"Sonha e serás livre de espírito, luta e serás livre na vida" - Che Guevara

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO...





Mais um ano esta terminando e neste momento as pessoas costumam parar para fazer suas reflexões dos pontos positivos e negativos, acertos e erros que tiveram no ano todo. E logo em seguida renovam suas forças e energias para receber o ano que esta chegando, na esperança que tudo se renove para melhor.

E nós ECETISTAS não somos diferentes e também fazemos nossas reflexões acerca do ano que esta se findando. É claro que as reflexões variam de pessoa para pessoa

Na minha visão vejo vários pontos positivos e negativos que ocorreram neste ano para classe ECETISTAS. Mas quero citar um ponto positivo e um negativo que particularmente me marcou em 2009, que são:

POSITIVO: A vitória de todos os ECETISTAS com a manutenção do MONOPÓLIO POSTAL no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, um fantasma que rondava os trabalhadores dos CORREIOS por mais de 6 anos. Ainda não podemos abaixar a guarda, pois ainda estão tentando quebrar o MONOPÓLIO por outras frentes de ataques, mas sem sombra de duvida a decisão do STF foi a maior vitória da classe ECETISTA em 2009.

NEGATIVO: A Campanha Salarial 2009/2010 foi para mim o episodio lastimavel para a categoria. Não vou nem entrar no merito da proposta, mas sim na postura das principais liderenças do movimento sindical que assinaram o ACT 2009/2010 mesmo com a maioria dos trabalhadores (as) em assembléia se colocando contra tal acordo. Em nenhum momento tentaram esgotar a discussão com base, ao contrario, fizeram várias manobras em muitos estados para poderem atingir o quorum e assinarem o ACT. Como eu já disse: LASTIMAVEL.

Mas enfim resta algumas horas para o termino do ano de 2009 e quero dizer que foi prazeroso estar na mesma trincheira dos ECETISTAS de Campinas , Região e dos quatro canto deste país. Terminamos a ano em pé, de cabeça erguida e com muita dignidade.

Desejo de coração a todos os ECETISTAS e seus familiares que o ano de 2010 seja muito melhor. Que o mesmo espirito guerreiro que nos trouxe até aqui, permaneça em nós neste ano que esta para iniciar e juntos continuarmos lutando para construir uma sociedade mais justa e igualitaria, começando pela ECT.


QUE 2010 SEJA O MELHOR ANO DE NOSSAS VIDAS, FELIZ ANO NOVO A TODOS (AS).


Saudações Sindicais,
Biaia.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas...



Feliz Natal, com muito amor, paz e união a todos (as) ECETISTAS e seus familiares.

É o mais sincero desejo do blogueiro e companheiro,

Biaia

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Sr. Aparecido – DIRETOR REGIONAL ADJUNTO deixa a ECT no PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTARIA – FASE II

Por Biaia

Coordenador Geral do SINTECT/CAS


No dia de hoje (23/12/09) recebi a noticia de que o Sr. Aparecido – DIRETOR REGIONAL ADJUNTO aderiu o PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTARIA – FASE II (PDV).

Sempre fui critico ferrenho do PDV da ECT, por entender que é uma ferramenta que a EMPRESA usa para resolver um problema de gestão própria, ou seja, enxugando sua folha de pagamento e sobrecarregando os que continuam na ATIVA.

Haja vista o PDV – Fase I, onde um pouco mais de 5 mil trabalhadores (as) aderiram o plano e até hoje não foram feitas as contratações necessárias para suprir as vagas daqueles que deixaram a ECT. Enfim, não concordo com o PDV e já deixei por mais de uma vez expressa neste blog a minha posição.

Não posso negar que a saída do DIRETOR REGIONAL ADJUNTO, Sr. Aparecido me pegou de surpresa. Mas não vou ser hipócrita, a mim e para a maioria dos trabalhadores (as) é uma GRATA surpresa!

Na gestão PAGANI / APARECIDO é de conhecimento de todos que o DIRETOR REGIONAL ADJUNTO era quem ditava as regras na DR/SPI, portanto, o CAOS que vive hoje o interior de São Paulo tem muito haver com ele.

Não estou com isto querendo inocentar o Sr. Pagani – DIRETOR REGIONAL, este tem a culpa da OMISSÃO, sendo assim, é tão culpado pelo CAOS instalado na DR/SPI quanto o Sr. Aparecido que nos presenteia com a sua saída.

Alias DIRETOR, bem que o senhor poderia ter tornado o NATAL dos ECETISTAS completo, aderindo o PDV – FASE II junto com o seu ADJUNTO!

Já que ficou, espero que mude a cara da sua gestão que continua um "CAOS" a marca registrada da dupla dinâmica: PAGANI / APARECIDO.


Segue abaixo o e-mail de despedida do DIRETOR REGIONAL ADJUNTO:

De: SPI-ASCOM - Caixa Postal
Enviada em: quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 16:28
Para: SPI-Agencias - Lista de Distribuicao; SPI-CDDs -
Lista de Distribuicao; SPI-CEEs-Lista de Distribuicao; SPI-Funcionarios - Lista de Distribuicao
Assunto: Despedida
Prioridade: Alta


Meus caros colegas da Diretoria Regional SPI,

Peço permissão para despedir-me através desta mensagem.

Hoje estou saindo da Empresa na qual trabalhei por mais de 41 anos.

Não foi uma decisão fácil e serena, pois vou deixar de conviver com pessoas que são especiais e que fizeram diferença na minha vida pessoal e profissional. Aprendi muito com cada um. Com alguns aprendi a ser tolerante. Com outros aprendi a ouvir. Alguns foram meus mestres (muito deles estão em outro plano de vida). Alguns aguçaram o meu desejo de aprender coisas novas. Com outros aprendi a respeitar as pessoas, ser transparente e praticar aquilo que falo. Com meus pais aprendi que educação vem do berço. Com alguns aprendi que era necessário ser elegante. Com outros aprendi que eu na função de gestor deveria saber me relacionar com os fornecedores, clientes e
procurar tratar todos igualmente.

Sei que cometi muitas falhas e erros. Tenha certeza que foi por ignorância e despreparo. Nunca por má fé.

Continuo acreditando nos meus sonhos e nas pessoas. Mesmo nas que no dia-a-dia se mostrem arredia no seu processo de mudança. O que posso deixar de mensagem para essas pessoas é que não somos donos da verdade. Devemos sair da zona de conforto e enfrentar o desconhecido com garra, confiança e determinação. Respeitando e acreditando no seu semelhante. Não é por causa de um ou de outro que devemos tratar as pessoas com desdém ou desconfiança. Nunca devemos fazer pré-julgamento. E isto não é fácil de praticar.

Sempre disse que aparecido@correios.com.br era a marca de um produto chamado APARECIDO. Hoje este produto está saindo do mercado postal. Deixo um novo endereço eletrônico para o mercado global: aparecidosouza2003@yahoo.com.br para quem quiser entrar em contato comigo, pedir orientações, reclamar ou manter simplesmente contato.

Deixo aqui algumas frases que serviram de estímulos para minha vida pessoal e profissional:


- Eu preferi ser um honesto falido que um corrupto de sucesso.

- Na busca por mim, descobri a verdade. Na busca pela verdade, descobri o amor. Na busca pelo amor, descobri Deus. E em Deus, tenho encontrado tudo.

- Enquanto navego pela vida não evito tempestades e águas bravias. Apenas deixo as passar. Apenas navego. Sempre procuro lembrar: mares calmos não fazem bons marinheiros.

- O mais importante na vida não é o triunfo, mas o empenho. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.

-Quando cometer um erro, não olhe para trás por muito tempo. Analise as coisas e então olhe para diante. Erros são lições de sabedoria. O passado não pode ser mudado.
O futuro ainda está em seu poder.

-As pessoas esquecerão o que você disse. As pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir.

Bauru, 23 de dezembro de 2009.
José APARECIDO de Souza

sábado, 19 de dezembro de 2009

ALELUIA, ALELUIA! CONSERTARAM OS BANHEIROS DO CDD ARARAS.

ALELUIA, ALELUIA!!! Consertaram os banheiros do CDD ARARAS e ninguém morreu por isto. Fica comprovado que quando se tem vontade é possivel fazer uma gestão em prol dos trabalhadores (as). Mas para isto tem que ter vontade política, o que tem faltado para a gestão PAGANI / APARECIDO.

Os trabalhadores (as) reivindicavam o MINIMO DE RESPEITO (quando o correto é reivindicar o MAXIMO DE RESPEITO). Ninguém estava pedindo banheiros de luxo com hidromassagem, espelho no teto, sauna e tal, só queriam banheiros limpos e com tudo funcionando.

Enfim, os companheiros do CDD ARARAS não precisam ir mais para o banheiro com o balde cheio de água, a descarga voltou a funcionar. AMÉM!

Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

TEMPESTADE PROVOCA "CAOS" NO CDD REDHER!

Tempestade destelha CDD REDHER em Americana/SP
Várias correspondências molhadas pela chuva


Nesta quinta-feira (17/12/09) a cidade de Americana foi assolada por uma forte tempestade. O CDD REDHER foi fortemente castigo pela tempestade, com o destelhamento do prédio deixando a UNIDADE um verdadeiro "CAOS".


O CDD REDHER é uma das UNIDADES que vivem o "CAOS" da falta de funcionarios, condições de trabalho e expanões sem acompanhamento da gestão PAGANI / APARECIDO e infelizmente no dia ontem enfrentaram outro "CAOS" vindo desta vez da natureza.

Por sorte ninguém se machucou, no momento que as telhas começaram a caírem, todos que estavam presentes tiveram tempo de correr para se proteger, exceto um companheiro que acabou torcendo a perna dando mau jeito no joelho.

O prédio do CDD REDHER passou por reformas não faz muito tempo, segundo informações, feita pelo proprietário. Embora o ocorrido nada tenha haver com problema de gestão aparentemente ( digo aparentemente porque só o prédio do CDD foi fortemente castigado na vizinhança o que merece uma investigação para saber como se deu esta reforma) , espero que a DR/SPI dê toda a estrutura para os companheiros (as) colocar a casa em ordem, sem colocar os trabalhadores (as) em risco.

A chuva dos últimos dias tem castigado à população de modo em geral, que isto sirva de alerta a DR/SPI para outros prédios que estão em situações precárias como o CDD GEORGINA que embora não tenha caído o telhado "AINDA", enfrenta o problema de inundação, chovendo mais dentro do que fora conforme denunciado neste blog no dia 08/12/09

O SINTECT/CAS estará acompanhando de perto as medidas que serão tomada pela DR/SPI e tomando as medidas cabíveis, caso os trabalhadores (as) sejam expostos a riscos.


Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CDD ARARAS – Bola da vez!


O que vou escrever neste blog não é nenhuma novidade, só muda o nome e o endereço da UNIDADE problematica. Desta vez a bola da vez é o CDD ARARAS que tem entorno de 40 trabalhadores (as) lotados na UNIDADES , sendo a maioria de homens.

Acontece que os quatros banheiros masculino do CDD estão quebrados (entupidos) e os companheiros estão tendo que usar o banheiro da parte de cima ao lado do refeitorio. Esta situação tem causado transtorno aos trabalhadores (as), pois caso, dois trabalhadores (as) venham a ter dor de barriga, um com certeza irá fazer nas calças. Sem contar o mal cheiro que tem deixado no banheiro das companheiras que é vizinho do banheiro que os mais de 30 companheiros estão usando.

Enfim, o resto vocês já sabem o que eu penso da gestão PAGANI/APARECIDO não preciso repetir que o CAOS é marca desta dupla, certo?!

O CDD ARARAS é apenas mais uma UNIDADE que conta com a falta de respeito dos dirigentes da nossa DR/SPI, que são bons em cobrar resultados dos trabalhadores (as) mesmo não dando as condições necessarias para que estes possam desempenhar suas tarefas.

Por que o DIRETOR e ADJUNTOS ( PAGANI/APARECIDO) vão esquentar a cabeça?! O banheiro deles está funcionando muito bem, diferente dos companheiros do CDD ARARAS que se tiverem que usar o banheiro de baixo caso o de cima esteja ocupado, terão que levar um balde de água para tentar mandar a merda embora. (Ah! MERDA não é palavrão, até o Presidente Lula usou este termo dias atrás em um discurso. MERDA é a gestão que estamos assistindo na DR/SPI)

PAGANI/APARECIDO mais uma para conta desta dupla DINAMICA!


Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Governo comemora a negociação bem-sucedida com funcionários dos Correios

Se você tinha duvida a quem interessou o ACORDO BIANUAL, leia a matéria abaixo e verá que a grande preocupação do governo era o de resolver o problema eleitoral de 2010. Não é atoa que o Sr. LULA - Nosso patrão ficou tão irritado com a greve dos trabalhadores dos CORREIOS.

Ao meu ver, nossa CAMPANHA SALARIAL foi uns dos episodios mais vergonhoso do nosso MOVIMENTO SINDICAL, que o GOVERNO tenha lá suas prioridades até entendo! O que não consigo entender é dirigente sindical deixar a prioridade de sua categoria para atender a prioridade do governo, principalmente quando estas não atendem os trabalhadores (as) por eles representados.

Um GOVERNO que ao invés de promover contratações, promove PLANOS DE DEMISSÃO VOLUNTARIAS (PDV) e com isto sobrecarregando aqueles que continuam na ativa, que em nenhum momento discutiu a saúde dos trabalhadores (as), a entrega pela manhã dos carteiros, um PLANO DE CARGO, CARREIRAS E SALARIOS digno, problemas das MULHERES e outros. Sem contar que estão fazendo um plano de REESTRUTURAÇÃO DA ECT sem discutir com aqueles que mais conhece esta EMPRESA, ou seja, os ECETISTAS.

O ano de 2009 esta se findando, e tudo isto que não foi discutido na nossa CAMPANHA SALARIAL será transferido para 2010, portanto, com campanha salarial ou não, teremos que nos organizar e batalhar para tornar a ECT uma empresa mais justa e humana com os ECETISTAS, nem que para isto tenhamos que ir para as ruas. Se engana quem acha que conseguiu calar os ECETISTAS, se acha isto é porque não conhece esta categoria.

Segue abaixo o link da matéria que citei logo no inicio:

Governo comemora a negociação bem-sucedida com funcionários dos Correios



Saudações Sindicais
Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS

sábado, 12 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ostrochi, você também vai entrar no time daqueles que não sustentam sentado o que diz em pé?!

Mês passado a direção do SINTECT/CAS teve uma reunião com o Sr. Valter Ostrochi – Gerente do CTC, Sr. Gilberto – CAE e Sr. Fausto Carra - CORET para discutir problemas de relacionamento no CDD COLÔNIA na cidade de JUNDIAI, entre o Sr. Paulo – Gerente da Unidade e os trabalhadores (as). Inclusive nesta reunião esteve presente dois carteiros da UNIDADE para relatar os fatos. E olha que as condições do predio do CDD COLÔNIA é lastimavel, mas os trabalhadores queriam apenas discutir a relação, dizendo que o resto eles administram.

Este gestor tem feito da vida dos trabalhadores (as) um inferno, a relação foi ruim desde da sua chegada nesta UNIDADE, quando disse que tinha ido para aquele CDD demitir vários vagabundos. O Sr. Paulo é a cara da gestão atual da DR/SPI, administrando o CDD com SID encima de SID. O Sr. Paulo costuma intimidar os trabalhadores (as) para que não façam denuncia em relação a sua forma de gerenciar, exemplo disto é quando o Sr. Fausto Carra – CORET visita a UNIDADE para conversar com os trabalhadores (as) nas suas visitas de rotina, ele fica rodeando e encarando a pessoa, deixando claro que se for denunciado terá retaliação futura.


Leia Mais...


Basta o Sr. Fausto ir embora ele começa a perseguir aqueles que passaram muito tempo conversando com o CORET, pois na cabeça dele, este trabalhador estava falando mal da sua pessoa. SINAL QUE DEVE! Diz o ditado popular: “Quem não deve não teme”.

Eu próprio em visita a UNIDADE para realizar REUNIÃO SETORIAL pude constatar o ASSÉDIO deste gestor encima dos trabalhadores (as) enquanto conversava com um companheiro ele encostou do lado e perguntou o que estava acontecendo, tirando toda a liberdade daqueles que querem ter uma conversa particular. Nem sempre o trabalhador procura do SINDICATO ou o Sr. Fausto para reclamar do gestor, mas na cabeça do Sr. Paulo estas aproximações são para denuncia-lo. Volto afirmar, se pensa assim é porque DEVE!

Na reunião que tivemos com o Sr. Valter Ostrochi os trabalhadores (as) colocaram todos os problemas de relacionamento daquela UNIDADE e o mesmo disse que iria enquadrar o seu gestor orientando para que dialogasse mais com a equipe de trabalho. Afirmou que a postura do Sr. Paulo nada tinha haver com a sua maneira de gerenciar e se comprometeu para os dois trabalhadores presente na reunião que ele próprio estaria indo no CDD COLÔNIA junto com o Sr. Gilberto – CAE para ouvir os demais trabalhadores (as) na tentativa de tornar o ambiente de trabalho daquela UNIDADE harmonioso e tranquilo para que os bravos GUERREIROS possam desempenhar suas funções mesmo com a falta de condições de trabalho.

Depois desta reunião o Sr. Paulo deu uma melhorada e parou de perseguir os trabalhadores (as). O Sr. Valter Ostrochi esteve na UNIDADE, mas ao contrário do que prometeu dizendo que ouviria os trabalhadores (as) só ele falou não dando chance de ninguém falar. Resumindo: O Sr. Paulo teve uma recaida e voltou a ASSEDIAR os trabalhadores (as) demonstrando que o problema de ASSEDIADOR esta no seu DNA e que não vai mudar, no maximo dar um tempo, mas parar NUNCAAAAAA!

Deixamos claro na reunião que tivemos com o Sr. Valter que este gesto tem extrapolado todos os limites e que se esta situação perdurasse iriamos denuncia-lo aos orgãos competentes e é o que a direção do SINTECT/CAS irá fazer.

Ostrochi, o que os trabalhadores (as) questionam e a direção do SINDICATO também, é por que manter pessoas que não adotam sua politica?! ASSEDIAR trabalhador com excesso de SID tem sido a cartilha da gestão PAGANI/APARECIDO e o senhor esta seguindo a risca. INFELIZMENTE!

Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Banalização das papeletas

Antes da Campanha Salarial deste ano, a direção do SINTECT/CAS se reuniu com o Sr. Aparecido – DIRETOR REGIONAL ADJUNTO DO INTERIOR DE SÃO PAULO para discutir vários assuntos e uns dos pontos em pauta foi o excesso de SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÃO E DEFESA (SID) a famosa papeleta.


Lembro que naquela ocasião a direção do SINTECT/CAS manifestava sua preocupação com a banalização da SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÃO E DEFESA (SID), onde sem critério nenhum é aplicada estas papeletas.


Esta foi uma ferramenta muito usada pela direção da ECT na época da DITADURA MILITAR e infelizmente isto ainda esta enraizada dentro da nossa EMPRESA, onde muitos gestores aplicam a SID apenas para intimidar os trabalhadores (as) engavetando o documento em seguida, mas sem que o funcionário saiba qual foi o fim que este documento teve. Tudo isto numa sádica satisfação de manter o trabalhador (a) preocupado com o que possa acontecer. Um verdadeiro ASSÉDIO MORAL.


Leia Mais...


O Sr. Aparecido – DIRETOR REGIONAL ADJUNTO disse na época que a DIRETORIA REGIONAL estava estudando uma maneira destes documentos ser implantado no sistema, onde a DIRETORIA teria acesso de todas as SID´s aplicadas nas UNIDADES. Segundo ele, isto inibiria aqueles gestores que usam esta ferramenta apenas para intimidar (ASSEDIAR) os trabalhadores (as). O Sr. Aparecido disse que, uma vez que os gestores aplicassem a SID teriam que “COMUNICAR” o funcionário qual foi o desfecho final deste processo, coisa que hoje não acontece.

A verdade é que o ano de 2009 esta se findando e nada mudou na base do SINTECT/CAS, o número de papeletas aumentou assustadoramente, chegando a ter caso de trabalhadores (as) com mais de 20 anos de casa que nunca responderam uma única linha de papeleta estar respondendo agora.

A SID no passado foi usada pelos “COVARDES” da DITADURA MILITAR que tinham que manter tudo sobre controle, principalmente uma EMPRESA como os CORREIOS que era estratégica para o controle de informações das pessoas. E hoje é usada pelos “INCOPETENTES” para encobrir a falta de GESTÃO que impera na DR/SPI e na nossa EMPRESA em geral.

Mas os companheiros (as) têm que ficar ligado, porque esta papeletas não são atoa. Além da INCOPETENCIA DE GESTÃO também tem o fato da ECT não poder demitir os trabalhadores (as) sem motivação, haja vista os números de reintegração que o SINTECT/CAS conseguiu nestes últimos períodos diante das demissões imotivadas (A DRA. FABIANA – ADVOGADA DO SINTECT/CAS CONSEGUIU MAIS DUAS REINTEGRAÇÕES, QUE DEVE ESTAR SAINDO POR ESTES DIAS) e a papeleta é apenas o inicio do processo para que a EMPRESA comece a motivação destas DEMISSÕES.

Como já disse neste blog no dia 07 de setembro, tudo isto tem sido uma grande preocupação para a direção do SINTECT/CAS, pois muitos trabalhadores (as) estão levando PAPELETAS por qualquer coisa e vários companheiros (as) não estão fazendo valer o seu direito de ampla defesa. Quero lembrar o trabalhador (a) que ao receber uma SID para responder, ele tem direito há 10 dias para fazer sua defesa. Oriento que procure o DIRIGENTE SINDICAL ou DELEGADO SINDICAL da UNIDADE se tiver, o SINDICATO e o JURÍDICO para ajudar na defesa.

Mas façam isto assim que receber a SID, não deixe para ultima hora devido à grande demanda do FESTIVAL de PAPELETAS promovida pela gestão PAGANI/APARECIDO, situação que muitos trabalhadores (as) não viveram nem na época da “DITADURA MILITAR”. Uma VERGONHA!!!

Biaia
Coordenador Geral do SINTECT/CAS




quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Primeira Hora da ECT



PROMOÇÕES — No pagamento de novembro, creditado no último dia 30, mais de 60 mil empregados foram contemplados com promoções por Mérito ou Antiguidade. Aqueles que não receberam promoções neste ano poderão ter direito em 2010 ou 2011, de acordo com os critérios definidos. Na prática, tanto a promoção por antiguidade quanto a por merecimento representam para o empregado a concessão de uma referência salarial, com reflexos no anuênio, na gratificação de férias e no 13º salário, dentre outras parcelas. O orçamento destinado às promoções é definido pelo DEST, órgão do Ministério do Planejamento, e está limitado a 1% da folha anual de salários da empresa. De acordo com a CLT, as promoções devem ser alternadas: quem recebe por antiguidade não pode receber por mérito no mesmo ano, ou seja, as duas promoções não podem ser pagas ao mesmo empregado no mesmo ano. Considerando todas estas regras, foi necessário definir um método que permitisse abranger o maior número de empregados em cada ano. Assim, o modelo aprovado prevê que, ao final de três anos, todos os empregados que atenderem aos critérios sejam contemplados com no mínimo um tipo de promoção — Mérito ou Antiguidade. Estas promoções representam um grande avanço trazido pelo PCCS/2008 que assegura a evolução salarial do empregado. Continue acompanhando as notícias sobre este assunto.


Comentário do blogueiro:


É brincadeira a direção da ECT dizer que a maneira de distribuir a promoção por antiguidade no PCCS/2008 foi um grande avanço.


O PCCS/08 é pior que o PCCS/95 que rezava que a cada 3 (três) anos trabalhado o funcionário receberia a titulo de antiguidade 1 (um) step que girava em torno de 5%, independente de qualquer avaliação ou critérios. Já o PCCS/08 a própria nota da ECT no “PRIMEIRA HORA” diz: “ao final de três anos, todos os empregados que atenderem aos critérios sejam contemplados com no mínimo um tipo de promoção — Mérito ou Antiguidade.”, ou seja, nem todos vão receber, até mesmo por que os critérios não são claros para os trabalhadores (as). Sem contar que o indice entre uma referencia salarial e outra diminuiu em relação ao PCCS/95.


Foi por isto que a direção do SINTECT/CAS se colocou contra em aprovar o caderno parcial do PCCS/08 em dezembro/08, sendo voto vencido a nível nacional


Leia Mais...


PAUTA REGIONAL

Princípios da Política da Qualidade da ECT – Na edição anterior abordamos a Política da Qualidade da ECT – “O cliente é o principal destinatário dos nossos esforços”. Nesta edição, apresentaremos os Princípios da Política da Qualidade que direcionam as ações que deverão ser executadas para o alcance da Visão da ECT – “Ser uma empresa de classe mundial”:

1. Satisfação dos Clientes

Todos os nossos esforços têm como referencial a satisfação dos clientes.

2. Valorização da Comunidade Ecetista

As pessoas que compõem a comunidade ecetista são o principal recurso da Empresa.

3. Produtividade e Lucratividade

A melhoria contínua dos processos e o gerenciamento baseado em fatos e dados são considerados fatores indispensáveis na elevação da qualidade, devendo haver uma disposição para promovê-los como forma de aumentar a produtividade e lucratividade da Empresa.

4. Crescimento da Empresa

A exploração de novos mercados, a criação de novos produtos e serviços e a inovação tecnológica nos processos e sistemas são indispensáveis para assegurar a sobrevivência e o crescimento da Empresa.

5. Empresa-cidadã

O comprometimento com o desenvolvimento do país faz dos Correios uma empresa cidadã.

6. Mútua colaboração com todos os Fornecedores

A mútua colaboração e desenvolvimento é a base da relação com todos os
fornecedores.

7. Cultura voltada para a Qualidade

A criação e o desenvolvimento de uma cultura voltada para a Qualidade é de
responsabilidade da direção da Empresa em todos os seus níveis. Sua prática permanente é atribuição de todos.

Comentário do blogueiro:

Putz! Isto não merece comentário nenhum, esta “PRIMEIRA HORA” é uma piada que nem os gerentes dos CDD´s estão tendo coragem de ler. Fizemos uma pesquisa e na maioria das UNIDADES não foi lido este documento. Ainda bem que os gestores estão tendo o bom senso e poupando os trabalhadores (as) de ouvirem isto. Diretor Regional, que mundo o senhor vive hein?! Pois este que o senhor nos apresenta parace o mundo de “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”

Biaia
Coordenador Geral dos SINTECT/CAS





Mais uma na conta da DR/SPI

Veja foto da rampa amarrada com uma corda
do caminhão que leva a carga do CDD CIDADE AZUL
na cidade de RIO CLARO/SP

Os companheiros do CDD CIDADE AZUL vivem denunciando ao SINTECT/CAS que o caminhão que leva as correspondências para aquela unidade chega com a rampa quebrada e que por conta disto os trabalhadores (as) tem que fazer malabarismo para descarregá-lo. O companheiro Valdir Florentino (Valdirzinho) – DIRETOR SINDICAL e também lotado no CDD CIDADE AZUL por várias vezes em reunião com o Sr. Valter Ostrochi – Gerente do CTC apontou este problema e o mesmo prometeu tomar providencias. (inclusive disse que as EMPRESAS que prestam este serviço têm que pagar multas, quando colocam caminhões que não atendam o contrato)


No ultimo informativo “CORREIO DO TRABALHADOR” do SINTECT/CAS foi feito novamente denuncia da rampa deste caminhão, inclusive com fotos.


Leia Mais...


Não é que o motorista do caminhão chegou hoje de manhã no CDD CIDADE AZUL cheio de marra, intimidando os trabalhadores (as) e querendo saber quem tirou a foto do caminhão com a rampa quebrada. A direção do SINTECT/CAS que assume suas posições e neste caso não foi diferente, através do companheiro Valdir Florentino (Valdirzinho) – DIRETOR SINDICAL assumiu que foi o SINDICATO através da sua pessoa.

Então o motorista começou a zombar da denuncia e dizer: “eu não estou nem ai com rampa quebrada, eu quero mais é sossego... vai rampa... desce... sobe... ela não quer” e ria na cara dos trabalhadores (as).

Se a direção do CTC, CTO e da DR/SPI não respeita os trabalhadores (as) porque uma empresa terceirizada haveria de respeitar?!

É Sr. Luiz Pagani, mais um caso de incompetência na conta da sua gestão! E ai Ostrochi, parece que a multa nada significa para o dono do caminhão, que esta pouco se lixando em arrumar a rampa!

Biaia – Coordenador Geral do SINTECT/CAS


P.S: O companheiro Valdirzinho acaba de me corrigir, dizendo que quem disse que existe multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para os caminhões que chega atrasado ou quebrado, foi o Sr. Nalin - GERENTE DE ATIVIDADE EXTERNA (GERAE). Alías, este é outro que até agora não mostrou a que veio.




terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Justiça




SINTECT/CAS ganha liminar na justiça contra a compensação das horas da greve de setembro de 2009.

Justiça determina que os trabalhadores (as) que aderiram o movimento paredista não sejam convocados para compensar as horas da greve de setembro de 2009 até o final do julgamento do processo.

O SINTECT/CAS através do seu Departamento Jurídico na pessoa da Dra. Fabiana consegue mais uma vitória para os trabalhadores (as) de Campinas e Região.


VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES (AS) ECETISTAS


Biaia

Coordenador Geral do SINTECT/CAS

CDD GEORGINA É A CARA DA DR/SPI


Hoje (08/12/09) é feriado em Campinas, mas os trabalhadores (as) de Campinas estão trabalhando normalmente por ser final de ano (claro que dentro dos critérios do acordo coletivo).


Mas os companheiros (as) do CDD GEORGINA não puderam desempenhar suas funções, diante da chuva intensa do dia de hoje, chovia mais dentro do que fora da UNIDADE.


Leia Mais...


Com a total falta de condição de trabalho os companheiros solicitaram a presença de um diretor sindical, que de imediato entrou em contato com o Sr. Valter Ostrochi – Gerente do CTC que por sua vez mandou que o Sr. Bandeira – Coordenador de Atividade Externa (CAE) fosse até a UNIDADE conversar com os trabalhadores (as).

Ao constatar que não havia nenhuma possibilidade dos companheiros (as) realizarem suas tarefas o Sr. Bandeira mandou todos os trabalhadores (as) para a casa.

A verdade é que este problema não é novo, a direção do SINTECT/CAS já cansou de denunciar para DIRETORIA REGIONAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO a precariedade dos prédios desta DR e o CDD GEORGINA é um deles. Mas infelizmente a direção da ECT nada tem feito para dar o mínimo de condições para os trabalhadores (as) realizarem suas funções.

O SINTECT/CAS já fez denuncias junto ao MINISTERIO PÚBLICO DO TRABALHO, mas a DR/SPI sabedora da morosidade dos órgãos públicos em suas fiscalizações parecem não se incomodar. Nós enquanto representantes dos trabalhadores (as) reforçaremos a denuncia junto ao MINISTERIO PUBLICO, não descartando uma paralisação da UNIDADE caso esta situação perdure.

Sr. Luiz Pagani – Diretor Regional, até quando os trabalhadores (as) terão que trabalhar nestas situações desumanas? Diretor, que tal o senhor sair um pouco da sua sala carpetada e com ar condicionado e começar a resolver os problemas dos trabalhadores (as).

ACORDAAAAAAAAAAA DIRETOR!!!


Biaia – Coordenador Geral do SINTECT/CAS

DR/SPI faz expansões de distritos sem acompanhamentos e nenhuma contratação

É impressionante a falta de respeito misturada com a incompetência da DIRETORIA DA DR/SPI, que não contratam trabalhadores (as) para suprir as vagas apontadas no SISTEMA DE DISTRITAMENTO (SD) feitos nos CDD´s.


Ao mesmo tempo em que não contratam trabalhadores (as) a DR/SPI tem liberado entregas em vários bairros em expansão sem nenhum acompanhamento, gerando assim mais sobrecargas para os carteiros e descontentamento a população.


Leia Mais...


Pior que quando a população procura a mídia local ou o próprio CORREIOS para reclamarem dos atrasos de correspondências recebem como resposta que esta tudo normal. O que é uma irresponsabilidade por parte da direção da ECT, respondendo desta forma colocam a integridade física dos seus funcionários em risco, uma vez, que se a entrega esta normal no CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO entende-se que a culpa é do CARTEIRO que muitas vezes chegam a receber ameaças no distrito por destinatários mais exaltados.

Dias atrás li uma matéria no jornal “O LIBERAL” da cidade de Americana/SP, onde uma moradora do bairro “CARIOBA” reclamava que não recebia carta a mais de 60 dias e a direção da ECT da DR/SPI dizia nesta mesma matéria que as entregas estão normais na cidade.

Esta cidade é umas das que sofre com a política de expansão sem acompanhamento, foram feitos sete expansões no CDD REDHER e mais sete expansões no CDD AMERICANA totalizando 14 expansões na cidade toda sem nenhum acompanhamento, tudo isto sem que houvesse novas contratações para suprir as entregas.

Semana passada alguns companheiros me abordaram na cidade de Piracicaba/SP pedindo para que o SINDICATO faça uma visita na cidade de Charqueada/SP, onde os companheiros (as) daquela cidade também enfrentam o mesmo problema.

Reclamam que a UD/Charqueada tem apenas dois carteiros e que o SISTEMA DE DISTRITAMENTO (SD) apontou mais dois carteiros para cidade. Mas além da DR/SPI não contratar os dois carteiros fizeram expansão de mais cinco distritos, alguns deles rurais.

Pasmem! Esta expansão foi feita pelo senhor Nalin que não teve nem o trabalho de ir até Charqueada ver a situação da UNIDADE e dos trabalhadores, deu a ordem por TELEFONE.

Estes foram apenas dois exemplos, sabemos que a expansão desorganizada esta geral na DR/SPI. Mas mesmo assim o Sr. Luiz Roberto Pagani tem coragem de mandar seus gestores ler na “PRIMEIRA HORA” que a direção da ECT respeitam os trabalhadores (as) por pagar o salário em dia. Diretor Regional respeitar os trabalhadores (as) é fazer expansão com acompanhamento, contratações necessárias e não com conversa fiada.

Entendeu Sr. Luiz Pagani, ou quer que a direção do SINTECT/CAS desenhe para você o bagunça que é sua gestão?!

Biaia - Coordenador Geral do SINTECT/CAS




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Carteiros em greve reclamam cortes nos ordenados


Em causa está o silêncio da administração da empresa sobre aquilo que os trabalhadores consideram ser um corte salarial


Os carteiros dos CTT da Costa de Caparica regressaram aos protestos depois de, passado um mês desde a primeira greve, contra aquilo que consideram ser um corte no vencimento mensal, não terem obtido qualquer resposta por parte da empresa.


«Tínhamos uma reunião agendada com a administração, mas nunca existiu. Sobre este assunto, os CTT não nos disseram nada», disse à Agência Financeira Eduardo Rita, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações.


Em causa está o fim do «subsídio de horário incómodo» - um pagamento extra destinado aos carteiros que entrem ao serviço entre as 2h e as 6h da manhã - já que os trabalhadores passaram a entrar depois daquela hora.


Contra esta alteração, que existe nos CTT da Costa de Caparica, mas que deverá alastrar-se a todos os postos nacionais, estão 18 trabalhadores em greve, ao mesmo tempo que estão a «preparar mais greves para Dezembro, assim como outras formas de luta», revelou Eduardo Rita.


Segundo o sindicalista, a empresa «ia aplicar as mesmas alterações de horários em Setúbal, no passado mês de Outubro, mas adiaram para Fevereiro com receio das greves».


Por isso, os carteiros acreditam que mais trabalhadores vão aderir aos protestos assim que virem as suas condições laborais alteradas.


«Na última greve, os trabalhadores que foram deslocados para fazer os fins-de-semana nos CTT da Costa, em substituição dos grevistas, assim que souberam do motivo do protesto foram-se embora», disse Eduardo Rita


Fonte: AF - Agência Financeira

NATAL SOLIDÁRIO

Mudanças desagradam doadores de presentes

As mudanças no regulamento da campanha Papai Noel dos Correios deste ano desagradaram doadores. Pelas novas regras, crianças não podem pedir produtos eletrônicos como videogames, computadores ou televisores. Além disso, a entrega dos presentes será feita nas escolas, e não mais nas casas.

– Estava tudo certo, mas conseguiram complicar. Quem nos garante que o presente será entregue à criança escolhida por nós? Qual a pessoa que faz a doação e não quer ver o rosto feliz e emocionado da criança recebendo o brinquedo pedido ao Papai Noel? – questiona o empresário Paulo Ricardo Kroening.


Leia Mais...


Segundo os Correios, as mudanças foram feitas para contemplar um número maior de crianças e incentivar a permanência delas mais tempo na escola.

Quem adotar as cartinhas poderá acompanhar a entrega dos presentes. A única orientação é para as pessoas entregarem os presentes nos Correios, conforme o regulamento.

Cada agência definirá a data para entrega e na maioria das escolas o Papai Noel estará presente.

– Muitas pessoas pedem para entregar o presente na casa da criança, como era nos anos anteriores, mas o regulamento não permite isso – comenta a gerente da agência dos Correios do Centro, Gabriela Eufrázio Dorow.

A gerente também esclarece que, apesar da orientação para que não pedissem eletrônicos, muitas crianças pediram videogames e computadores. Estas cartas permanecem nos Correios para adoção. A entrega dos presentes nas escolas de Blumenau será feita na próxima semana.

Fonte:clicRBS

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Comissão da Anistia de Servidores ouvirá advogado-geral da União

A comissão especial sobre as leis de anistia de servidores vai realizar audiência pública com o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, para prestar esclarecimentos sobre a anistia política, e a aplicação da Lei de Anistia 10559/02, além de expor sobre eventuais decisões adotadas para permitir a aplicação da lei. A reunião ainda não tem data marcada.


Segundo deputado que propôs a reunião, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), os anistiados estão encontrando dificuldades quanto ao cumprimento do instrumento normativo. A lei regulamenta o artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, definindo, por exemplo, quais são os direitos do Regime do Anistiado Político.


Leia Mais...


Trabalho da comissão

A comissão apura a aplicação das leis 8.878/94, que concede anistia a servidores exonerados e demitidos irregularmente entre 16 de março de 1990 e 30 de setembro de 1992; 10.790/03, que concede anistia a dirigentes ou representantes sindicais e trabalhadores punidos por participação em movimento reivindicatório; e 11.282/06, que concede anistia a trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) punidos em razão da participação em movimento grevista.

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

Fonte: Agência Câmara