratos.

Companheiros (as), decisão como esta do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL de Sete Lagoas, tem que ser comemorada, pois como disse no início, é a consolidação da vitória do STF.

Mas alguém terá que entregar estas contas a partir de agora, no caso os CARTEIROS. Portanto se faz necessário mais contratações em Sete Lagoas e em todo o país. Não podemos ficar assistindo passivamente o Sr. Pedro Bifano ficar cometendo erros encima de erros nos editais de CONCURSO PÚBLICO da ECT, atrasando assim todo processo.

Brigamos sim pela manutenção do MONOPOLIO POSTAL! Mas agora queremos honrá-lo também!

E para Isto se faz necessário novas contratações, condições de trabalho e respeito.

Mas do jeito que as coisas andam, somente com uma grande REBELIÃO dos trabalhadores (as) conseguiremos mudar isto.

Nós sempre tivemos compromisso em defender o MONOPÒLIO POSTAL do CORREIOS, já a direção da ECT...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DR/SPI – Comandada por homens invisíveis

Por Biaia
Coordenador do SINTECT/CAS


Em conversa com alguns companheiros do CDD Santa Barbara D´Oeste me disseram que a situação lá continua a mesma coisa (caótica), ou seja, do mesmo jeito que o Diretor Regional – Sr Luiz Pagani encontrou quando esteve por lá no meio do ano passado.


Naquela oportunidade os trabalhadores (as) ficaram super animados com a visita do DIRETOR, que na época disse desconhecer a situação, mas que resolveria o problema da UNIDADE pessoalmente.


Inclusive passando o número do seu celular pessoal para o Sr. Rubens - Gerente da UNIDADE - pura encenação - do DIRETOR, é claro! ( Devia ter passado o número para os trabalhadores (as), mas e a CORAGEM)


Mas agora os trabalhadores (as) do CDD estão mais do que desanimados, se o DIRETOR REGIONAL não cumpriu sua palavra, em quem vão confiar?


Leia Mais...


A verdade é que a DR/SPI hoje esta sendo dirigida por homens invisíveis, que não conseguimos enxergar, pois só andam na sombra. O DIRETOR REGIONAL só teve no CDD Santa Barbara D´Oeste , por conta da homenagem que ia ser feito ao nadador Cesar Cielo – medalha de ouro no MUNDIAL DE ROMA. Mas só por isto!

Assim como o Sr. Pagani, tem outros homens invisíveis na DR/SPI, como por exemplo: o Sr. Paulo Morales e o Sr. Samuel que comandam a área de operações, ou pelo menos deveriam comandar , NE? Porque hoje não existe comando nenhum nesta área!

Só sabem ficar sentados com seus popozões numa sala com ar condicionado, dando ordens absurdas para os gerentes das UNIDADES cumprirem, exigindo deles que massacrem os trabalhadores (as) no dia-a-dia.

Eles mesmo não tem coragem de enfrentar os trabalhadores (as) e usam os gestores para fazerem o serviço sujo. Mas quando estão cara a cara com os trabalhadores (as), como ficou o Sr. Pagani, prometem o mundo e o fundo mesmo sabendo que não irão cumprir o que estão dizendo.

Neste caso, tiro o chapéu para o Sr. Nalin (GERAE que tenho muitas criticas), que estando cara-a-cara com os trabalhadores (as) do CDD Americana, disse a todos para não ter ilusões quanto as contratações, porque não irão acontecer, disse isto no momento que o Sr. Pedro Bifano, Diretor de Gestão de Pessoas da ECT, anunciava em toda mídia que abriria novas contratações através de CONCURSO PÚBLICO.

Mas pelo andar da carruagem, começo acreditar que o Sr. Nalin sabia mais que a DIRETORIA REGIONAL, e neste caso, não sei se foi inocência ou coragem. Mas que o Sr Nalin falou em alto e bom som para todos os trabalhadores (as) ouvirem, falou!

A verdade é que, com a covardia dos "HOMENS INVÍSIVEIS", quem vem sofrendo são os trabalhadores (as) e aqueles gestores que não concordam com a política do chicote, adotada pelo Sr. Paulo Morales e o Sr. Samuel, e por isto sofrem uma enorme pressão desta dupla.(É obvio que a dulpa tem o aval do Sr. Luiz Pagani- DIRETOR OMISSO e INVÍSIVEL))

Sr. INVÍSIVEL – DIRETOR REGIONAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO, vê se pelo menos “APARECE” no CDD Santa Barbara D´Oeste para dar satisfação, do porque, o senhor não ter cumprido a promessa que fez a eles (as).

O problema é CORAGEM para isto, né DIRETOR????

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PROCESSO DO PCCS/ 95 - Atual situação

Por Drª Fabiana Araújo
Depto Jurídico do SINTECT/CAS


Conforme dito em outra ocasião, o processo do PCCS 1995 está correndo em duas frentes de trabalho do judiciário: a primeira para que o perito da justiça faça uma planilha com o nome de todos os trabalhadores da ativa, da base do SINTECT-CAS e Vale do Paraíba, que têm direito ao acréscimo de referência salarial em seu salário, e os valores desse acréscimo, para que a ECT acerte os salários daqui para frente, e a segunda, para que o perito, em outro momento, apresente cálculos sobre os valores retroativos, os atrasados, que serão fixados e pagos, acreditamos, somente daqui há alguns anos.

Quanto ao acerto dos salários agora, temos a informar que, conforme também já havíamos dito, o tempo da Justiça não é o mesmo que corre normalmente...Assim, desde o despacho do juiz determinando que o processo vá para a mão do perito para fazer essa planilha, a ECT já protocolou duas petições pedindo reconsideração da decisão do juiz quanto aos parâmetros desse cálculo, tentando convencê-lo de que os STEP’s foram acrescentados nos salários pelos Acordos Coletivos, enfim, esperneando.


Leia Mais...


Não conseguiu nenhum resultado favorável, sendo que o juiz manteve tudo a nosso favor. Só que cada petição dessa atrasa o processo, pois demora muito entre ir para a mão do juiz e voltar com alguma decisão, mesmo negativa. Por exemplo, da última petição da empresa nesse sentido (de espernear), o processo ficou nas mãos do juiz para ser apreciado, desde setembro de 2009 até final de janeiro de 2010 (considerando ainda que teve férias do Judiciário no final do ano).

Por tudo isso, o processo está “pendente de notificação para o perito” agora (!!!), ou seja, se nada atrapalhar, se a empresa não fizer mais alguma petição para espernear, o processo deve ir logo para as mãos do perito. Nas mãos dele, repetimos que, certamente ficará mais do que 30 dias, pois são muitos cálculos, mais de 4 mil.

Estamos de olho! Já pedimos pressa para o perito e vamos aguardar que ele possa fazer logo seu trabalho! Assim que sair a planilha e houver uma previsão para a intimação da ECT, para acertar os salários, avisamos. Todos os esforços estão sendo feitos para que seja o mais rápido possível! A ECT usa tudo o que pode para atrasar, mas não desanimaremos NUNCA!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CONCURSO PÚBLICO DA ECT - A novela continua

Por Biaia

Coordenador Geral do SINTECT/CAS


Mais uma vez foi prorrogado as inscrições do CONCURSO PÚBLICO do CORREIOS



"De acordo com o Diretor de Gestão de Pessoas da ECT, Pedro Magalhães Bifano, a nova prorrogação do concurso atende a uma ordem judicial, que exigiu que a isenção da taxa de inscrição — antes permitida apenas aos candidatos de nível médio — também possa ser requerida pelos candidatos aos cargos de nível superior e carreiras específicas. “Para mantermos a isonomia entre os candidatos, decidimos prorrogar os concursos para todos os cargos e para todo o Brasil”, disse ele". Fonte: G1.com


Comentário do blogueiro:

Me recuso a falar disto novamente.

Sem C-O-M-E-N-T-Á-R-I-O-S


PRIMEIRA HORA DA ECT - GCR


GCR — A data de fechamento da Avaliação de Desempenho referente ao 2º semestre de 2009 foi prorrogada para o próximo dia 22 de fevereiro. Todos os empregados que trabalharam mais de 90 dias no período ou foram transferidos devem ser avaliados. Para garantir avaliações corretas e evitar congestionamento no sistema, os gestores não devem deixar o fechamento para a última hora. A empresa lembra que a falta da avaliação final pode prejudicar os empregados em recrutamentos internos, programa de concessão de bolsas de estudo, sistema de transferência e pagamento da PLR, dentre outras situações. A avaliação de desempenho é responsabilidade de todos. Por isso, tanto os avaliados quanto os avaliadores devem estar atentos ao prazo final.

Leia Mais...

Comentário do blogueiro:


O movimento sindical sempre se colocou contra o GCR da ECT, por entender que é uma ferramenta perversa contra os trabalhadores (as).

Onde muitos gestores usam o GCR de forma covarde para prejudicar o trabalhadores (as) que não aceitam calados a situação caótica que os ECETISTAS vivem hoje na ECT, lutando por seus DIREITOS.

A verdade é que o GCR está longe de ser uma ferramenta justa de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, onde muitos gerentes não avaliam seus comandados e muitos companheiros (as) só vão saber sua nota através de correspondências. Na maioria das vezes é negado até o DIREITO do trabalhador recorrer da AVALIAÇÃO caso não concorde com a nota que lhe foi dado.

A PRIMEIRA HORA acima diz: “...Para garantir avaliações corretas e evitar congestionamento no sistema, os gestores não devem deixar o fechamento para a última hora...”, será que a direção da ECT não sabe que muitos gestores não faz a avaliação dos seus subordinados?! Forçando os trabalhadores (as) a assinarem sem o mínimo dialogo, dão a nota e pronto.

Continuando a PRIMEIRA HORA: “...A empresa lembra que a falta da avaliação final pode prejudicar os empregados em recrutamentos internos, programa de concessão de bolsas de estudo, sistema de transferência e pagamento da PLR, dentre outras situações...” Não é falta de avaliação que tem prejudicado os trabalhadores (as), mas sim as falsas avaliações ou as avaliações equivocadas de muitos gestores (as) que usam o GCR como uma arma para punir aqueles trabalhadores (as) que eles não vão com a cara, deixando de lado a avaliação de desempenho e competência daqueles que carregam a ECT nas costas mesmo sem condições nenhuma para realizar suas tarefas.

Para finalizar a PRIMEIRA HORA neste ponto termina dizendo: “...A avaliação de desempenho é responsabilidade de todos. Por isso, tanto os avaliados quanto os avaliadores devem estar atentos ao prazo final”. Se não bastasse a falta de condições de trabalho que vivemos no dia-a-dia querem jogar a responsabilidade do prazo da AVALIAÇÃO para nós, é brincadeira uma coisa desta. Para que mesmo os GESTORES recebem GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO?

Companheiros (as), o GCR é um instrumento perverso da ECT, usada como umas das ferramentas de demissão por justa causa na ECT, pois toda SID seguida de ADVERTENCIAS é baseada na AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO de cada trabalhador (a). Não tem para onde fugir, uma coisa esta interligada a outra.

É por isto que os trabalhadores (as) não devem assinar seu GCR se não estiver de acordo com a AVALIAÇÂO do AVALIADOR.

Sua AVALIAÇÃO não vai determinar apenas se o empregado terá ou não prejuízos no “recrutamentos internos, programa de concessão de bolsas de estudo, sistema de transferência e pagamento da PLR, dentre outras situações...”, como sugere a nota.

Leia-se:“DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES” a própria DEMISSÃO por justa causa, uma vez, que a ECT não pode mais demitir sem fundamentação, usam a AVALIAÇÃO NEGATIVA, junto com as SID´s e ADVERTENCIAS para fundamentar suas ações.

Os trabalhadores (as) tem tido um DESEMPENHO espetacular, mesmo diante das lambanças da direção da ECT que abrem PDV e não contrata no lugar, que não conseguem elaborar um edital de CONCURSO PÚBLICO sem que o mesmo não seja cancelado várias vezes, que levam 2 anos para arrumar uma simples mesa MANIPULADORA para o carteiro trabalhar, que não tem capacidade de cobrar das empresas terceirizadas caminhões com rampas funcionando, que deixam faltar EPI´s, que não fornecem uniformes, que falam que vão aplicar 1, 3 milhões em bolsas anatômicas para carteiros, e NADA!

Enfim, estes que fazem lambança encima de lambanças , com certeza são avaliados com a nota máxima, letra “A”, tendo como prêmio o LUCRO da ECT, enquanto os trabalhadores (as) ficam com as migalhas do bolo que fizeram crescer. FORA O GCR PERVERSO DA ECT!

Por Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS